quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Protesto dos árbitros: só três ainda não pediram dispensa da próxima jornada

A TSF sabe que, dos 66 árbitros da primeira categoria, só três ainda não pediram a dispensa dos jogos do fim de semana. Um protesto contra a suspeição no futebol português.
Resultado de imagem para Protesto dos árbitros: só três ainda não pediram dispensa da próxima jornada
Até esta quarta-feira, 95% dos árbitros da primeira categoria (árbitros principias e assistentes) já enviaram para o Conselho de Arbitragem pedidos de dispensa para os jogos do próximo fim de semana. A TSF apurou que já aderiram ao protesto 63 dos 66 profissionais.
Os homens do apito vão parar contra "o ambiente inflamado e de contestação permanentes no futebol português".
O Diário de Notícias adianta que há uma comissão formada pelos árbitros Artur Soares Dias e Jorge Sousa, do Porto, Nuno Almeida, do Algarve, e Hugo Miguel, de Lisboa. São eles que estão na frente deste protesto contra o ambiente que se vive no futebol português e querem que o desagrado seja levado a sério.
A gota de água terá sido as denúncias feitas pelo Benfica há dois dias que trouxeram novas suspeitas sobre os árbitros.
Depois da ameaça de uma greve aos jogos da Taça da Liga, tudo indica que desta vez é que o protesto se concretiza e com uma forte adesão dos 66 árbitros da primeira categoria. São 22 juízes principais e 44 assistentes.
Protesto em 2011
Apesar deste cenário, o regulamento prevê que um jogo se realize mesmo sem qualquer elemento da equipa de arbitragem.
O jornal A Bola lembra que isso já aconteceu em 2011 quando num Beira Mar-Sporting o apito foi entregue a um adepto que estava na bancada por causa de um boicote dos árbitros da primeira categoria ao clube de Alvalade. Pode também acontecer, em último caso, que o jogo seja apitado por um dos capitães de equipa.
O presidente do Conselho de Arbitragem tem agora uma decisão para tomar perante os pedidos de dispensa. Os regulamentos indicam que esses pedidos têm de ser feitos pelo menos com 20 dias de antecedência, mas a regras tem uma exceção: "Salvo se ocorrer um facto imprevisto e de força maior, devidamente comprovado".
Perante a ameaça de uma paragem nos próximos jogos, os dirigentes dos clubes da 1.ª Liga pedem "bom senso" aos árbitros. No final de uma reunião do G15 no Porto, António Salvador, líder do Sporting de Braga, deixou um desafio aos árbitros: "Que tenham coragem de parar os jogos dos três grandes".
TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário