quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Hora de Fecho: O dia em que os judeus foram expulsos de Portugal

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Faz 520 anos que D. Manuel I assinou o édito de expulsão dos judeus, uma condição imposta por Espanha para que casasse com D. Isabel. Milhares tiveram de escolher entre a expulsão ou a conversão.
Mário Soares continua em coma profundo, e o seu estado de saúde tem registado um "progressivo agravamento". A informação foi dada esta manhã pelo porta-voz do Hospital da Cruz Vermelha, José Barata.
As crianças entre os quatro e os 12 anos vão ter um passe gratuito e o passe sénior vai passar a custar 15 euros, a partir de 1 de fevereiro. O anúncio foi feito por Fernando Medina, na TSF.
Em 2017, quatro universidades privadas vão fechar portas por falta de alunos e de verbas. Outras 21 continuam a ser avaliadas pela DGES e também estão em risco de fechar, noticia o jornal i.
Bruno de Carvalho anunciou esta quinta-feira a sua recandidatura à presidência do Sporting. O anúncio foi feito através do Facebook.
O treinador do Sporting confirmou, esta quinta-feira, que o lateral direito está em negociações com outro clube. Jesus dispensou-o para o jogo de sexta-feira contra o Varzim.
Presidente dos autarcas do PSD defende que transferência antecipada de meio milhão de euros do Governo a quatro câmaras do PS "pode indicar batotas eleitorais" e apela à intervenção de Marcelo.
Hugo Suíssas já nos tinha mostrado a simetria de Lisboa. Agora quer mostrar-nos o que lhe vai dentro da cabeça, desde um ananás gigante a espelhos de rua. Pelo meio há uns valentes torcicolos.
Casacos bombers, ténis e vestidos sem ombros foram três das peças mais desejadas nos últimos 12 meses. Reunimos sugestões de compras para usar as grandes tendências de 2016 antes que desapareçam.
A Kodak acaba de apresentar o seu primeiro smartphone e a Havaianas dá as boas vindas ao ano novo com um par de chinelos a chamar o verão. Esta e outras 4 novidades no regresso do "vimos e gostámos".
O número de artistas que morreram ao longo deste ano é tal que muitos fãs têm sentido a necessidade de tomar medidas drásticas. Até já há uma petição para salvar Betty White das garras de 2016. 
Opinião

Helena Garrido
Para o bem de Portugal, da democracia portuguesa, temos apenas de desejar que o ano de 2017 seja isento de tempestades financeiras que destruam a prosperidade ilusória criada em 2016.

Paulo Tunhas
Um dos meu desejos para 2017 é que o Presidente refreie a sua vocação para Oliveira da Figueira dos afectos, vendendo toda a espécie de coisas inúteis. O país não deve ser uma indesligável TV Marcelo.

Maria João Avillez
Da ilha que era tua, partiste sem pré aviso à beira desse Atlântico que adoravas. Mas nem eu nem nenhum dos que lá estavam em Alfama, na Igreja de Santo Estevão, te deixaremos morrer, José Pracana.

Luís Aguiar-Conraria
Agora todos fazem parte da classe média (eventualmente, classe média-alta). Ou seja, chama-se classe média à elite que nos governa. É neste mundo que vive grande parte dos opinion makers portugueses.

Maria João Marques
Só nos resta aguardar pela publicação no site da Presidência da nota congratulatória de Marcelo Rebelo de Sousa pelo regresso das andorinhas na primavera, pois estas não são menos que George Michael. 
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário