Enquanto dormia...
... a polícia abateu mais cinco terroristas com cintos de explosivos durante a madrugada. Foram doze horas de terror. Depois do ataque no centro de Barcelona durante a tarde, estariam a preparar um segundo atentado em Cambrilis, perto de Terragona, a 100 km da capital catalã. Já temos um liveblog aberto para acompanhar o regresso do terrorismo a Espanha.
De ontem ficam 13 mortos, 100 feridos e a intenção de matar o maior número de pessoas possível. Pouco passavam das 16 horas quando um carro a alta velocidade irrompeu sobre a multidão sem aviso na rua mais movimentada de Barcelona, as Ramblas. Soube-se ao final da noite que não há portugueses entre as vítimas, mas as dúvidas ainda são mais que certezas. O ataque foi reivindicado pelo Estado Islâmico. Ficou o registo de tudo o que aconteceu no nosso liveblog.
E o que mais vale a pena registar?
- Este é o ponto da situação com tudo o que se sabe até ao momento e o muito que ainda falta apurar sobre os dois ataques na Catalunha, um texto que manteremos em constante atualização. Tem também o vídeo de como tudo aconteceu.
- Os testemunhos de quem estava nas Ramblas e sobreviveu ao ataque são ilustrativos do choque: "Vi pessoas no chão, a correr e a chorar".
- Tem também as fotos da tragédia e os vídeos que mostram o pânico nos primeiros minutos depois do atentado. Compilámos tudo aqui.
- As dúvidas permanecem em relação à identidade dos atacantes: um suspeito continuará a monte, outro foi abatido e três detidos. Entre eles estaria Driss Oukabir, mas o magrebino entregou-se à polícia e negou ser quem dizem: alega que lhe roubaram a identificação.
- O massacre de Barcelona está nas capas dos jornais de todo o mundo. O desportivo Marca, por exemplo, usa a imagem do laço negro e escreve apenas: "Hoje não podemos falar de desporto".
- Nos editoriais dos jornais espanhóis de hoje, o El País diz que vai ser necessária "unidade na nova agenda política", o El Mundo pede "unidade e firmeza na luta contra o jihadismo em todo o mundo" e o El Español aponta para uma "ameaça sem fronteiras". O terror suspendeu as críticas ao referendo catalão à independência, marcado unilateralmente pelo governo regional para 1 de outubro.
- Foi a oitava vez num ano que os terroristas usaram o mesmo método 'low cost': um carro ou um camião. O que nos fica desde Nice? Ataques que nos fazem “ter medo de andar na Avenida da Liberdade e de repente sermos atropelados”, dizem os especialistas ouvidos pelo João Francisco Gomes.
Outra informação importante
Os incêndios continuam descontrolados pelo país. Mação e Sardoal são ainda esta manhã as zonas mais preocupantes numa manhã em que estão 63 fogos activos. Mas ontem a A1 esteve cortada na zona de Aveiro por mais de cinco horas.
O risco por causa das altas temperaturas previstas para o fim de semana levou o governo a decretar o estado de calamidade pública preventiva. O objetivo, diz o Ministério da Administração Interna, é acionar medidas execionais de colocação de meios nas zonas do país mais problemáticas.
Mas o que é que significa realmente esta medida? Permite limitar a circulação de pessoas e veículos e definir perímetros de segurança. Além disso, passa o comando das operações para o MAI. Por isso a Proteção Civil fala de "uma opção política" (e não o diz com agrado, pelo que nos próximos dias podem surgir mais detalhes desta guerra entre ministério e forças no terreno, que vem desde Pedrógão Grande).
Por falar em Pedrógão, enquanto o país ardia mais a sul e o estatuto de calamidade era declarado, o primeiro-ministro e o Presidente da República estavam na zona do grande incêndio a distribuir isenções de taxas e afectos. Só da UE chegaram 45 milhões de ajuda.
Na Madeira, depois da tragédia continua a polémica sobre quem era dono do terreno de onde caiu o carvalho fatal. A paróquia de Nossa Senhora do Monte emitiu um comunicado garantindo que "a parcela em questão não está registada nem fiscalmente inscrita, nem referenciada no cadastro, a favor daquela entidade paroquial e desde tempos imemoriais é acesso livre e público a todas as pessoas". No Funchal, a Rita Ferreira foi à missa onde não se viu o padre do dia trágico nem se ouviu uma palavra sobre o caso. Em Lisboa, dois dias depois, o governo decretou um dia de luto nacional: será hoje.
O sismo de 4,3º que ontem assustou a Grande Lisboa e a zona do Alentejo levantou uma enorme questão: qual é o plano da Proteção Civil para uma grande catástrofe? O João Francisco Gomes foi ler o que está previsto: implica usar barcos e comboios para evacuações e até o aeroporto para depositar cadáveres. Mas estará Lisboa preparada para um grande abanão?
O Galpgate já fez mais dois arguidos. Segundo o Jornal de Negócios, o presidente executivo da Galp, Carlos Gomes da Silva, e o administrador Carlos Costa Pina, também foram constituídos arguidos no caso das viagens pagas pela petrolífera a governantes para assistirem aos jogos de Portugal no Europeu de França.
O governo quer as polícias com acesso em tempo real à videovigilância feita em bares em discotecas. Depois de se saber que as câmaras do Bairro Alto em Lisboa também vão captar som, a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, explica em entrevista ao Público o que se segue.
Do resto da atualidade, nota para o facto de a candidatura de Rui Moreira ao Porto ter sido aprovada pelo tribunal. As queixas apresentadas pelo PSD foram todas rejeitadas.
Dos tribunais vem ainda uma decisão inédita que condena a EDP Distribuição a devolver à câmara de Alcácer do Sal 50% das receitas cobradas pela cedência da rede a operadores de telecomunicações.
Nas redes sociais um tweet abominável do humorista João Quadros levou outro humorista, Nuno Marckl, a deixar temporariamente o Facebook.
Os nossos especiais
Portugal tem uma nova geração de joalheiros. O melhor é mesmo chamar-lhes designers. O Mauro Gonçalves foi ver como Portugal soube lapidar-se e já não é um diamante em bruto.Falou com seis exemplos da nova geração de criadores a vingar cá dentro e a brilhar lá fora.
Dunkerque, o filme e a batalha que o inspira, foi o tema do Conversas à Quinta. O José Manuel Fernandes debateu com Jaime Gama e Jaime Nogueira Pinto como uma batalha que resultou de uma derrota humilhante se tornou motivo de orgulho nacional.
A nossa opinião
- Rui Ramos escreve sobre as críticas ao turismo: "Criticar o excesso da imigração ilegal põe-nos logo a par de Trump, enquanto insultar e agredir turistas permite-noa continuar a ser tão respeitáveis como o conselheiro de Estado Louçã".
- Diana Soller escreve sobre Trump os supremacistas brancos: "As ideias “voltam a ser perigosas” quando o Presidente não as trata com a gravidade que têm. Quando as relativiza. Trump abriu uma caixa de Pandora. Agora vamos ver que demónios saem lá de dentro".
Notícias surpreendentes
Da noite de música em Paredes de Coura, a Rita Cipriano garante que valeu a pena esperar pelos texanos At The Drive In. Parece que provocaram um outro tipo de tremor de terra. Hoje vai ser assim.
Nas sugestões para estas férias deixo-lhe o topo do Coliseu do Porto. É agora um moderno terraço com vista, bebidas e petiscos.
Como curiosidade, veja como a série Guerra dos Tronos obrigou a cidade croata de Dubrovnik a impor limites ao turismo de fãs.
Do mundo animal vêm duas histórias: a boa mostra fotos de um raro alce branco albino; a má conta como uma cria de golfinho morreu por causa das selfies.
Na tecnologia, há novidades: o design do Facebook está a mudar; e a Nokia volta com o Bothie (é melhor ir ver o que é isto).
Espero que estas notas finais o tenham deixado mais descontraído, porque o dia vai ser duro no que toca a notícias:
o Observador vai continuar a acompanhar ao minuto a atualidade do atentado em Barcelona. Mas aqui estaremos também para ir fazendo o ponto da situação dos fogos no país e seguir a restante informação, sem esquecer as boas histórias (de preferência mais felizes)
A despedida hoje é por três semanas, mas o Miguel Pinheiro está de volta. Uma boa sexta-feira, um bom fim de semana e... até setembro
AUTÁRQUICAS 2017
O seu presidente de câmara fez alguma promessa que não cumpriu? Preencha o formulário para os jornalistas do Observador investigarem.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário