sábado, 11 de fevereiro de 2017

Conferência TEEN Em Carregal do Sal

O Empreendedorismo foi o mote da conferência realizada no Centro Cultural de Carregal do Sal, no dia 10 de fevereiro de 2017, no âmbito do programa “Empreendedorismo nas escolas de Viseu Dão Lafões”, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões.

Destinada aos alunos do ensino secundário e profissional, a sessão contou com a participação de Ricardo Sousa, de Carregal do Sal e Marta Baeta, do projeto “From Kibera with Love”, que contaram as suas histórias, na primeira pessoa.

Antes das intervenções, José Sousa Batista, Vice-presidente da Câmara Municipal de Carregal do Sal, usou a palavra para dar as boas-vindas a todos fazendo votos para que dessem por bem entregue e de grande utilidade a participação na Conferência Teen. Um projeto em que o “Município está envolvido de cabeça, tronco e membros”, colaborando, desde a primeira hora, na sua concretização.

Seguiram-se as intervenções dos empreendedores. Primeiro a usar a palavra, Ricardo Sousa fez um discurso motivador resumindo a sua apresentação a uma frase de ordem “Onde nasceste (e de quem és filho/a) não interessa”. Ao lembrar que nem tudo é dinheiro, lembrou aos jovens que o acesso às novas tecnologias nos permitem um conhecimento do mundo, à distância de um clique. Resumiu o seu caminho profissional e na sequência desse percurso, enumerou ferramentas que permitem criar oportunidades tais como ter ideias, literacia digital, mentores, paixão, viajar, perceber que todos erramos… E terminou desfiando os jovens “Atira-te. Confia.”

Marta Baeta, do projeto “From Kibera with Love” (de apoio a crianças e jovens da maior favela de Nairobi, no Quénia) fez a apresentação que se seguiu e contou como tudo começou e se desenvolveu desde que abraçou o projeto de voluntariado que só foi possível graças a uma iniciativa que pôs em prática – “Bazar da Marta” e lhe permitiu sair do país e fazer o que sonhava- voluntariado. Lembrou então as diferenças culturais, de idioma, de clima e a saudade como dificuldades no processo em que, e no seu caso particular, o dinheiro não era realmente o seu objetivo, mas sim o empreendedorismo social. Volvidos alguns anos, “From Kibera with Love” cresceu e o objetivo desta empreendedora tornou-se real – ajudar as crianças e jovens possibilitando-lhes cuidados de saúde, educação, nutrição, condições de higiene…

Nenhum comentário:

Postar um comentário