quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Mealhada aprova“cláusula do mau tempo” para cobrir eventuais prejuízos com Carnaval

A Câmara da Mealhada apoia com 60 mil euros a realização do Carnaval de 2018, mas admite pagar mais 24 mil euros à Associação Carnaval da Bairrada (ACB) se o evento for prejudicado pelo mau tempo.
O apoio financeiro de 60 mil euros à ACB é igual ao que foi atribuído nos últimos dois anos e será pago em três ‘tranches’: a primeira, no valor de 25 mil euros, até ao dia 11 de dezembro de 2017, a segunda, de igual montante, até ao dia 20 de janeiro de 2018, e a terceira, de 10 mil euros, até dia 20 de fevereiro.
Tal como tem feito nos últimos anos, a autarquia liderada por Rui Marqueiro introduziu no protocolo celebrado com a Associação a chamada "cláusula do mau tempo", considerando que se trata de um "risco não segurável" a possibilidade de o desfile acabar por ter prejuízos de bilheteira devido a "condições climatéricas adversas".
O vento, o frio e a chuva são considerados os maiores inimigos da maior festa popular do concelho, tendo levado nos últimos dois anos à interrupção ou adiamento do desfile carnavalesco.
Em 2016, a autarquia acabou mesmo por fazer um pagamento extra de 24 mil euros à Associação de Carnaval da Bairrada para cobrir o prejuízo do desfile desse ano, provocado pelo mau tempo.
A minuta do protocolo, aprovado pelo executivo municipal na reunião desta semana, estabelece que a ACB tem "a responsabilidade de toda a organização do Carnaval de 2018", nomeadamente os corsos de Domingo Gordo e de terça-feira de Carnaval com desfiles de carros alegóricos, escolas de samba e ainda o Festival de Samba.
À autarquia, cabe o apoio logístico em diversos aspetos, desde o uso de instalações municipais à disponibilização de pessoal para montagem de vedações e limpeza do recinto.
Estabelece ainda que ACB assegurará a participação das escolas de samba (baterias) no Carnaval de Palmo e Meio, destinado a crianças, disponibilizando, nomeadamente, a tenda instalada, caso o mau tempo impeça a realização do desfile.
Em contrapartida, a ACB compromete-se a fornecer à autarquia cópia de todos os documentos finais de prestação de contas, depois de aprovados em Assembleia Geral.

Fonte: MadreMedia/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário