quarta-feira, 1 de novembro de 2017

As aparências nos enganam e as vezes nos destroem

É muito comum sermos enganados pelas aparências. A leitura do livro de Josué, capítulo 9, mostra o estratagema do povo de Gibeão sobre Josué, sucessor de Moisés, o qual, movido pelas aparências de uma situação inteligentemente encenada, resolveu fazer aliança com um povo que desconhecia totalmente.
Josué fez esta aliança sem consultar a Deus, e apenas três dias depois, percebeu que fora enganado. Mas, a aliança estava selada, e consistia essencialmente em poupar a vida dos gibeonitas, porém, Josué ficou irritado com o engano e fez dos habitantes da cidade de Gibeão, escravos do povo judeu, que em grande número avançava sobre os povos que viviam na terra prometida.
Os gibeonitas tornaram-se rachadores de lenha e tiradores de água para a congregação de judeus e para o altar do Senhor. E estavam bem satisfeitos, afinal, suas vidas foram poupadas.
No livro de 2 Samuel, capítulo 21, cerca de 320 anos após a aliança
de Josué com os gibeonitas, estes se vingam do povo judeu. Veja como:
Nessa época, o rei Davi era o líder dos judeus, cujo povo, há três anos consecutivos perecia de fome na terra de Canaã. E Davi não entendia o que se passava, não entendia porque passavam fome, então, finalmente resolveu arguir Deus.
E Deus lhe disse: “Há culpa de sangue sobre Saul e sobre sua casa porque ele matou os gibeonitas.”
Saul antecedera o rei Davi, e quebrou a aliança de Josué com o povo gibeonita.
E Davi, percebendo o ato falho, a quebra da aliança, imediatamente chamou os gibeonitas, que exigiram como reparação, a morte de sete homens da descendência de Saul.
Eles não queriam nem ouro nem prata, queriam a vida de descendentes do homem que quebrara aliança, que os enganara.
E o rei Davi sem alternativa assentiu, e os sete homens da casa de Saul foram enforcados. E, depois disso, Deus se tornou favorável para o povo judeu, vieram as chuvas sobre Canaã, e a fome finalmente cessou.
Transportando estes fatos bíblicos para o tempo que vivemos, nós também vivemos situações de fome e penúria, sem que haja culpa de nossa parte, porém, mesmo que não tenhamos culpa, temos responsabilidade pela situação que vivenciamos.
Quando as coisas dão errado, e os cenários nos afligem, precisamos arguir Deus, arguir nossa cobertura espiritual, e sermos claros:
Enfrento tal situação e estou atribulado e sofrendo. O que está acontecendo, afinal. Pode me auxiliar, por favor?
Consulte a Deus tão logo surja dificuldade. Não espere três longos anos como fez o rei Davi, porque a procrastinação atrasará a sua benção, e claro, prolongará o seu sofrimento.
As aparências enganam e destroem. E nosso Brasil ainda vive momentos extraordinariamente difíceis, porque fomos enganados pelas aparências.
A população brasileira foi enganada por Luiz Inácio que chegou ao poder porque prometeu ética, decência e honestidade. O povo humilde acreditou naquele metalúrgico que falava tudo o que os trabalhadores queriam ouvir. E a partir de 2005 as tragédias começaram vir à tona...
E os planos maquiavélicos do PT começaram a ruir... E o povo humilde começou a desconfiar de tanta denúncia...
Sua sucessora, Dilma Rousseff, idem ibidem, não obstante, nesses anos todos, o governo federal encurralou os brasileiros numa verdadeira sinuca de bico, numa sinecura de lascar; e muitos, sem aquilatar que a culpa é nossa, (e mesmo que não seja nossa, porque não votamos nem em Lula, nem em Dilma), a responsabilidade é toda nossa e temos que arcar com o ónus dessa responsabilidade.
Temer veio no pacote pois era vice de Dilma, e pelo menos não é um populista e está tentando fazer o que o país precisa: Reformas!
Porém, não há mal que dure para sempre, e após tanta balbúrdia, tanta sandice e tanta iniquidade, eis que surge réstia de luz no final do túnel, isto é, o BRASIL, começa a dar certo! A economia começa a crescer outra vez... O ânimo empresarial retorna. Aleluia!
Vivemos agora o fim de um ciclo que tornou o país uma terra arrasada. É o fim de um ciclo onde todos os contratos de obras com o governo estavam açodados com a imoralidade, a ganância e a corrupção.
Penso que o Brasil está concluindo um período de trevas para iniciar uma nova etapa, uma nova era. O país começa a dar sinais de recuperação, e o que precisamos fazer é escolher as pessoas certas para dirigir esta nação.
E os petistas, esbravejam e prometem que farão o diabo para não sair de cena.Está bem, vamos aguardar os acontecimentos.... Sei que nossas forças armadas estão vigilantes e atentas, e estes homens tem o dever cívico de garantir a democracia e o cumprimento de nossas leis.
E sei que Deus está do nosso lado. Ele é soberano, tudo comanda e nunca abandona aliados. Glória a Deus!

João António Pagliosa - Curitiba/PR
Engenheiro Agrónomo, palestrante e escritor
Curitiba, 01 de novembro de 2017

Nenhum comentário:

Postar um comentário