terça-feira, 4 de outubro de 2016

EUA Dois estados suspendem relações com banco suspeito de fraude

Estado norte-americano do Illinois anunciou na segunda-feira que ia suspender as relações comerciais com o banco Wells Fargo, estimadas em 30 mil milhões de dólares (27 mil milhões de euros), devido às suas práticas fraudulentas.
Foto: REUTERS/Gary Cameron
Este é o segundo Estado a suspender alguns dos seus laços com o banco, depois de as autoridades californianas terem anunciado na quarta-feira que iriam suspender algumas relações comerciais com o Wells Fargo durante um ano, incluindo o lucrativo mercado municipal de seguros.

No início do mês, o Wells Fargo admitiu publicamente que empregados seus abriram milhões de contas em nome de clientes, sem estes saberem, para procurarem cumprir objetivos de vendas.

O banco pagou 185 milhões de dólares aos reguladores e às autoridades de Los Angeles para encerrar o processo.

O Illinois já adiantou que vai suspender os seus investimentos em títulos de dívida do banco, bem como qualquer utilização da instituição financeira como intermediário.

"Temos uma escolha quando se trata de investir o dinheiro do contribuinte. Não vamos premiar empresas que abrem contas irresponsavelmente e se apropriam indevidamente de veículos de membros das nossas forças armadas", afirmou o tesoureiro do Estado do Illinois, Michael Frerichs, em comunicado.

A estimativa dos 30 mil milhões de dólares representa o valor da carteira de investimentos do Estado que passa pelo Wells Fargo durante um ano, ainda segundo o comunicado.

Em debates acalorados no Congresso, os congressistas reclamaram a demissão do presidente do banco, John Stumpf, e denunciaram a sua incapacidade de assegurar um comportamento responsável por parte dos gestores seniores.

A ação do banco perdeu mais de 12% desde o início do escândalo; na segunda-feira desceu mais 1%.

Fonte: JN


Nenhum comentário:

Postar um comentário