sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

360º - Vamos continuar no lixo até 2018, Portugal ainda não é Fitch; o rasto do mau tempo que deixou um desaparecido; e a reviravolta de Trump

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... a mulher que foi arrastada por uma onda numa praia da Costa Nova, Aveiro, continua desaparecida. Foi o caso mais grave da passagem (ainda em curso, mas já sem alertas de maior) do temporal Dóris por Portugal. Um grupo de dez pessoas estaria a praticar um ritual religioso junto à praia, apesar dos avisos, tendo quatro sido apanhadas pela forte ondulação e só três conseguido sair da água. As autoridades continuam as buscas.

O mau tempocom ondas de 14 m e vento de 120 km, também afetou a costa da Póvoa de VarzimFigueira da Foz e Costa da Caparica num total de mais de 500 ocorrências. Não faltaram imagens e vídeos do temporal

O PS vai votar contra as propostas do Bloco e do PCP para a nacionalização do Novo Banco. O debate é hoje no Parlamento e o Público antecipa os argumentos socialistas: chumbam os projetos de resolução dos seus parceiros de maioria porque estes excluem qualquer processo negocial.

Ontem o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou o arresto da Casa da Saudade, de José Manuel Espírito Santo, primo de Ricardo Salgado. No total, os mais de 500 imóveis pertencentes a entidades e pessoas do Grupo Espírito Santos apreendidos após o escândalo de 2015 valem 175 milhões, escreve o JN.

Os líderes da UE debatem hoje em Malta o futuro da Europa na era Trump e Theresa May leva-lhes uma garantia que saiu da reunião a dois em Washington. A de que o presidente americano vai continuar a apoiar a NATO. Mas a primeira-ministra britânica leva também com ela o relatório com os detalhes da negociação para o Brexit, que se podem resumir nestes seis pontos.

Em Espanha, o jogador do Atlético Madrid Lucas Hernández foi detido por agressões à sua namorada.

E o que fez Donald Trump?... 

(a CNN chama-lhe a mais 'indiplomática' e inesperada diplomacia, o NYT fala numa viragem em direção às políticas de Obama, e o Washington Post numa aproximação a aliados e vizinhos). 
Outra informação relevante
A Fitch pronuncia-se esta tarde sobre o rating português mas deve deixar tudo na mesma: no lixo. A agência que parecia prestes a tirar Portugal dessa categoria recuou meses após a mudança de governo e diz  agora que a notação pode não subir neste ano, nem em 2018. Roubo por isso o título ao Edgar Caetano: Portugal está ainda longe de estar "Fitch".
Na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, uma avalancha de novidadesA  Esquerda uniu-se para chumbar, uma a uma, as audições que ela própria tinha pedido em julho (entre elas a de Armando Vara que também pedira para falar). António Domingues entregou as mensagens que trocou com Mário Centeno e as Finanças, mas a Comissão ainda vai analisar se as usa ou se ficam em segredo. E houve ainda polémica com a entrega da informação sobre créditos, com o Banco de Portugal e a CMVM a questionarem a quebra de sigilo.

A Sata foi a entidade que mais apoios do Estado recebeu em 2015. Foram quase 50 mil os beneficiários (menos que no ano anterior). Quanto a benefícios fiscais, a maior fatia do bolo foi para o Novo Banco.

Este é mais um caso de polícia. O Fisco lançou ontem o alerta sobre uma nova tentativa de fraude com emails falsos. Cuidado que para ser enganado basta clicar.

O Governo aprovou o diploma que permitirá vincular mais de 3.000 professores no próximo ano letivo. A norma-travão também foi aligeirada. Os sindicatos queixam-se de não ter sido ouvidos.

Outro caso envolvendo sindicatos aconteceu na reunião do PCP com a Carris. Os representantes dos trabalhadores da transportadora não gostaram de encontrar na sala sindicatos afetos à CGTP. E abandonaram o encontro.

No Brasil, morreu a ex-primeira dama, Marisa Letícia. A mulher de Lula da Silva não resistiu a um AVC.

 


A nossa opinião
Os nossos Especiais
No Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre se estamos a entrar num mundo pós-americano e cada vez mais chinês. Afinal, quais são mesmo as ambições desta China grande potência?, é a pergunta motor da conversa.

No Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar entrevistou Norton de Matos. Falaram de futebol e de música, as suas duas paixões. Do “Je t'aime moi non plus” nas festas em Coimbra, aos Genesis em Cascais, incluindo as razões porque falhou um concerto dos Queen, entre fintas, golos e outras recordações.

Notícias surpreendentes

"Como Fernando Pessoa pode mudar a sua vida" é uma nova coleção de textos (alguns inéditos) do escritor para dar resposta a questões do dia a dia. A Rita Cipriano escolheu 5 das 49 preciosas lições do poeta: desrespeitar o acordo ortográfico; interpretar narizes; reinventar o futebol; ser livre; e insultar.

Não há má publicidade e essa é uma máxima de que as estrelas tiram todo o partido. Que o diga Beyoncé, que partilhou a sua sessão fotográfica, nua e grávida, e rapidamente bateu recordes no Instagramou a nova namorada de Ronaldo, Georgina Rodríguez, que reabriu as suas contas nas redes sociais e mostrou o que andava a esconder.

Dos murais aos vidrões, a street art continua a pintar Lisboa. Agora há um novo livro-roteiro que reúne obras de arte urbana de artistas nacionais e internacionais feitas em Lisboa nos últimos três anos.

Os Jogos Olímpicos do Rio foram no verão, mas os recintos olímpicos já estão ao abandono. O caso mais flagrante é o do Estádio do Maracanã, com erva seca e alta em vez de relvado, bancadas e balneários destruídos e envolto num cenário de destruição generalizado. Mas não é caso único de recintos olímpicos ao abandono, como a Marta Leite Ferreira foi recordar.

Com o mau tempo lá fora, se quiser ficar por casa tem sempre a boa companhia do Observador. Terá aqui toda a informação sempre atualizada

Tenha um bom fim de semana (com as nossas melhores sugestões para o seu tempo livre, se apesar da chuva arriscar sair, e um escaldante FC Porto-Sporting)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário