quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

360º - Tudo sobre o Falcon Heavy, o foguetão que nos quer levar a Marte. E ainda: 5 respostas para as dúvidas sobre o pânico na bolsa

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Às 20h45, entrámos numa nova era da exploração espacial. Elon Musk, o homem da Tesla, conseguiu lançar para o espaço o Falcon Heavy, o foguetão mais poderoso da atualidade. É o primeiro passo para um dia, talvez, chegarmos a Marte - a Marta Leite Ferreira conta o que é que aconteceu e porque é que isso é importante.

Nestes voos de teste, normalmente colocam-se blocos de cimento no interior a simular o peso necessário, mas Elon Musk quis ser original. Dentro do Falcon Heavy temos:

  1. O Tesla Roadster vermelho-cereja pessoal de Musk;
  2. Um manequim chamadao Spaceman ao volante;
  3. No lugar do rádio do carro, uma placa negra com a mensagem “Don’t Panic!”;
  4. Como música ambiente, em loop, a canção “Space Oddity”, de David Bowie.
Vamos a mais detalhes: que foguetão é este que quer levar seres humanos a Marte? Como funciona e quais as suas características? Porque é que se chama assim? Quanto dinheiro custou? E o que se segue? Tudo boas perguntas a que o Manuel Pestana Machado responde.

Mais uma excentricidade de Elon Musk: neste momento, há uma câmara no Tesla que transmite em direto para a Terra tudo o que se está a passar no espaço. Pode ver o streaming de vídeo aqui.

Tudo isto foi conseguido através da força de vontade de Elon Musk. Quem é o génio milagreiro que salvou a Tesla em 2008 e agora está envolvido nesta aventura espacial? Vale a pena ler (ou reler) o perfil feito pela Ana Pimentel.


Mais informação importante
Vem aí a última grande batalha da “geringonça”: PCP e BE não querem esperar mais tempo para rever a lei laboral. Há propostas quase impossíveis de aceitar pelo PS, outras muito difíceis e outras ainda que podem avançar depois de negociações. A Rita Tavares fez a lista completa do que está em causa, da caducidade da contratação coletiva ao regresso dos 25 dias úteis de férias.

Mais um tema difícil que chega em breve: o PS juntou-se ao BE e ao PAN para apresentar um projeto a defender a despenalização da eutanásia. Já se percebeu que a liberdade de voto dos deputados será decisiva para o resultado final.

Estes dois temas ameaçam aumentar a tensão entre PS e PCP dentro da "geringonça". Os comunistas querem aumentar a velocidade na lei laboral e diminuí-la na eutanásia.

Marcelo Rebelo de Sousa fez ontem um elogio póstumo a Passos Coelho, futuro ex-líder do PSD. Num discurso na conferência Banking Summit, o Presidente afirmou que este governo herdou "um trilho aberto, e começado a percorrer, com inquestionável mérito", lembrando as "diligências" para estimular o turismo e trazer a Web Summit.

Vamos agora ao que o Presidente ainda não sabe, pelo menos oficialmente: o Almirante Silva Ribeiro será o novo Chefe do Estado Maior General das Forças Armadas. E o vice-almirante António Mendes Calado já terá sido convidado pelo ministro da Defesa para liderar a Marinha.

Vinte e quatro horas depois da queda violenta nas bolsas, já podemos respirar melhor? O David Almas foi olhar para o que se passou e falou com especialistas que até acham que há aqui uma oportunidade para reforçar carteiras de investimento.

O Conselho Superior de Magistratura suspendeu a promoção da juíza Fátima Galante ao Supremo Tribunal de Justiça - a subida acaba por ser travada à última hora pela Operação Lex, onde é arguida. O Conselho confirmou também a suspensão de outro arguido, o juiz Rui Rangel.

Da Operação Lex para a Operação Fizz. O Observador divulgou a carta enviada por Manuel Vicente ao procurador-geral angolano a pedir a transferência do processo para Luanda. É um documento importante.

Ainda sobre Angola: Paulo Portas desmentiu ontem ao Jornal Económico ter sido contratado por homens próximos de José Eduardo dos Santos para intermediar a compra da Cofina, dona do Correio da Manhã. Se fosse verdade, seria grave, uma vez que esse movimento só poderia ter como objetivo silenciar um grupo de comunicação social incómodo para o poder angolano.

José Sócrates escreveu um artigo de opinião a alertar para as semelhanças entre a Operação Lex e a Operação Marquês. Elas, de facto, existem, mas não serão aquelas em que estava a pensar o ex-primeiro-ministro, como mostra o nosso vídeo.

Há uma reviravolta divertida no caso da taxa de proteção civil cobrada ilegalmente pela câmara de Lisboa: agora, Fernando Medina diz que está a pensar processar o Estado por "quebra da confiança". Recapitulando: a câmara cria uma taxa inconstitucional, o tribunal declara-a inconstitucional e a câmara processa o Estado por haver uma inconstitucionalidade. Perceberam?

Um grupo de 200 a 300 trabalhadores da Autoeuropa escreveu um abaixo-assinado a "exigir a destituição da comissão de trabalhadores". Está em causa a negociação dos novos horários, escreve o DN.

O sismo de ontem em Taiwan fez desabar três edifícios, incluindo um hotel. Os últimos números contam que há quatro mortos, um desaparecido e 240 feridos.

A irmã de Kim Jong-un vai ao Jogos Olímpicos de Inverno na Coreia do Sul. Detalhe significativo: é a primeira vez que um membro da família do ditador visita Seul.


Os nossos Especiais
 
"Já assistimos a um pequeno ‘crash’ das bitcoins e vão acontecer mais este ano." O aviso é de Frank-Jurgen Richter, que lidera a Horasis, uma organização que concorre com o Fórum Económico Mundial e faz o seu encontro anual em Cascais. A conversa completa está aqui.
 

A nossa Opinião

Maria João Avillez escreve "Se as pessoas soubessem…":"Há uns 3 anos chegou o convite para integrar o Conselho Consultivo do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Convite perturbante, um desafio de voluntariado singular na exigência que me iria impor".

Eu escrevo, sobre Mário Centeno, o artigo de opinião "Querem acabar com os homens bons na política?":"Pelos vistos, se continuarmos neste perigoso caminho, muito em breve os homens bons, como José Sócrates, deixarão de estar dispostos a sacrificar as suas confortáveis vidas para servir o bem comum".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Rendimento Básico Incondicional? Vai mas é trabalhar!": "De um ponto de vista económico, qual é o principal risco do Rendimento Básico Incondicional? É, obviamente, o de muita gente não querer trabalhar e ficar a viver apenas das transferências do Estado".

Paulo Trigo Pereira escreve "Ministério Público: necessitamos mais prestação de contas": "No Ministério Público, precisamos de mais segredo de justiça, para evitar uma mediatização algo obscena e contraproducente à investigação, mas também de mais prestação de contas à sociedade".

Maria João Marques escreve "E tirar a ideologia dos rankings?": "É pena que entre tanto azedume ideológico se perca a real utilidade dos rankings: dar informação às famílias, já que transparência, escrutínio e ajuda à decisão das famílias são obrigações do Estado".


Notícias surpreendentes

António Lobo Antunes foi a Belém relembrar o episódio em que foi assediado sexualmente por um professor de Moral no liceu, em conversa com alunos do Colégio Salesianos. Foi o último convidado do ciclo “Escritores no Palácio de Belém”, promovido pela Presidência da República.

O livro “Volta a Portugal”, de Álvaro Domingues, apanha os contrastes do nosso território através do ensaio e da fotografia. É uma provocação à paisagem, escreve o Nuno Costa Santos, que lhe dá quatro estrelas.

O bourbon é o whiskey norte-americano e não, não é tudo a mesma coisa. O Diogo Lopes foi perceber como se faz um bourbon e, igualmente importante, como se bebe.

Os cães deixados para trás na cidade fantasma de Chernobil vivem na zona de exclusão, suportam o frio extremo e poucos passam dos seis anos. Estas fotos levam-nos até eles.

Vou avisar mais uma vez: o Dia dos Namorados está próximo. Fique com a nossa sugestão de 30 presentes para ela.

Voltamos a encontrar-nos daqui a pouco no Observador, com mais notícias.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário