quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

360º - O outro lado do Salário Mínimo. Explicador: Lula vai preso? As novidades do caso Manuel Vicente. E a expressão corporal de Marcelo

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um tribunal brasileiro decide hoje de manhã um recurso de Lula da Silva sobre a sentença que o condenou a uma pena de 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula pode ser preso já? E pode candidatar-se a Presidente? Todas as respostas estão neste Explicador.

Marcelo Rebelo de Sousa comemora hoje dois anos de mandato e ficou a saber que já tem um adversário potencial nas próximas eleições: Sampaio da Nóvoa admite voltar a concorrer, segundo confidenciou numa entrevista à RR e ao Público.

Na rubrica em vídeo do Observador "Corpo a Corpo", Rui Mendes, especialista em linguagem corporal, analisa os abraços e as expressões do Presidente. (Houve muito para analisar: as contas do Público dizem que Marcelo esteve 177 horas, 7 minutos e 48 segundos na televisão.)


Mais informação importante
Os dirigentes angolanos continuam a não entender o princípio básico da separação de poderes. Ontem, o ministro dos Negócios Estrangeiros de Angola felicitou a decisão do tribunal de separar o processo de Manuel Vicente como "um passo no sentido do desejo das autoridades angolanas e – acredito – que também das autoridades portuguesas".

O ministro angolano falava no final de um encontro entre o Presidente João Lourenço e António Costa, em Davos. Conclusão do primeiro-ministro português, depois de reconhecer que ambos falaram sobre o caso de corrupção que envolve Manuel Vicente: "Tudo decorre normalmente com uma única exceção, não haver visitas ao mais alto nível aos respetivos países".

Numa demonstração de optimismo irritante (e de irrealismo), Marcelo Rebelo de Sousa também falou sobre o tema. Segundo o Presidente da República, a relação de Portugal com Angola “não podia ser melhor”.

Em Lisboa, na segunda sessão do processo por corrupção, o procurador Orlando Figueira continuou a defender-se. A estratégia é simples: dizer que Manuel Vicente não lhe pagou nada e concentrar todo o fogo em Carlos Silva, o angolano à frente do Banco Privado Atlântico. O próprio Orlando Figueira explicou o raciocínio: "Houve uma necessidade da investigação do Ministério Público em pôr o Manuel Vicente e não o Carlos Silva, porque (...) se onde se lesse Manuel Vicente se lesse Carlos Silva, não havia corrupção”. O julgamento prossegue daqui a pouco e vamos seguir tudo em permanência no Observador.

As jornadas parlamentares do PS mostraram polémica e desconforto por causa das mudanças no código de conduta dos deputados, nas novas obrigações para titulares de cargos políticos e na regulação do lóbi. Legislar “a mata-cavalos” e "normas absurdas" são duas expressões que ajudam a perceber o ambiente. No final, Carlos César recusou as críticas e defendeu a legislação.

O Governo quer mesmo ajudar a resolver o conflito na AutoEuropa. Por isso, a Segurança Social vai pagar as creches ao sábado dos filhos dos trabalhadores da fábrica que tenham de cumprir os novos horários. O Ministério garante que este benefício não é um exclusivo dos trabalhadores da AutoEuropa.

Outro conflito laboral: os enfermeiros dizem que estão a ser "pressionados" para lavar o chão na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados do Campo – Caramulo, em Tondela.

Atenção: tem até 15 de fevereiro para atualizar no Portal das Finanças dados sobre o seu agregado familiar para a declaração de IRS de 2017. As Finanças explicam quais são os passos que tem de dar.

O Turismo do Porto e Norte de Portugal vai ficar sem dinheiro para pagar salários a partir de 1 de fevereiro, escreve o JN. O Governo fala em "erro técnico".

Há cerca de 13 mil desempregados de longa duração que estão em condições de pedir o subsídio extraordinário que foi criado no Orçamento para 2016. O Ministério vai começar a notificá-los, avança o DN.

Hoje, sentiu-se em Beja um sismo de 3,1 com epicentro a 8 km de Almodóvar. Não houve danos.

A novela SuperNanny dura, dura e dura (como todas as novelas, aliás). Agora, o Ministério Público decidiu agir e abriu um inquérito a propósito do primeiro episódio. Pode estar em causa o crime de desobediência por parte da SIC, ao não ter retirado do ar imagens da criança.

O procurador-geral dos Estados Unidos, Jeff Sessions, foi ouvido durante várias horas no âmbito da investigação à alegada interferência da Rússia na eleição de Donald Trump. O The New York Times revelou que James Comey, o ex-diretor do FBI despedido por Trump, também prestou declarações há algum tempo.

Bill Gates a falar na CNN sobre as maravilhas das bitcoins? É um exemplo de como as fake news podem ser usadas para lhe tirar dinheiroO Manuel Pestana Machado desconstrói um estratagema que chegou ao feed do Facebook.

O Vitória de Setúbal venceu a Oliveirense por 2-0 e é o primeiro finalista da Taça da Liga. Na final, vai enfrentar o vencedor do FC Porto-Sporting de hoje.


Os nossos Especiais
 
É o outro lado do Salário Mínimo Nacional. Quem recebe e quem paga o salário mínimo em Portugal? As empresas podem ou não pagar os aumentos? E o que tem um bolo de chocolate a ver com tudo isso? O ensaio de Carlos Guimarães Pinto responde e ajuda a pensar sobre um tema que divide opiniões e provoca discussões.

“Ter uma empresa é das coisas mais solitárias que existem". Miguel Soares lançou a Partteam há 17 anos, hoje vende os quiosques multimédia mais inovadores do mundo e conta as suas dificuldades em mais um episódio da rubrica do Observador "O Meu Fracasso Antes do meu Sucesso".


A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Notícias de uns portugueses que também há": "Os Vinhas eram dois irmãos que tinham ambos, pouco portuguezmente, a necessidade da desinstalação: levaram a vida a fazer coisas pelo país e a fazê-las bem feitas".

Luís Aguiar-Conraria escreve "A Autoeuropa, a Supernanny e os carneiros que não precisam de cão pastor": "Uma proposta que teve 99 deputados a favor e 98 contra foi chumbada por 107-106. E não é caso único, pois faz parte do regimento da Assembleia da República que os nossos deputados não têm voz própria".

José Ribeiro e Castro escreve sobre a operação Fizz e "O Estado de direito no fio da navalha": "O cortejo de políticos, mais ou menos retirados, dedicados a empresas ou escritórios, opinando de modo alarmista e enviesado e exercendo pressão sobre o processo, deixa-nos ficar muito mal como país".


Notícias surpreendentes

Já há candidatos aos Óscares, com "A Forma de Água", de Guillermo del Toro, a conseguir 13 nomeações. Se quer saber tudo (mas tudo, tudo) sobre os filmes, veio ao sítio certo:

"The Post", um dos nomeados para Melhor Filme, estreia esta semana em Portugal. O Eurico de Barros já o viu, dá-lhe três estrelas e escreve que "o melhor do filme é a evocação do funcionamento dos jornais na época".

Os russos vão ter menos um filme para ver no cinema. O Governo proibiu a exibição de “A Morte de Estaline”, uma comédia negra que venceu quatro prémios British Independent Film. Parece que o filme é "desprezível”, "mau", "aborrecido", "vil", "repugnante" e "nojento".

Esta vai ser uma manhã cheia, com a terceira sessão do caso Manuel Vicente e com a decisão sobre Lula, por isso vá passando pelo Observador para ficar informado.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário