“Chama da Solidariedade”, assim se designa a iniciativa que percorreu o distrito de Coimbra e que o Município de Cantanhede acolheu no passado dia 28 de setembro no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A atividade está integrada na Festa da Solidariedade da UIPSS do distrito de Coimbra,e contou com a presença de inúmeros convidados, com especial destaque para a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, do Vereador, Pedro Cardoso, dirigentes das IPSS concelhias, representantes da CNIS e da UIPSS, entre muitos outros convidados.
Outros dos momentos altos da cerimónia foi a atuação da Tuna dos Serviços Sociais dos Trabalhadores do Município de Cantanhede, que, através da sua harmoniosa música a todos animou.
A “Chama da Solidariedade” é uma iniciativa da CNIS, Confederação Nacional das Instituições de Solidariedade, em parceria com a União das Instituições Particulares de Solidariedade Social (UIPSS - Coimbra) que tem como principal objetivo promover a Festa da Solidariedade, permitindo dessa forma o envolvimento dos seus utentes, colaboradores e população em geral.
No seu périplo a chama passou por concelhos de Condeixa, Miranda do Corvo, Lousã, Góis, Arganil (dia 26), Oliveira do Hospital, Tábua, Penacova (dia 27), Soure, Montemor-o-Velho, Cantanhede (dia 28), Mira e Figueira da Foz (dia 29).
 Equipamentos Sociais
municipio-de-cantanhede-acolheu-a-chama-da-solidariedade-i
De acordo com os dados da Segurança Social, no ano de 2011, o concelho de Cantanhede apresentava 25 equipamentos sociais, intervindo nas seguintes áreas: Infância e juventude (Creche, Pré-Escolar, CATL e Lar de Infância e Juventude), Área dos Idosos (Estrutura Residencial Para Idosos, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Convívio) e na Área da Reabilitação/DIncapacidade (Centro de Atividades Ocupacionais e Lar Residencial).
O tecido institucional do concelho de Cantanhede, na área da Infância e Juventude dispunha de uma capacidade para 2020 crianças e jovens, tendo no entanto acordos de cooperação com a Segurança Social para 1689.
No ano de 2011 a União de freguesias de Cantanhede e Pocariça apresentava uma capacidade de resposta para 545 e acordo para 505 na área da Infância e Juventude (representando cerca de 27% da totalidade da capacidade concelhia).