domingo, 16 de outubro de 2016

Governo vai poupar 200 milhões de euros no subsídio de desemprego

Resultado de imagem para Governo vai poupar 200 milhões de euros no subsídio de desemprego
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, diz na entrevista TSF/DN, que a evolução económica mostra um crescimento real de emprego", o que permitirá poupar 200ME em subsídios.

Vieira da Silva explica que "o subsídio de desemprego dá resposta às solicitações e a evolução económica mostra um crescimento real de emprego", o que permite prever uma poupança de 200 milhões de euros para 2017.

No próximo ano o governo vai avançar com uma reavaliação dos processos de condições de recurso para pensões não contributivas. O ministro sublinha que esta medida aplica-se somente a novos pensionistas, "as pensões atribuídas vão ser respeitadas".

Questionado sobre o aumento das pensões, Vieira da Silva diz que "para o governo este é um assunto encerrado". No entanto, o orçamento ainda vai ser discutido na especialidade e "a Assembleia da República é soberana".

Em relação às reformas antecipadas de trabalhadores com longas carreiras contributivas, o governante afirma que o executivo quer compensar aqueles que decidam aposentar-se mais cedo e não é necessária "uma alteração orçamental para concretizar esta medida".

Na entrevista TSF/DN, o ministro defende que não é necessária uma reforma da segurança social e denuncia que há interesses privados que colocam em causa a sustentabilidade do sistema. Vieira da Silva afirma que as contribuições estão a crescer acima da despesa e garante que neste momento o sistema está equilibrado.

Viera da Silva assume ainda um compromisso com o Bloco de Esquerda para aumentar salário mínimo para os 557 euros, caso não consiga um acordo na concertação social.


Fonte:TSF
imagem:Renascença

Nenhum comentário:

Postar um comentário