sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Bombeiros Terão Dois Dias de Descanso por Cada Dia de Combate

O primeiro-ministro anunciou esta sexta-feira que será determinado que os bombeiros tenham dois dias de descanso por cada dia de combate aos incêndios durante a declaração de calamidade, uma “forma simbólica” de agradecimento e compensação pelo seu esforço.
A Liga de Bombeiros Portugueses vai fazer um apelo a todas as associações de bombeiros voluntários para que reforcem as equipas de combate aos incêndios durante o período da declaração de calamidade pública com efeitos preventivos, decretada entre as 14h00 de hoje e as 24h00 de segunda-feira, em cerca de 155 concelhos do país das zonas centro e interior norte do país, anunciou também o primeiro-ministro. “Para apoiar este esforço acrescido, a declaração de calamidade recorrerá a uma figura prevista na lei que nos permite determinar a dispensa de trabalho [dos bombeiros] não só no período de empenhamento no dispositivo como nos dias subsequentes”, afirmou o chefe do executivo.
Em conferência de imprensa, António Costa anunciou que “todos os bombeiros voluntários que trabalhem para entidades públicas ou para entidades privadas terão direito a dois dias de descanso por cada dia de participação no dispositivo de combate aos incêndios neste período de calamidade, bastando para o efeito a sua confirmação por parte do comandante da respetiva de corporação”. “Contamos com isto, de uma forma simbólica, agradecer e compensar o esforço acrescido de cidadãos como nós que acrescentam à sua atividade profissional a vontade de servir os outros, servir o país e dar a vida pela vida dos outros”, declarou.
Esta medida foi anunciada por António Costa na residência oficial de São Bento, em Lisboa, acompanhado pela ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, pelo ministro da Agricultura, Capoulas Santos, e pelo secretário de Estado da Defesa, Marcos Perestrello, após uma reunião com responsáveis militares e civis.
Na reunião estiveram o chefe de Estado Maior General das Forças Armadas em exercício, o chefe do Estado Maior do Exército, o chefe de Estado Maior da Marinha, o segundo comandante da GNR, o diretor nacional da PSP, o comandante nacional de Operações de Socorro e o presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses.
Fonte: BPS

Nenhum comentário:

Postar um comentário