domingo, 16 de outubro de 2016

Hora de Fecho: Viver cego atrás das grades

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Afonso Monteiro, 36 anos, é invisual e cumpre uma pena de nove anos e três meses de cadeia por tráfico de droga, posse de arma ilegal e roubo com violência. Como é ser cego e estar preso?
Um imposto sobre o chumbo, gin mais caro, um plano para aves necrófagas, um metro que nunca nasceu e uma empresa que teima em desaparecer. Tudo no Orçamento.
O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse este domingo, em Paris, que os impostos sobre refrigerantes "têm a ver com razões de saúde e que têm sido adotados em muitos países".
Helena Garrido diz que este é o OE com mais austeridade desde 2014. Uma austeridade mascarada de "taxas e taxinhas". Mas, mesmo assim, o documento é mais credível que o de 2016. Eis a análise.
Atualização de escalões e sobretaxa são dois dos principais temas para o IRS de 2017, de acordo com a proposta de Orçamento do Estado. Consulte as 14 simulações da PwC e saiba se vai pagar mais.
Os últimos estudos feitos em Portugal concluíram que 80% das grávidas e quase metade das crianças entre os seis e os 12 anos tinham baixos níveis de iodo. Endocrinologistas alertam para os riscos.
Faz hoje 31 anos o golo da locomotiva do Barreiro em Estugarda à então invicta RFA e a selar o apuramento inacreditável para o Mundial-86. Para ler e reler.
Um assalto no Barreiro terminou com um morto, um ferido grave e dois feridos ligeiros. Há pelo menos cinco suspeitos em fuga que, segundo a PSP, poderão estar armados.
O presidente do PS/Açores e recandidato à presidência do Governo Regional, Vasco Cordeiro, apelou hoje aos eleitores para votarem. Até às 11horas locais, tinham votado 7,47% dos eleitores inscritos.
Chama-se Osteria Francescana e fica em Modena, Itália. O chef Massimo Bottura não estava mas os milagres dele apareceram todos, apesar daquele pequeno momento de dúvida.
Este é o capítulo 6 de "Para Aquela que Está Sentada no Escuro à Minha Espera", o novo título do autor português, que chega às livrarias no dia 18 de Outubro. 
Opinião

Paulo Ferreira
A gestão da sobretaxa e das pensões mostra como já passámos de uma sobrevivência orçamental ano a ano para uma navegação ao trimestre ou ao mês. Porque o dinheiro não dá para mais, claro.

João Marques de Almeida
2017 é um ano de transição na Europa e, no final, teremos governos nos países centrais da zona Euro com menos tolerância para ajudas a países em dificuldades e o fim do programa de liquidez do BCE. 

Frei Herculano Alves
Traduzir uma Bíblia é vencer a enorme distância entre a língua e cultura cristalizadas num texto-origem e a língua e cultura atual. É um processo de transculturação, o que tem as suas complicações.

Alexandra Bento
Em Portugal, mais de metade dos adultos têm excesso de peso (52,8%) e 15,4% são obesos e uma em cada três crianças tem excesso de peso e dessas, 13,9% obesidade, valores acima da média da OCDE.

José Manuel Fernandes
Este OE vai buscar dinheiro onde mais dói à economia. Não em nome da igualdade, mas das clientelas. Pior. Percebe-se que enquanto houver um “ainda” que falta taxar, quem manda mostrar-se-á insaciável.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário