Enquanto dormia...
... a mulher que foi arrastada por uma onda numa praia da Costa Nova, Aveiro, continua desaparecida. Foi o caso mais grave da passagem (ainda em curso, mas já sem alertas de maior) do temporal Dóris por Portugal. Um grupo de dez pessoas estaria a praticar um ritual religioso junto à praia, apesar dos avisos, tendo quatro sido apanhadas pela forte ondulação e só três conseguido sair da água. As autoridades continuam as buscas.
O mau tempo, com ondas de 14 m e vento de 120 km, também afetou a costa da Póvoa de Varzim, Figueira da Foz e Costa da Caparica num total de mais de 500 ocorrências. Não faltaram imagens e vídeos do temporal.
O PS vai votar contra as propostas do Bloco e do PCP para a nacionalização do Novo Banco. O debate é hoje no Parlamento e o Público antecipa os argumentos socialistas: chumbam os projetos de resolução dos seus parceiros de maioria porque estes excluem qualquer processo negocial.
Ontem o Tribunal da Relação de Lisboa confirmou o arresto da Casa da Saudade, de José Manuel Espírito Santo, primo de Ricardo Salgado. No total, os mais de 500 imóveis pertencentes a entidades e pessoas do Grupo Espírito Santos apreendidos após o escândalo de 2015 valem 175 milhões, escreve o JN.
Os líderes da UE debatem hoje em Malta o futuro da Europa na era Trump e Theresa May leva-lhes uma garantia que saiu da reunião a dois em Washington. A de que o presidente americano vai continuar a apoiar a NATO. Mas a primeira-ministra britânica leva também com ela o relatório com os detalhes da negociação para o Brexit, que se podem resumir nestes seis pontos.
Em Espanha, o jogador do Atlético Madrid Lucas Hernández foi detido por agressões à sua namorada.
E o que fez Donald Trump?...
- ... numa completa surpresa, voltou atrás criticando os colonatos em Israel, pôs um travão na relação com a Rússia apoiando algumas sanções, manteve o rumo de Obama em relação ao Irão e ainda prometeu uma resposta "esmagadora" à Coreia do Norte. Foi o que se chama um dia de avanços e recuos (depois da guerra com a China e a Austrália e das críticas da UE).
(a CNN chama-lhe a mais 'indiplomática' e inesperada diplomacia, o NYT fala numa viragem em direção às políticas de Obama, e o Washington Post numa aproximação a aliados e vizinhos).
- ... não foi a tempo de evitar que o presidente da Uber batesse com a porta e abandonasse o conselho económico na sequência da avalanche de críticas.
- ... continua a ser alvo de piadas na Internet (como dicas para uma mudança de visual) e de notícias sobre a sua vida privada (neste caso o segredo para o icónico cabelo revelado pelo seu médico).
Outra informação relevante
A Fitch pronuncia-se esta tarde sobre o rating português mas deve deixar tudo na mesma: no lixo. A agência que parecia prestes a tirar Portugal dessa categoria recuou meses após a mudança de governo e diz agora que a notação pode não subir neste ano, nem em 2018. Roubo por isso o título ao Edgar Caetano: Portugal está ainda longe de estar "Fitch".
Na Comissão de Inquérito à Caixa Geral de Depósitos, uma avalancha de novidades. A Esquerda uniu-se para chumbar, uma a uma, as audições que ela própria tinha pedido em julho (entre elas a de Armando Vara que também pedira para falar). António Domingues entregou as mensagens que trocou com Mário Centeno e as Finanças, mas a Comissão ainda vai analisar se as usa ou se ficam em segredo. E houve ainda polémica com a entrega da informação sobre créditos, com o Banco de Portugal e a CMVM a questionarem a quebra de sigilo.
A Sata foi a entidade que mais apoios do Estado recebeu em 2015. Foram quase 50 mil os beneficiários (menos que no ano anterior). Quanto a benefícios fiscais, a maior fatia do bolo foi para o Novo Banco.
Este é mais um caso de polícia. O Fisco lançou ontem o alerta sobre uma nova tentativa de fraude com emails falsos. Cuidado que para ser enganado basta clicar.
O Governo aprovou o diploma que permitirá vincular mais de 3.000 professores no próximo ano letivo. A norma-travão também foi aligeirada. Os sindicatos queixam-se de não ter sido ouvidos.
Outro caso envolvendo sindicatos aconteceu na reunião do PCP com a Carris. Os representantes dos trabalhadores da transportadora não gostaram de encontrar na sala sindicatos afetos à CGTP. E abandonaram o encontro.
No Brasil, morreu a ex-primeira dama, Marisa Letícia. A mulher de Lula da Silva não resistiu a um AVC.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre a dicotomia "ou Trump ou o radicalismo" a que parece reduzida a política, em os "Os inimigos dos nossos inimigos".
- Miguel Tamen fala da defesa dos empregos permanentes em "A ideologia alemã".
Os nossos Especiais
No Conversas à Quinta, o José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto sobre se estamos a entrar num mundo pós-americano e cada vez mais chinês. Afinal, quais são mesmo as ambições desta China grande potência?, é a pergunta motor da conversa.
No Questões do Forno Interno, o Rui Miguel Tovar entrevistou Norton de Matos. Falaram de futebol e de música, as suas duas paixões. Do “Je t'aime moi non plus” nas festas em Coimbra, aos Genesis em Cascais, incluindo as razões porque falhou um concerto dos Queen, entre fintas, golos e outras recordações.
Notícias surpreendentes
"Como Fernando Pessoa pode mudar a sua vida" é uma nova coleção de textos (alguns inéditos) do escritor para dar resposta a questões do dia a dia. A Rita Cipriano escolheu 5 das 49 preciosas lições do poeta: desrespeitar o acordo ortográfico; interpretar narizes; reinventar o futebol; ser livre; e insultar.
Não há má publicidade e essa é uma máxima de que as estrelas tiram todo o partido. Que o diga Beyoncé, que partilhou a sua sessão fotográfica, nua e grávida, e rapidamente bateu recordes no Instagram; ou a nova namorada de Ronaldo, Georgina Rodríguez, que reabriu as suas contas nas redes sociais e mostrou o que andava a esconder.
Dos murais aos vidrões, a street art continua a pintar Lisboa. Agora há um novo livro-roteiro que reúne obras de arte urbana de artistas nacionais e internacionais feitas em Lisboa nos últimos três anos.
Os Jogos Olímpicos do Rio foram no verão, mas os recintos olímpicos já estão ao abandono. O caso mais flagrante é o do Estádio do Maracanã, com erva seca e alta em vez de relvado, bancadas e balneários destruídos e envolto num cenário de destruição generalizado. Mas não é caso único de recintos olímpicos ao abandono, como a Marta Leite Ferreira foi recordar.
Com o mau tempo lá fora, se quiser ficar por casa tem sempre a boa companhia do Observador. Terá aqui toda a informação sempre atualizada
Tenha um bom fim de semana (com as nossas melhores sugestões para o seu tempo livre, se apesar da chuva arriscar sair, e um escaldante FC Porto-Sporting)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Subscreva
as nossas Newsletters
Nenhum comentário:
Postar um comentário