sábado, 11 de fevereiro de 2017

PROGRAMA VALORIZAR É OPORTUNIDADE PARA TURISMO DO INTERIOR

Possibilidade de aeroporto em Monte Real abordada em sessão sobre o programaResultado de imagem para PROGRAMA VALORIZAR É OPORTUNIDADE PARA TURISMO DO INTERIOR
Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, elogiou esta sexta-feira os objetivos do Programa Valorizar, que passam por “criar mais sustentabilidade para a atividade turística”. O dirigente falou em Coimbra, durante uma sessão pública sobre o Programa, que visa promover os destinos turísticos e o património cultural e natural do país, em particular das zonas mais desfavorecidas. A sessão aconteceu numa parceria entre o Turismo Centro de Portugal, o município de Coimbra, o Turismo de Portugal, a CCDR Centro e a Secretaria de Estado do Turismo.
Pedro Machado apontou o facto de o interesse e a adesão ao programa estarem a ultrapassar a dotação disponível, pelo que apelou à Secretaria de Estado do Turismo que, “pela abrangência dos projetos que estão a ser apresentados, se possa avaliar o alcance do programa”. O presidente do Turismo Centro de Portugal destacou ainda que “o Turismo na Região Centro está a crescer a dois dígitos anuais”, mais uma razão para ser valorizada “a coesão, para que as pessoas possam construir um futuro melhor”. Pedro Machado sublinhou também que, como a coesão territorial é objetivo do programa, seria útil que se “articulasse o Programa Valorizar com as acessibilidades”, nomeadamente a nível aéreo, com a abertura da base de Monte Real à aviação civil: “Não é por acaso que o Santo Padre, o Papa Francisco, decidiu aterrar em Monte Real quando visitar Fátima em maio. É a prova de que o espaço tem condições para ser aberto à aviação civil. Saúdo que o primeiro-ministro não tenha como definitiva a escolha do Montijo e que avalie outras possibilidades”.
Antes, Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, já tinha pedido ao Governo que pondere abrir a base área de Monte Real à aviação civil. O pedido foi feito durante a abertura da sessão, que decorreu na antiga igreja do Convento São Francisco. “A questão das acessibilidades aerotransportadas tem de ser pensada de forma diferente. O racional da questão passa por soluções tão comezinhas como Monte Real. Se é possível ao Governo equacionar abrir a base aérea do Montijo à aviação civil, por maioria de razão deverá ser equacionada a base aérea de Monte Real”, disse o autarca. “É tempo de criar este acesso em Mote Real, para proteger as gentes dos interiores, das serranias. Haja boa vontade, porque meios já existem”, acrescentou.
Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, considerou na sua intervenção que o Programa Valorizar deve ter como prioritários “projetos em rede, que ajudem a integrar o território”. “Trabalhem em conjunto, pois daí resultarão projetos mais interessantes”, apelou.
Presente em representação da secretária de Estado do Turismo, a presidente da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, Helena Freitas, indicou o “absurdo” que é a desigualdade territorial em Portugal e sublinhou a importância de programas como o Valorizar para aumentar a coesão entre regiões. “O território é muito vasto. O país é desigual. Promover a coesão é combater essa desigualdade. Há concelhos cujo rendimento médio é um terço do dos concelhos mais desenvolvidos. Dois terços das pessoas vivem em um terço do território. Um país mais rico seria mais coeso”, sustentou.
Coube a Carlos Abade, administrador do Turismo de Portugal, descrever com mais pormenor o Programa Valorizar, que se alicerça em três linhas de apoio: o programa “All for All”, de turismo acessível e de inclusão; redes WiFi nos centros históricos e zonas turísticas; e a valorização turística do interior.
Sobre o Turismo Centro de Portugal:
Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia sítios Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias – sem esquecer a gastronomia e os vinhos de eleição. Depois de um ano de 2016 que superou todas as expetativas, 2017 promete ser ainda melhor para o Turismo do Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário