segunda-feira, 3 de outubro de 2016

FishTrail - Figueiró dos Vinhos na Rota da Pesca Europeia

Uma delegação do Município de Figueiró dos Vinhos, composta por colaboradores da autarquia local e da secção de pesca, deslocou-se à Eslovênia entre os dias 17 e 20 de setembro para a reunião de parceiros para o lançamento do projeto FishTrail.
O Município de Figueiró dos Vinhos, no âmbito do Projeto ALJIA – Plano de Gestão Integrada da Ribeira de Alge, é membro integrante do Consórcio Internacional que envolve regiões e entidades do Reino Unido, Irlanda, Dinamarca e Eslovénia, na implementação de uma Rota de Pesca Europeia - FishTrail.
Trata-se de uma candidatura transnacional aprovada pela Comissão Europeia no âmbito Programa COSME – Programa da Comissão Europeia para a Competitividade das Empresas e das Pequenas e Médias Empresas, e que visa apoiar o crescimento competitivo e sustentável do Turismo através da diversificação da oferta turística da União Europeia, passando pela promoção de produtos turísticos temáticos transnacionais, como é o caso da Pesca Lúdica e o Turismo de Bem-Estar.
A Eslovênia é um dos mais atrativos destinos a nível mundial da pesca lúdica à truta, na modalidade de flyfishing, prática que exige um nível técnico elevado e que representa uma oferta turística diversificada e geradora de mais-valias junto do comércio e prestação de serviços a nível local e regional.
O encontro reuniu todos os parceiros do FishTrail, tendo por objetivo definir a estratégia de atuação do projeto no terreno. Os parceiros tiveram a oportunidade de tomar conhecimento da experiência das entidades locais eslovenas na promoção e dinamização da Pesca Lúdica, a experiência adquirida e know how do viveiro de trutas recentemente instalado.
No âmbito do FishTrail, Portugal, cujo epicentro é o Município de Figueiró dos Vinhos, e a Eslovénia apostam na pesca lúdica de montanha. Uma curiosidade relatada pelos parceiros locais é a existência de uma ribeira na região alpina da Eslovénia povoada com truta fário, cuja espécie foi comprovada geneticamente como sendo originária da espécie autóctone de Portugal.

Figueiró dos Vinhos, 3 de outubro de 2016 
O Gabinete de Comunicação
Telf. 236 559 558

Informações sobre as sessões de colheitas de sangue www.adasca.pt



Nenhum comentário:

Postar um comentário