terça-feira, 17 de outubro de 2017

Workshop “De olho no rótulo” na Biblioteca Municipal de Cantanhede

A Biblioteca Municipal de Cantanhede irá receber no próximo dia 20 de outubro, às 18h00 um workshop denominado “De olho no rótulo”, numa semana que se comemora o Dia Mundial da Alimentação. A iniciativa conta com a organização da DECO FORMA, com o apoio do Município de Cantanhede, e é de acesso gratuito e aberta ao público em geral.
O evento visa promover junto da população formas de compreender e descodificar os rótulos das embalagens alimentares, os seus níveis de gorduras, sal e açúcares, permitindo dessa forma a melhor seleção de alimentos.
DECO FORMA tem como objetivo contribuir para a qualificação dos profissionais na área dos direitos dos consumidores, permitindo a aquisição de novas competências, a sua melhoria e aprofundamento, de modo a garantir os direitos e interesses dos consumidores, no desempenho da sua atividade profissional. As propostas formativas desenhadas visam promover as boas relações entre as empresas e os consumidores, dirimindo os conflitos de consumo e aumentando os níveis de confiança do consumidor necessários num mercado competitivo e inovador.
A DECO FORMA desenvolve neste âmbito workshops informativos sobre diversas áreas do consumo de forma a capacitar os consumidores com conhecimentos que lhes permitam a tomada de decisões mais adequadas, no ato de escolha e compras inteligentes e sustentáveis. Estes workshops estão abertos aos consumidores em geral e encontram-se também disponíveis para empresas, entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar ações informativas e de esclarecimento para os seus colaboradores e/ou membros, sobre temas do consumo numa perspetiva de responsabilidade social.
A formação e educação dos consumidores é bastante importante numa época em que, segundo o último Inquérito Alimentar Nacional, quase 6 em cada 10 portugueses, ou 5,9 milhões, são obesos ou já exibem características de pré-obesidade. A hipertensão arterial, com uma taxa de prevalência de 26,9%, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, integra o grupo das doenças cardiovasculares com números inquietantes. Estas e outras doenças, como a diabetes, encontram-se ligadas ao excesso de açúcares, de gorduras (lípidos), de gorduras saturadas e de sal.



Nenhum comentário:

Postar um comentário