quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

360º - Os amuos de Passos e do dr. Rebelo de Sousa. E a mãe de Carrie Fisher, atriz de "Serenata à Chuva", que morreu um dia depois da filha

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A atriz Debbie Reynolds, mãe de Carrie Fisher, morreu ontem, um dia depois da filha. Debbie foi a estrela de "Serenata à Chuva" (1952), ao lado de Gene Kelly. Em 1964, foi nomeada para um Óscar. Segundo o seu filho, a última coisa que disse ontem antes de ter um AVC foi que "estava muito, muito triste por ter perdido a Carrie e que gostava de estar com ela outra vez".

António Guterres revelou ontem, em entrevista à SIC, qual será a sua lista de tarefas urgentes. Uma: encontrar-se "logo que seja possível" com Donald Trump (que tem criticado a ONU todos os dias, por causa da votação contra Israel - ainda hoje disse que a organização "provoca" problemas). Outra: ajudar a acabar com a guerra na Síria.

Esta manhã há uma novidade em Madrid. Numa medida de combate à poluição, os carros com matrícula par estão impedidos de entrar na cidade - isto a poucos dias da passagem de ano. Segundo o El Pais (que está a acompanhar tudo em liveblog), a polícia já está a multar os infractores.


Informação relevante
Hoje há um almoço especial: Marcelo Rebelo de Sousa convida Pedro Passos para uma refeição de fim de ano. Bem, isso é a coisa mais normal do mundo, certo? Afinal, eles são o Presidente da República e o líder da oposição (já agora: também são do mesmo partido). Mas há aqui um "mas". É este: mas os dois têm uma relação, no mínimo, instável. Quando se encontraram em outubro, Passos fez questão de ir sozinho, sem outros dirigentes do PSD. O objetivo era simples (e complicado ao mesmo tempo): se transpirasse alguma coisa sobre o que tinha sido dito lá dentro, a fonte só poderia ser uma. Esta é uma das muitas história que o Rui Pedro Antunes conta em "Os amuos de Passos e do dr. Rebelo de Sousa" - uma leitura obrigatória até à hora de almoço.

Ontem, o Diário da República trazia uma notícia (descoberta pelo Expresso): o Governo vai transferir mais de meio milhão de euros para quatro autarquias governadas pelo PS. O dinheiro vai ser gasto em obras.

Faça as contas: 22% das portagens em todo o país vão ter aumentos de 5 a 10 cêntimos a partir de janeiro. Mais: atravessar as pontes 25 de Abril e Vasco da Gama vai ser mais caro 15 cêntimos.

O Governo quer que o Santander apresente uma nova proposta aos lesados do Banif. A revelação é feita por Diogo Lacerda Machado numa entrevista conjunta à Renascença e ao Público. Aquele que é um dos melhores amigos do primeiro-ministro e negociador pelo Estado em vários dossiers defende ainda o acordo com os "lesados do BES" e diz estar "à disposição para prolongar" o seu contrato com o Governo, que termina este sábado.

A recapitalização da Caixa fica para 2017, tanto a entrada de  2,7 mil milhões (o que já era sabido) como a conversão do empréstimo público. O objetivo, revela o Negócios, é evitar um impacto no défice. 

O Serviço Nacional de Saúde quer contratar 349 médicos. E já. O prazo para entrar no concurso, que foi aberto na segunda-feira, acaba na sexta, escreve o Público.

Há quatro universidades privadas que vão fechar no próximo ano por falta de alunos e de verbas. E outras 21 estão a ser avaliadas pelo Ministério da Educação e também correm risco. A notícia é do jornal i.

Ontem, Marcelo ajudou: promulgou o aumento do salário mínimo para 557 euros.

E criticou: disse aos jornalistas que a justiça portuguesa "é ainda muito lenta", sobretudo "em alguns domínios muito especializados".

Não é uma eleição, mas é uma votação. Segundo uma sondagem da Gallup, Obama foi o homem mais admirado pelos americanos em 2016: teve 22% contra os 15% de Trump.

Mais Obama: o Presidente americano deve anunciar hoje medidas de retaliação contra a Rússia. Tudo por causa dos casos de pirataria informática durante as eleições. Segundo a CNN, a resposta americana vai ser "proporcional".

Os Estados Unidos têm neste momento duas políticas em relação a Israel. A actual: o secretário de Estado John Kerry acusou Israel de estar a ameaçar a solução de "dois Estados". A futura: Donald Trump escreveu um tweet a pedir a Israel que se "mantenha forte" até à sua tomada de posse.

Ontem houve três ações bem-sucedidas na luta contra o terrorismo:

  • Na Turquia, foram detidas duas espanholas, viúvas de jihadistas, que regressavam da Síria e são suspeitas de terem ligações ao Estado islâmico;
  • Em França, foi detido um suspeito de estar a planear um atentado na noite da passagem de ano;
  • Na Alemanha, foi detido um tunisino suspeito de ser cúmplice do atentado de Berlim.

A nossa Opinião

Helena Garrido escreve sobre "O ano de 2017 visto de 2016": "Para o bem de Portugal, da democracia portuguesa, temos apenas de desejar que o ano de 2017 seja isento de tempestades financeiras que destruam a prosperidade ilusória criada em 2016".

Paulo Tunhas revela os seus "Desejos para 2017": "Um dos meu desejos para 2017 é que o Presidente refreie a sua vocação para Oliveira da Figueira dos afectos, vendendo toda a espécie de coisas inúteis. O país não deve ser uma indesligável TV Marcelo".


Os nossos Especiais
Foi em Dezembro de 1966 que Natália Correia publicou a "Antologia de Poesia Portuguesa Erótica e Satírica". O Nuno Costa Santos escreve sobre uma obra considerada "imoral" e o escândalo que provocou há 50 anos.

Como funciona o mercado da arte falsa em Portugal? Como é que a PJ o combate? E quem é o pintor mais falsificado no país? Tudo boas perguntas, para as quais o Bruno Horta tem excelentes respostas - aqui.


Notícias surpreendentes

Isabel II faltou pela primeira vez à missa de Natal por estar doente e os britânicos começaram logo a perguntar: o que vai acontecer quando a Rainha morrer? A resposta curta é: o país vai parar. A resposta longa está neste artigo e envolve uma gravata preta que está sempre nos estúdios da BBC, o fecho dos bancos e o cancelamento dos programas de comédia.

Há dois filmes para ver esta semana. Para o nosso crítico Eurico de Barros, “A Luz Entre Oceanos”, com Michael Fassbender e Alicia Vikander, é "um puxa-lágrimas escancarado e arrepelado" que só merece duas estrelas. Já “Na Via Láctea”, de Emir Kusturica, com Monica Bellucci, "é mais um filme completamente aconchegado ao universo do realizador".

Para apanhar os saldos, não é preciso ir para as filas: a Ana Dias Ferreira fez a lista de mais de 100 lojas online onde pode procurar as melhores promoções.

Já olhou bem para Britney Spears? E para Lady Gaga? Os piores vestidos que vimos em 2016 são assustadores.

Em 2017, vêm aí 27 novos SUV. Veja-os aqui ao detalhe: como são por dentro e por fora e quanto custam.

E nas próximas horas vá passando pelo Observador sempre que quiser saber as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário