Enquanto dormia...
... o Banco de Portugal indicou, como se esperava, o fundo americano Lone Star como a "entidade mais bem colocada" para comprar o Novo Banco. A decisão será agora das Finanças, mas há já algumas dúvidas; primeiro, o alerta do próprio Banco de Portugal quanto ao impacto nas contas públicas; depois, o facto de Mário Centeno ter dito que não haverá garantias do Estado do negócio, quando essa era uma das exigências dos americanos.
E, surpresa!, há um banqueiro a defender a nacionalização do Novo Banco: Jose Maria Ricciardi disse-o em entrevista à SIC Notícias. O ex-administrador do Banco Espírito Santo prefere uma “nacionalização temporária” em alternativa a uma venda a "investidores-abutre" que irão querer "vender o banco aos bocados".
No PSD, há críticas ao que o partido chama "batota pré-eleitoral" do Governo antes das eleições autárquicas, ao mesmo tempo que surgem vários nomes como candidatos sociais democratas para Lisboa: Carlos Barbosa, do ACP, e José Eduardo Moniz, ex-diretor-geral da TVI, são dois deles.
O Centro Cultural de Belém vai ter novas lojas e um hotel de luxo. As novidades foram dadas por Elísio Summavielle em entrevista ao Público e à Renascença: tudo passa por construir os dois módulos em falta, há muito adiados. A rimeira pedra será lançada em 2018.
A Santa Casa vai avançar para o jogo online. O objetivo já era conhecido há muito, mas agora, conta o Negócios, foi dado o passo decisivo, com a constituição de um consórcio para explorar este mercado emergente: a empresa chama-se Sociedade de Apostas Iniciais.
O Sporting também ficou fora da fase final da Taça da Liga. A equipa de Jorge Jesus perdeu no Bonfim frente ao V. Setúbal (1-2), com um golo decisivo dos setubalenses a acontecer de penálti já no período de descontos e gerar enorme confusão no relvado. Ontem tinha sido a vez do FC Porto dizer adeus à prova, numa época de liga, desliga, segundo o Rui Miguel Tovar.
Já no Benfica, o primeiro grande reforço de inverno é o defesa lateral esquerdo brasileiro Marcelo Hermes.
Outra informação relevante
O PCP e o Bloco são os parceiros da maioria habitualmente em destaque. Mas o poder dos Verdes, a terceira pena da Geringonça (palavra do ano), o 'partido melancia', não tem parado de crescer. Heloísa Apolónia levantou a voz contra a descida da TSU e está na linha da frente às criticas sobre a central nuclear espanhola de Almaraz. O Miguel Santos foi escrutinar o papel do PEV e da sua líder, uma 'criatura' do PCP.
A Caixa Geral de Depósitos voltou a ser a protagonista das notícias. António Domingues esteve quatro horas a dar explicações na Comissão de Orçamento e Finanças do ano que esteve à frente do banco público, porque saiu e sobre a polémica da sua demissão. No final, tudo se pode resumir a um choque de condições: as impostas por Domingues para ir para a Caixa, e a falta delas, politicamente falando, de Costa e Centeno para o manterem no cargo.
Ontem arrancou também a primeira fase de recapitalização da Caixa. 1.445 milhões de euros já estão nos cofres do Banco público, via aumento de capital. Os restantes 2.700 milhões chegarão em março.
Um tema que interessa a muitos: o que vai mudar nas reformas já em janeiro. O ministro Vieira da Silva explicou ontem que a generalidade dos pensionistas vai receber menos no final do mês: as perdas podem ir até 27 euros, porque só metade do subsídio de Natal será pago em duodécimos. O valor é depois recuperado no final do ano.
No cantinho da agenda diária de Marcelo, destaque para o "muito pouco conservador" Presidente, que defendeu que a violência, a toxicodependência e o sexo devem mesmo ser temas falados nas escolas.
António Guterres e Donald Trump falaram ontem pela primeira vez. Ao telefone. A chamada aconteceu depois das duras críticas de Trump à resolução da ONU contra colonatos israelitas em territórios palestinianos ocupados. Segundo o porta-voz das Nações Unidas, foi uma "discussão muito positiva".
Ainda Trump e o fim do Obamacare. O presidente americano eleito anunciou que a sua primeira medida será acabar com a reforma de saúde do ainda presidente americano. Obama já foi ao Capitólio pedir aos congressistas republicanos que impeçam a revogação da lei. Se quer saber porque é que o Obamacare divide tanto os americanos, leia este Explicador.
Três notícias importantes na área da saúde:
- Uma mulher atingida por um raio vai permitir o estudo a sinestesia: doença que causa efeitos psicadélicos, como cheirar palavras ou tocar sons.
- Foi confirmada a descoberta de um novo órgão do corpo humano: chama-se mesentério, liga os intestinos ao abdómen e pode ajudar no estudo de várias doenças.
- E o primeiro medicamento português contra o cancro da cabeça e pescoço mostrou resultados positivos no ensaio clínico.
E uma de ciência:
- Foi descoberta a origem das ondas rádio detetadas em 2007: o que os cientistas ouviram não foram extraterrestres, mas uma galáxia anã a 3 mil milhões anos-luz da Terra.
A nossa Opinião
- Helena Garrido analisa o aumento do salário mínimo vs. baixa da TSU para dizer que a "medida se enquadra nas políticas de defesa de uma economia de baixos salários".
- Rui Bento, diretor-geral da UBER, escreve sobre as condições de trabalho dos seus motoristas, denunciadas numa reportagem do Observador.
- Paulo Tunhas olha para os 100 anos da revolução russa.
- Pedro Afonso, médico psiquiatra, defende o direito (lei em França) de ignorar os e-mails profissionais.
Os nossos Especiais
A educação sexual nas escolas é um tema controverso. Mas o que se faz lá fora e com que resultados? A partir de que idade é que os alunos devem abordar o tema? O que é suposto aprenderem? Quem deve dar as aulas? E este ensino resulta mesmo? O Alexandre Homem Cristo foi conhecer os melhores exemplos e analisa-os.
Notícias surpreendentes
É um dos mais sérios candidatos aos Óscares. Hoje estreia Manchester by The Sea, de Kenneth Lonergan com Casey Affleck, um filme realista, soturno, severo e sem concessões às piedades hollywoodescas, segundo Eurico de Barros, que lhe dá quatro estrelas. Tem ainda estas outras três alternativas nas salas de cinema.
Para quem é um apaixonado por gadjets, este é o artigo perfeito. São sete sugestões com preços bem abaixo dos 50 euros, numa seleção do Miguel Videira Rodrigues e do Edgar Caetano
Depois das festas, o mês de janeiro convida a iniciar um novo estilo de vida que começa no prato e acaba na balança. As melhores receitas destes 6 livros garantem as dietas ideais para cada um.
Na Internet, correu ontem um desafio de piratas a que o diretor da Google não conseguiu responder (apesar da pergunta ser colocada nas entrevistas de emprego da empresa). E também baralhou os internautas um enigma que envolve uma foto e seis raparigas.
Quanto ao mundo da moda, o que está de regresso é a roupa de vinil.
Lá de fora vieram mais dois elogios a Portugal. O El Mundo elegeu o Douro como um dos locais ideais de turismo slow. O The New York colocou a Comporta como um dos destinos a visitar em 2017.
E como é Hong Kong para além dos néon e dos arranha-céus? Um fotógrafo decidiu mostrar a ilha de mercados antigos e lagos naturais. Eis a cidade compactada.
Daqui a pouco, Assunção Cristas vai estar no Observador. A líder do CDS e candidata à câmara de Lisboa dá uma entrevista a partir das 11h00 que será transmitida em direto no site, no Facebook e no Twitter. Pode enviar as suas perguntas para leitor@observador.pt. E claro, poderá encontrar aqui também todo o resto da informação: é só clicar.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário