domingo, 16 de outubro de 2016

Um morto e um ferido grave após tentativa de assalto no Barreiro

Vítima mortal e ferido pertenciam a um grupo de sete pessoas que tentaram assaltar um hipermercado. Os restantes fugiram.
Resultado de imagem para Um morto e um ferido grave após tentativa de assalto no Barreiro
Um morto e três feridos, um deles grave, é o balanço de uma tentativa de assalto a um hipermercado, na noite de sábado, no Barreiro. A vítima mortal é uma das sete pessoas envolvidas nesta tentativa de assalto ao hipermercado Continente, situado junto à Rua Miguel Bombarda, Verderena, segundo informação confirmada pela PSP ao PÚBLICO. O ferido grave (também um dos presumíveis assaltantes) foi transportado de emergência para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, sendo o único detido até ao momento.

No local, foi ainda encontrado pelo menos "um carrinho de compras com sacos de dinheiro", que seriam o produto do assalto àquele estabelecimento comercial.
"Cerca das 23h30 de sábado, a PSP foi alertada para um assalto ao Continente e de imediato deslocou para cá um carro patrulha, que mal chegou ao local foi alvejado por assaltantes. O carro patrulha tem marcas de projéctil, e os elementos da PSP, para se defenderem, usaram as armas de fogo e houve uma troca de tiros. Da troca de tiros resultou um morto e um ferido, que foi para o hospital, e presume-se que estejam cinco em fuga", disse o superintende Viola Silva, comandante distrital da PSP de Setúbal, citado pela Lusa.

De acordo com informações do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Setúbal, o alerta foi dado às 23h34, através de uma chamada telefónica para os Bombeiros Voluntários do Barreiro. A informação foi encaminhada para a PSP, que enviou um carro-patrulha para o local, com dois agentes, de acordo com a comissária Maria do Céu, responsável pelas Relações Públicas do Comando da PSP de Setúbal.

Tentaram atropelar agentes da PSP

Resultado de imagem para Um morto e um ferido grave após tentativa de assalto no Barreiro
Quando o primeiro carro da polícia chegou ao local, "os dois agentes que seguiam no interior foram recebidos com tiros”, descreve a mesma fonte ouvida pelo PÚBLICO. O grupo de assaltantes seria composto por sete pessoas, acrescentou, alguns dos quais iniciaram a fuga e tentaram atropelar dois agentes da PSP, ambos feridos sem gravidade mas que, por precaução, foram transportados para uma unidade hospitalar, para observação.

Alguns momentos depois, chegaram reforços da polícia, “incluindo agentes que estavam de folga”, refere a mesma fonte da PSP, acrescentando que o grupo de assaltantes estava armado com “uma metralhadora, uma shot gun, uma pistola e um revólver, pelo menos”.

Pouco depois das duas da manhã deste domingo, a situação estava “controlada”, descreveu a mesma responsável, explicando que a vítima mortal era o elemento do grupo que empunhava a metralhadora. A comissária acrescentou que este elemento “envergava um colete à prova de balas e usava luvas”. “Não sabemos nesta altura se a causa da morte é fogo nosso ou ferimentos auto-infligidos”, sublinhou.

A PSP está agora a "tentar localizar" os suspeitos. "Foi uma situação muito grave, os assaltantes estavam fortemente armados e atacaram a PSP a tiro. É gente muito perigosa e é importante que os consigamos apanhar em breve", afirmou Viola Silva.

PSP com escoriações
Resultado de imagem para Um morto e um ferido grave após tentativa de assalto no Barreiro
O chefe de turno de serviço nesta noite no CDOS de Setúbal, Bruno Raposo, disse ao PÚBLICO que além dos meios dos bombeiros e da polícia foram também enviados para o local duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação, uma do Hospital de Setúbal e outra do Garcia de Orta, em Almada. Por parte dos Bombeiros Voluntários do Barreiro, que receberam o alerta encaminhado para o CDOS, foram mobilizadas cinco viaturas desta corporação, incluindo ambulâncias, disse a adjunta de comando Ana Martins. Os dois agentes que foram alvo da tentativa de atropelamento terão sofrido apenas escoriações, segundo informação dada pelo CDOS de Setúbal.

A confusão junto ao hipermercado atraiu naturalmente as atenções de muita gente e uma das pessoas que estava no local acabou por fazer vídeos de 15 e 52 segundos, que foram colocados no Twitter. O utilizador MrWindow, por exemplo, logrou filmar a PSP em acção, já depois da fuga dos assaltantes.

As imagens não são claras sobre o momento em que as filmagens foram feitas, mas presume-se que serão posteriores à fuga, dado que num dos vídeos se vê um agente da PSP a imobilizar uma pessoa que poderá não estar relacionada com o sucedido. Isto porque, segundo a comissária Maria do Céu, às 2h20 só havia um detido – precisamente o ferido grave que já tinha sido transportado para o Hospital Santa Maria, em Lisboa. O PÚBLICO tentou entrar em contacto com este utilizador do Twitter, mas sem sucesso.
Resultado de imagem para Um morto e um ferido grave após tentativa de assalto no Barreiro
Alguns canais de notícias no cabo, bem como mensagens no Twitter, especulavam sobre uma alegada tentativa de violação que também teria existido, mas a PSP não confirmou ao PÚBLICO esta informação, resumindo os factos a uma tentativa de assalto ao hipermercado, que acabou por ser frustrada quando a PSP chegou ao local.

Bruno Raposo, do CDOS de Setúbal, disse ao PÚBLICO que a ocorrência foi dada como encerrada às 0h45, hora a que a PSP já tinha dado a situação por controlada. Uma hora e meia depois, ainda se aguardava no local do crime pelo fim das diligências necessárias por parte da Polícia Judiciária – que ficará responsável pela investigação – para que o corpo da vítima mortal pudesse depois ser retirado.

Questionada pelo PÚBLICO, a comissária Maria do Céu não quis adiantar o número de viaturas usadas pelo grupo e também não quis especificar se o número de pessoas que referiu estarem envolvidas (sete) foi confirmado pelos agentes que acorreram ao local ou se é uma informação prestada por testemunhas oculares da tentativa de assalto.

No total, estiveram no local 21 viaturas, de acordo com a informação visível no site da Autoridade Nacional de Protecção Civil, às 3h05 de domingo.

Fonte:Público


Nenhum comentário:

Postar um comentário