segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Mudanças nas rendas. O furacão Irma. E mais uma novidade nossa

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Bom dia! 
O sudoeste da Florida enfrenta uma vaga oceânica do Irma. O furacão já baixou para nível um. Se os ventos podem ainda atingir os 190 kms/hora, a grandepreocupação é agora com as inundações. Se Miami escapou ao pior, a Florida viu o inferno a desabar. E esse inferno terá uma conta alta: os furacões Irma e Harvey vão custar 241 mil milhões de euros, o equivalente a 1,5 pontos percentuais do PIB dos EUA. E, como se tudo isto não bastasse, ainda temos isto: o director de redes sociais de Trump publicou um vídeo falso do aeroporto de Miami.
A Coreia do Norte ameaça provocar "a maior dor" à América, se forem impostas novas sanções ao país. Pyongyang está "preparada e disposta a empregar quaisquer dos seus meios de resposta definitivos", disse esta manhã o ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência Efe. A discussão na ONU é hoje - mas parece condenada ao fracasso pela oposição da Rússia e da China à medida propostapelos EUA.
Na Birmânia continua a tensão. Os rebeldes rohingya anunciaram um cessar-fogo, mas o Governo birmanês desvalorizou-o, dizendo que não negociará com "os terroristas" - o modo como se refere ao movimento armado da minoria muçulmana reprimida. A vaga de saídas do país é que não para.
A Apple tinha uma surpresa para nós. Tinha, com o verbo no passado, porque uma fuga de informação já desvendou o segredo: vem aí o iPhone X
No desporto, mais uma vitória para Nadal: o espanhol venceu o US Opencom incrível facilidade e recolocou-se a três Grand Slams de Federer. Entre as mulheres, Sloane Stephens bateu todas as (im)probabilidades.

No Público hoje

Na nossa manchete está uma notícia sobre as negociações do Orçamento:o Governo estuda menos IRS para rendas baixas e prazos longos. Como contam a Rosa Soares e o Pedro Crisóstomo, o cenário discutido com a esquerda prevê a criação de escalões, com taxa liberatória inferior aos actuais 28%, para os proprietários que aceitem contratos mais longos e rendas mais baixas. Eis as mudanças que estão a caminho. A que se junta um número sobre a nova isenção de IRS: 669 euros (via Negócios).
A partir de hoje estão em greve os enfermeiros. É portanto o dia para ouvir os argumentos deles. "Que país diz aos enfermeiros que outros podem ganhar 1600 euros e eles não?", diz Ana Rita Cavaco, bastonária dos enfermeiros, numa entrevista conduzida pela Margarida David Cardoso. Do outro lado está o ministro da Saúde, que diz que este protesto é isto.
Em paralelo, o Governo ainda procura soluções para as carreiras do Estado. Mas o último documento divulgado ainda é um enorme quebra-cabeças (e só falta um mês para haver Orçamento de 2018).
Ontem, a direita pediu a cabeça do ministro da Defesa. Uma entrevista ao DN sobre o que se passou em Tancos deixou Assunção Cristas chocada e o PSD pronto a chamar o ministro ao Parlamento.
Os incêndios também continuam a fazer notícias. Agora, o Luciano Alvarez descobriu que os contratos para equipar bombeiros mais do que triplicaram neste Verão (ainda antes dos grandes problemas). E entre as compras há bilhetes para tourada, escultura e limpezas com jardinagem incluída.
Pelo meio, segue a campanha autárquicaPassos atira-se a Costa, o "poluidor"Catarina Martins devolve a Passos, o "cínico" (e faltam três semanas para esta parte acabar).
A propósito de rupturas, parece que viúvos e divorciados vão deixar de ter de esperar para voltar a casar-se. O segundo matrimónio tem três padrinhos, conta a Natália Faria.
E, a propósito de matrimónios, está aí mais uma polémica: é uma suspeita de discriminação racial na procriação assistidacontada no DN de hoje, com médicos a impor dadores com base na cor do receptor.
O que me lembra a série Racismo à portuguesa, que a Joana Gorjão Henriques continua a lançar aqui no PÚBLICO aos sábados. Desta vez o tema foi a Educação, seguindo pelos manuais, pela presença na academiapelo ensino superior - e pelasexpectativas.

