segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Eu, Psicóloga | Saúde mental: 5 aplicativos para te ajudar a cuidar da psique

A tecnologia pode ser uma poderosa aliada para te ajudar a monitorar e melhorar a saúde física no dia a dia, mas também é ótima para cuidar da saúde mental. Listamos cinco— gratuitos e em português — para você dar a atenção que a sua mente merece e precisa. 

Lembrando que os aplicativos apenas AJUDAM e não substituem de forma alguma a Psicoterapia ou a indicação do seu médico. Procure ajude sempre que necessário ou quando se sentir que não irá conseguir superar sozinho.

Confira: 

 EU, PSICÓLOGA

O aplicativo da nossa página EU, PSICÓLOGA possui muito mais do que textos encontrados no nosso blog, mas possui informações com relação a profissão, dicas relacionada a Psicologia dentre outras coisas, juntos em um só aplicativo. É só clicar : EU, PSICÓLOGA e seguir as instruções (salve como favoritos na tela inicial do celular).

Be Okay (iOs) 

O dispositivo ajuda pessoas com crise do pânico ou ansiedade. O Be Okay possui uma ferramenta de controle da respiração, induzindo o usuário a respirar profundamente. Há também o recurso de inserir fotos que tragam conforto, e a possibilidade de fazer uma chamada telefônica para alguém que possa ajudar a pessoa num momento difícil.

Cogni (iOs e Android) 

A proposta do Cogni é anotar seus sentimentos marcantes e variações de humor. Com o tempo, o app faz um registro de padrão de comportamentos. Dessa maneira, o usuário consegue perceber o que o deixa feliz ou triste, por exemplo, e poderá trabalhar maneiras de dosar as sensações ruins e buscar mais a felicidade. 


Zen (iOS e Android) 

Com trilhas sonoras e vídeos para relaxamento, o Zen é um aplicativo para buscar o bem-estar do corpo e da mente. O dispositivo possui um termômetro de emoções, mantras e guias para meditação. A versão paga oferece funções especiais e custa 5,99 dólares por mês.

Spiritual Me: Meditação (iOS e Android) 

Como o próprio nome diz, a ferramenta é voltada para a meditação. O Spiritual Me ensina os passos necessários para a técnica, "com foco na consciência plena e positivismo". Há ainda as funcionalidades de registrar o progresso pessoal, e acessar livros espirituais, como o Tao Te Ching e a Torá. 

ADDS (iOS e Android) 


O nome do app é a sigla de Apoio ao Diagnóstico de Depressão e Avaliação do Risco de Suicídio. O ADDS foi desenvolvido no Brasil, pelo núcleo de Telessaúde do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio (TelessaúdeRS/UFRGS). O objetivo dele é "auxiliar no diagnóstico de depressão e na definição de Risco de Suicídio, mas não substitui o julgamento clínico".

Debora oliveira
Psicóloga Clínica 

Nenhum comentário:

Postar um comentário