segunda-feira, 14 de maio de 2018

360º - Quem são os governantes que se repetem com Costa e Sócrates? E ainda: EUA inauguram embaixada em Jerusálem; insultos aos jogadores do Sporting

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Benfica conseguiu o acesso ao segundo lugar do campeonato; e à Liga dos Campeões; e aos milhões da Liga dos Campeões. Na crónica da vitória frente ao Moreirense (onde também pode ver os vídeos dos melhores momentos), o Bruno Roseiro escreve sobre "aquele jogo que contado ninguém acredita".

Jonas marcou o golo da vitória. E fez mais do que isso:bateu recordes e ficou ao nível de Eusébio.

Se o Benfica conseguiu o segundo lugar, isso quer dizer que o Sporting ficou em terceiro, claro. A derrota frente ao Marítimo (por 2-1) foi fatal. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que "estava tudo preso por arames e o Sporting acabou pendurado".

No final, os jogadores do Sporting foram insultados por adeptos. A PSP teve que intervir e em Lisboa também tomou medidas de segurança especiais.

Um dos mais apupados foi Rui Patrício. O guarda-redes está a apenas cinco jogos de igualar Damas como o jogador mais utilizado na história do clube — mas vai sair antes disso. A despedida do Campeonato, como se conta aqui, não correu bem.

A derrota do Sporting foi o epílogo de 48 horas que trouxeram à baila os problemas de cinco semanas. Como será agora sem Champions?, pergunta o Bruno Roseiro.

Aliás, há um detalhe que diz tudo: Bruno de Carvalho não foi à Madeira assistir à derrota, ficou a ver a vitória do Sporting na Taça de Portugal de futsal.


Mais informação importante
Afinal, quem são os governantes que se repetem com Costa e Sócrates? O PSD tem razão quando diz que os ministros mais importantes são os mesmos? O Observador cruzou os dois governos de Sócrates com o atual, para perceber o que está em causa e explica, um a um, quem são e de onde vieram os repetentes.

O caso Sócrates está a deixar Costa "nervoso". É essa a explicação de Marques Mendes para as reações do primeiro-ministro a declarações do Presidente da República.

Jerónimo de Sousa criticou António Costa por ter dito, numa entrevista, que prefere contratar funcionários públicos a dar aumentos salariais. Naturalmente, o líder do PCP prefere as duas coisas.

Os tribunais gastam 20 milhões de euros por ano nos processos em papel — e, só em correio, são cerca de 18 milhões. Por isso, escreve o JN, o Governo vai informatizar os processos em tribunais de primeira instância e, depois, nos tribunais superiores.

O número de trabalhadores a meterem baixa médica é o mais alto dos últimos 20 anos, avança a TSF. O presidente da CIP diz que já avisou o Governo há um ano.

Há vários obstáculos à ofensiva chinesa sobre a EDP, de que se vai falar muito nos próximos dias. A Ana Suspiro faz a lista.

A Embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém é inaugurada hoje, para coincidir com o dia do 70.º aniversário do Estado judaico. Trump não vai estar presente, mas manda uma mensagem por vídeo.

A deslocação do posto diplomático é a consequência inevitável do reconhecimento pelos Estados Unidos de Jerusalém como capital de Israel. Vão estar presentes 32 países, mas a maioria dos Estados da União Europeia, incluindo Portugal, fica de fora.

É uma notícia que se repete: o homem que, em nome do Estado Islâmico, matou uma pessoa e feriu outras quatro com uma faca em Paris, no sábado, já estava sinalizado como potencial ameaça à segurança.

É uma notícia nunca vista: o Ciudadanos já vale mais do que o PP e o Podemos já vale mais do que o PSOE. Uma sondagemdivulgada pelo El País mostra o que está a mudar na política espanhola. 


Os nossos Especiais
 
Há 60 anos, Humberto Delgado avançou contra Salazar. A sua campanha não foi o resultado da percepção do poder da oposição, mas sim a sensação de desagregação interna do regime. Rui Ramos escreve sobre o general que quis demitir Salazar.


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Eles sempre souberam": "A relação entre política e negócios foi tema no PS, em 2014, porque Seguro apontou o dedo ao 'partido invisível'. Quem escolheu Costa não pode, hoje, alegar que não sabia quem eram os seus aliados".

João Carlos Espada escreve "EDP: um intrigante silêncio": "Ficou célebre a máxima de Xi Jinping: 'Governo, militares, sociedade e escolas — Norte, Sul, Este e Oeste — o partido é o líder de todos'. Portugal estará incluído?".

Luís Rosa escreve "Uma 'irritante' falta de espinha direita": "Para um país em que a corrupção é combatida sem tréguas, deixar que lhe dobrem a espinha não é uma hipótese em cima da mesa. Foi isso que Angola tentou fazer a Portugal no caso Manuel Vicente".

João Marques de Almeida escreve "Não foi só Sócrates, também foi o PS": "Numa Lisboa onde se sabe tudo, onde todos dizem tudo em privado, uma cidade onde não há segredos sobre as vidas dos políticos, nenhum dos envergonhados desconfiou sobre os hábitos de vida de Sócrates?".

Alberto Gonçalves escreve "O Grupo de Lesados do 'eng.' Sócrates": "O argumento central do Grupo de Lesados do 'eng.' Sócrates passava por invocar, com voz firme, a presunção de inocência devida ao 'animal feroz'. Agora exigem que se presuma a inocência deles próprios".


Notícias surpreendentes

Já leu tudo sobre o Festival da Canção? Então, não leia mais — veja. O fotojornalista João Porfírio esteve nos bastidores com Filomena Cautela, uma das apresentadoras mais elogiadas, e mostra o que ninguém viu em casa.

A Escola Gaspar Frutuoso em Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, é o tema do novo livro de Carlos Almeida Marques, o arquiteto que a projetou. Vasco Rosa dá cinco estrelasa "Gaspar Frutuoso School. Architecture as a pedagogic space".

São lenços de seda que homenageiam a arte e a cultura portuguesas. Conheça a Antiflop.

Já sabe que foi lançado há dias o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário