quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Acordo alcançado para formar coligação na Alemanha

Resultado de imagem para Acordo alcançado para formar coligação na Alemanha
Alívio após semanas de negociações. CDU, CSU e SPD chegaram esta manhã a acordo, há tratado de coligação. A notícia foi adiantada pelo Spiegel Online e ocupa já as manchetes de todos os media alemães. Segue-se a espinhosa consulta às bases sociais-democratas, que têm sido metralhadas por um campanha anticoligação

Na manhã desta quarta-feira, a União (CDU/CSU) e o SPD terminaram as conversações que se prolongaram por mais 48 horas do que o previsto.

O "Spiegel Online" adianta a notícia baseado em informações de fontes que participaram nas negociações, acrescentando que os sociais-democratas ficam com a pasta das Finanças.

O prolongamento das negociações por mais dois dias além do prazo previsto deveu-se à necessidade de limar arestas para ultrapassar as divergências entre os conservadores e os sociais-democratas em particular no que dizia respeito a duas exigências do SPD: um prazo não vinculativo para contratos de trabalho e um alinhamento do seguro de saúde privado e estatutário.

Na terça-feira, o presidente da CDU em Berlim, Volker Bouffier, declarara aos media: "Cada um de nós terá que fazer alguns compromissos dolorosos, e estou pronto para fazer isso se pudermos garantir que os benefícios superem as desvantagens".

Uma vez alcançado um documento com 14 capítulos e 167 páginas, segue-se a consulta às bases sociais-democratas. A campanha contra a aprovação da nova GroKo (acrónimo alemão para grande coligação) conduzida pelo líder da juventude do SPD, Kevin Kühnert, tem sido feroz.

Segundo o site da revista "Der Spiegel", um total de 463.723 sociais-democratas terão de se pronunciar sobre a sua vontade de sustentar, ou não, uma nova coligação governamental para a próxima legislatura de quatro anos. Os opositores da GroKo sentem-se agora fortalecidos pelos número de novos inscritos no partido.

Desde o início do ano, o SPD conta com mais 24.339 inscrições, tweetava Lars Klingbeil, o secretário-geral do SPD, na terça-feira: "Que loucura! Alegro-me muito que estejam todos aí". A recruta de novos militantes que se oponham à GroKo teve por mote o slogan "kick in, say no" (junta-te, diz não).

O resultado da consulta às bases sociais-democratas deverá ser conhecido dentro de três a quatro semanas, esperando-se um resultado para o início de março.

Depois "Spiegel Online", a dirigente da CDU de Colónia, Serap Guler, confirmava a notícia do acordo alcançado num tweet, onde refere que "os bons resultados precisam de tempo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário