sábado, 21 de janeiro de 2017

Crianças do pré-escolar aprendem as origens de Albergaria-a-Velha com a Rainha D. Teresa

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, através do SAC − Serviço de Aprendizagem Criativa, está a dinamizar a atividade “D. Teresa Conta Histórias”, uma hora do conto diferente, em que é explicada a fundação de Albergaria-a-Velha às crianças do pré-escolar da rede pública, privada e solidária. A ação faz parte do Programa Municipal de Educação e conta com a parceria da Rede de Bibliotecas.

 Todas as terças e quintas, até ao início de junho, cerca de 600 crianças vão passar pelos Paços do Município, onde se encontra a lápide que assinala a fundação de Albergaria-a-Velha, no século XII. Aqui, são recebidos pelo “Rainha D. Teresa”, que lhes explica as razões de ter fundado uma albergaria neste local e que condições impôs para o seu funcionamento. Os mais novos dirigem-se depois ao Salão Nobre, onde se encontram os retratos dos antigos Presidentes de Câmara, que “têm conduzido os destinos de Albergaria-a-Velha” nos últimos dois séculos.

Ao longo da atividade, há ainda tempo para a D. Teresa contar uma versão alternativa da história “O Gato das Botas” e apresentar algumas princesas e rainhas de outros reinos.

 Desde o ano letivo 2014/2015, a Câmara Municipal tem apostado na valorização do Património e História locais através de ações de promoção da leitura. Ao ato de contar uma história associa-se a vivência concreta, permitindo que as crianças tenham uma experiência diferente.

No primeiro ano, as crianças descobriram como se faz o pão e meteram “as mãos na massa”, na atividade “Padeiros por um Dia”. No ano passado, ouviram a história “O Vale dos Moinhos” e conheceram o processo de moagem dos cereais em alguns núcleos que compõem a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha. Todas as ações valorizam a leitura como forma de adquirir novos conhecimentos e como ponto de partida para a descoberta de mais histórias sobre o local onde vivem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário