segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

A nossa missão | Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea


A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula , acaba de comemorar um ano de existência, e como é da praxe desta instituição, não houveram foguetórios, nem nada que outros estão habituados a fazer quando toca a festarolas. A missão para que foi criada esta Plataforma tem funções bem definidas na área da Dádiva do Sangue e da Medula Óssea, sem alardes mas num trabalho silencioso, já muito se tem realizado e só assim sem atropelos , sem oportunismo , sem difamações, sem mentiras, sem folclore, mas com um trabalho profícuo de análise, um intenso contacto com dadores federados ou independentes de todo o País , com educação e respeito por todos, iremos cumprindo a nossa missão. Tem esta Plataforma caminhos bem definidos e que contamos levar a bom porto, a saber:

1– Uma abertura total a todos os dadores federados ou independentes, ás instituições da área da Dádiva de Sangue e Medula Óssea, Associações de Bombeiros, Lions, Clubes Rotários, Autarquias Municipais, Paroquias, Corpo Nacional de Escutas Escoteiros de Portugal, Guias de Portugal, Empresas, Sociedade Civil , numa palavra , todos que possam contribuir para o melhoramento e o associativismo da dádiva , desde que estejam irmanados no ideal desta Plataforma, pois todos somos poucos para tão grande marco de solidariedade.
2—Estando esta Plataforma juridicamente legalizada, junto das Entidades Oficiais e registada no Ministério da Saúde e Instituto Português do Sangue e da Transplantação, exige o mesmo grau de paridade que as federações existentes, no que concerne a ser ouvida e integrar Comissões sempre que sejam criadas e onde sejam definidas directrizes para o melhoramento da Dádiva, e da Dignificação do Dador.
3—Exige igualmente o mesmo grau de paridade definido para as federações existentes, na mesma igualdade de obtenção de benefícios financeiros anuais e pontuais.
4—Considerando que para se obterem as exigências nos pontos nº 3/4 é necessária uma intervenção junto das entidades competentes, vai esta Plataforma de imediato enviar ás mesmas, correspondência oficial sobre a matéria em causa.
5—É primordial que esta Plataforma deixe de ser ignorada por algumas entidades, e passe de imediato a ocupar o lugar que lhe compete, pois o trabalho a realizar na dádiva de sangue e medula óssea é imenso , sem folclores ou golpes de ilusionismo barato, mas com trabalho sério e união, se calcem as luvas e se trabalhe pois á trabalho para todos desde que terminem os oportunismos.

6—Esta Plataforma não é nem será um clube de alguns, mas sim a realidade de uma abrangência a nível nacional, onde todos os dadores têm lugar, voz e um apoio constante desde que as suas intenções e pensar estejam enquadradas no ideal desta instituição Os dadores de sangue e medula óssea estarão sempre em primeiro lugar. É tempo desta Plataforma ocupar o lugar a que tem direito.

José Passos

Presidente da Direcção da Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula

Nenhum comentário:

Postar um comentário