terça-feira, 4 de outubro de 2016

Korrontzi apresentam música e danças bascas no Cineteatro Alba

O grupo folk Korrontzi vai trazer as músicas e danças tradicionais do País Basco ao Espaço Café-Concerto do Cineteatro Alba na quinta-feira, 6 de setembro. O espetáculo, com início às 22h00, faz parte do circuito OuTonalidades e a entrada é livre.

Os Korrontzi foram criados por Agus Barandiaran, em 2004, na cidade de Mungia, no País Basco. Ao longo dos anos, o grupo tem procurado promover a música popular e as tradições ancestrais da sua região natal, em que o acordeão basco – a Trikitixa – é o instrumento principal. O nome do grupo é uma homenagem a um antigo tocador de Trikitixa que, todos os domingos, saía da sua quinta montado num burro para tocar música tradicional na praça central de Mungia.

Os Korrontzi editaram o primeiro disco em 2006 e, no mesmo ano, arrecadaram os prémios de melhor banda folk nacional no Festival Eurofolk, em Málaga, e de banda revelação no Festival Navelgas, nas Astúrias. Dois anos mais tarde, seriam distinguidos com o prémio de melhor banda folk europeia.

O grupo basco conta com seis álbuns editados e perto de três dezenas de participações noutros projetos discográficos, alguns internacionais. O último trabalho, “Korrontzi Dantzan”, editado no ano passado, contou com a participação de diversos coreógrafos que, inspirados nas músicas, criaram danças originais e exclusivas para serem apresentadas nos espetáculos.


No café-concerto do Cineteatro Alba estarão presentes os músicos Agus Barandiaran (trikitixas e voz principal), Ander Hurtado de Saratxo (bateria e percussões), Kike Mora (baixo e contrabaixo elétrico), Alberto Rodríguez (guitarra e mandolim), acompanhados por dois bailarinos. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário