sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Fim de semana de clássico, mas não só

P
 
 
Aquecimento
 
 
  Jorge Miguel Matias  
 
É incontornável. O FC Porto-Sporting de sábado, às 20h30, concentra as atenções na I Liga na jornada deste fim de semana. E não faltam pretextos. Triunfo do FC Porto e escorregadela do Benfica frente ao Nacional dá novo líder no campeonato. Vitória do Sporting e deslize do Benfica, volta a colocar três clubes na luta pelo título. Benfica ganha e empate no clássico, balão de oxigénio na Luz. Mas há muitos mais cenários.
No Dragão haverá também duelo entre os dois melhores avançados da I Liga, um frente a frente entre duas das jóias do campeonato, um embate entre dois guarda-redes de qualidade. Nuno Espírito Santo vai tentar vencer pela primeira vez Jorge Jesus. E estatísticas a perder de vista…
Na Luz, o Benfica tem o jogo em teoria ideal para sarar feridas da eliminação da Taça de Portugal e dos recentes empate e derrota para o campeonato, para além da oportunidade de ganhar vantagem a, pelo menos, um dos rivais. O Nacional é penúltimo. Mas têm sido perceptíveis as dificuldades dos “encarnados” nos encontros mais recentes. Para a Liga, nos últimos três embates as “águias” só registaram uma vitória – em casa e frente ao último (Tondela). Se quiser ver o calendário completo desta jornada e as transmissões televisivas, encontra tudo aqui. E já agora uma nota para a II Liga, onde nesta ronda o primeiro defronta o terceiro (Portimonense-Académica) e o segundo o quinto (Desportivo das Aves-Varzim).
Lá fora, a Taça das Nações Africanas (CAN) chega ao fim no domingo. Egipto e Camarões discutem entre si o título continental. E o Planisférico de sábado vai falar de Essam el Hadary, o guarda-redes da selecção egípcia e o jogador mais velho da edição deste ano da CAN. O homem que defendeu o penálti que deu o apuramento dos “faraós” para a final, dá-se muito mal com o treinador português Manuel José, mas apesar dos seus 44 anos quer estar no próximo Mundial.
Nas Ligas europeias, o Real Madrid tem uma deslocação difícil a Vigo, onde reencontra o Celta, emblema que recentemente eliminou os “merengues” da Taça do Rei, enquanto os perseguidores Barcelona e Sevilha têm jogos caseiros complicados, respectivamente com Athletic Bilbau e Villarreal.
Em Inglaterra, o jogo grande é o Chelsea-Arsenal, primeiro contra terceiro e talvez a derradeira oportunidade de travar um pouco os “blues” no passeio que estão a fazer rumo ao título. Mas há outros jogos interessantes, como o Hull City de Marco Silva a receber o Liverpool. Já o Manchester United, de José Mourinho, vai ao terreno do campeão Leicester City.
Em Itália, a líder Juventus recebe o Inter de Milão (quarto). Na Alemanha, o sensacional RB Leipzig vai a casa do Borussia Dortmund, ou seja segundo contra quarto. E em França, o Mónaco de Leonardo Jardim acolhe o Nice, enquanto o Lyon vai a Saint-Etienne, ou seja, primeiro frente ao segundo e quarto frente ao quinto.
À margem do futebol “mais tradicional”, disputa-se a final do Super Bowl, o grande evento desportivo dos EUA. Domingo, a partir das 23h30 portuguesas, os New England Patriots defrontam os Atlanta Falcons. Lady Gaga vai actuar no intervalo e os anunciantes já só esperam pelos números das audiências para perceberem se o investimento feito será compensador.
No ténis, não se esqueça de acompanhar a eliminatória da Taça Davis que a partir desta sexta-feira Portugal disputa com Israel, em Lisboa, e no râguebi arranca sábado o imperdível torneio das seis nações com os três primeiros jogos: Inglaterra-França, Escócia-Irlanda e Itália-País de Gales.
Para o fim, mas bem podia ser logo no início, as sugestões da semana. Este tom publicitário tem tudo a ver. O Belgrano, clube argentino, lançou uma campanha publicitária para fidelizar os seus actuais sócios e angariar mais, aproveitando um dos cânticos dos adeptos. Composta por cinco vídeos, por enquanto só se conhecem três - o primeiro (sem título)o segundo (a pele) e o terceiro (a viagem). Mas vale a pena acompanhar o trabalho.
E, em fim de semana de final do Super Bowl, deixo-lhe os nove melhores anúncios produzidos para serem exibidos durante o jogo, de acordo com o site especializado SuperBowlCommercials.

Fonte: Público

Nenhum comentário:

Postar um comentário