Paragem obrigatória

Vamos às leituras mais longas do dia, aquelas que não encontrará em qualquer outro site?
1. Viena: a melhor cidade do mundo é governada por um dinossauro.Em Portugal, os "dinossauros autárquicos" foram condenados por lei à extinção, mas a cidade que é campeã dos índices de qualidade de vida é governada há mais de duas décadas pelo mesmo homem. O Pedro Ribeiro, antigo jornalista do PÚBLICO, voltou à casa para nos contar como se vive naquela cidade, apontando caminhos que talvez fosse bom seguir. "Wien ist anders", Pedro? 
2. O caminho milenar que também vai dar a Santiago. A Jeira, via construída quando os romanos controlavam a Península Ibérica, segue por Terras do Bouro até entrar no país vizinho pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Quase desconhecido, sem grandes infra-estruturas, é um desafio para quem quer chegar a Compostela por trilhos desconhecidos. Um "convite à descoberta", que ainda tem uns obstáculos pelo caminho. O Tiago Mendes Dias e o Adriano Miranda mostram e explicam quais.
3. Catalunha: uma identidade que nem o tempo nem Madrid apagaram. Catalanismo, nacionalismo, independentismo, palavras que hoje têm sentidos diferentes do que tiveram - e certamente do que terão quando passar a actual crise. Hoje sai-se à rua na Catalunha, porque é dia de celebrar a Diada. A Sofia Lorena foi ao fundo do baú procurar as raízes do ser catalão, acabando na interrogação sobre o que acontece a partir de amanhã.
4. Por que é que querem tanto convencer-nos a "comer limpo"? O conceito de “comida limpa”, com o seu quê de culto de pós-verdade, veio confirmar o quão vulneráveis e perdidos milhões de nós se sentem relativamente ao regime alimentar – melhor dizendo, relativamente ao nosso corpo. E como qualquer culto, pode tornar-se sombrio e fracturante quando seguido cegamente. Este texto é um saudável alerta. E é um exclusivo PÚBLICO/The Guardian, que fez a capa de ontem do P2, com um texto complementar da Alexandra Prado Coelho: "Há uma alimentação imoral?"

O dia à nossa frente

Por cá, para além da greve dos enfermeiros, o Governo reúne-se em Conselho de Ministros extra, lançando a discussão sobre as obras públicas pós 2020; e o Montepio anuncia os resultados da OPA que lançou sobre o seu próprio banco.
Lá por fora será um dia cheio: na Catalunha anuncia-se a 'Diada' - a comemoração do dia da região, que é também uma manifestação pela independência; no Parlamento britânico vota-se um roteiro para o Brexit, explicitando a transposição de legislação europeia para uma nacional (aqui via Reuters); enquanto em Nova Iorque o Conselho de Segurança da ONU delibera sobre novas sanções à Coreia do Norte

Por aqui no PÚBLICO, ainda festejamos o que aconteceu no sábado passado: a primeira edição do Festival P, que foi um sucesso e um prazer para nós e para as mais de 1000 pessoas que passaram por lá (como pode perceber pelos sorrisos e pelas imagens). Mas como não sabemos estar parados, já estamos a lançar uma outra novidade: o projecto CIDADES, em parceria com o Google e com alguns jornais regionais, que usa a sua localização para lhe dar as notícias, estatísticas, informações úteis que estão mais perto de si. Hoje, o que lhe pedimos é que o teste, que ande por lá, e que nos dê feedback.
Por agora é tudo. Ou não, porque a informação não para de cair aqui.
Tenha um dia bom. Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário