terça-feira, 4 de outubro de 2016

Biblioteca Municipal recebe exposição de aguarelas sobre o “Vouguinha”

Durante o mês de outubro está patente na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha a exposição de aguarelas “Desenvolvimento e Memória”, de António Moniz Palme. A mostra, que constitui uma homenagem à antiga Linha do Vouga, é inaugurada na próxima sexta-feira, dia 7, pelas 18h00.

O comboio do Vale do Vouga, popularmente chamado de “Vouguinha”, marcou a vida de várias gerações de habitantes das Beiras, incluindo o autor da exposição. “O Comboio Vale do Vouga era para nós, na realidade, um chamamento irrecusável com os apitos estridentes como pano de fundo e as complicadas manobras com as redondas à mistura e as linhas auxiliares a ajudar à festa, acrescidos dos sinais solenes do chefe da estação ou dos seus auxiliares”, explica António Moniz Palme.

A exposição, constituída por 11 aguarelas e um quadro a óleo, apresenta algumas cenas que as pessoas normalmente associam à Linha do Vale do Vouga, como as diferentes estações, que antigamente chegavam a Viseu, e as infraestruturas, com destaque para a Ponte de Vouzela.


António Moniz Palme é advogado no Porto e foi responsável pelo Serviço do Pessoal e pelo Gabinete Jurídico e Contencioso dos Caminhos de Ferros Portugueses na zona Norte. Em 1975 chefiou a Comissão Política do Norte do PPM – Partido Popular Monárquico e foi cabeça de lista, pelo Círculo do Porto, nas primeiras eleições para a Assembleia Constituinte e para a Assembleia Legislativa. Como deputado da Assembleia da República foi autor do projeto de lei de recuperação da zona histórica degradada da Ribeira-Douro. Para além da sua atividade como jurista, António Moniz Palme dedica-se à pintura, a trabalhos de investigação histórica e à escrita, tendo publicado dois livros – “O Almofariz” e “Revisitação”. Como pintor, já realizou exposições individuais e participou em várias exposições coletivas. 

_______________________________


Convidamos as pessoas com grupos sanguíneos A- e 0- e 0+ a aderir à Colheita de Sangue que vai decorrer amanha, dia 5 de Outubro (4ª.-feira) entre as 15 e as 19 horas no Posto Fixo da ADASCA, localizado no Mercado Muncipal de Santiago, 1º. Piso, Rua de Ovar, Bairro Social de Santiago.
Deve -se tomar o pequeno-almoço e fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição, caso seja dador, basta o Cartão Nacional de Dador de Sangue

Mais informações nos site: www.adasca.pt
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
964 470 432

Nenhum comentário:

Postar um comentário