segunda-feira, 14 de maio de 2018

Nacional | Associações de imigrantes apresentam propostas no parlamento


Resultado de imagem para Associações de imigrantes apresentam propostas no parlamento
Os representantes dos imigrantes que se concentraram hoje em frente do parlamento transmitiram aos deputados do PS, Bloco de Esquerda e PCP a necessidade de se atribuir um visto aos estrangeiros indocumentados que trabalham em Portugal.

"Do Bloco de Esquerda e do Partido Comunista Português há uma disponibilidade total para se engajarem na luta pelos direitos dos imigrantes. Isso ficou claro embora nos tenham dito que não depende só deles", disse à Lusa Timóteo Macedo, da Associação Solidariedade Imigrante.

"O PS mostrou-se sensível e disse que iria fazer todos os possíveis para tentar influenciar os governantes no sentido de se resolver o problema", acrescentou Timóteo Macedo.

Resultado de imagem para Associações de imigrantes apresentam propostas no parlamento
Várias centenas de imigrantes, maioritariamente oriundos de África e do continente asiático, concentraram-se hoje desde as 10:00 em frente da Assembleia da República para exigir direitos de cidadania e documentos de residência, até porque descontam para a Segurança Social.

Os representantes dos manifestantes, nomeadamente a Associação Solidariedade Imigrantes, foram recebidos por três partidos, mas esperam ainda vir a se recebidos em breve pelo PSD, CDS/PP e PEV.

De acordo com as organizações não-governamentais, os despachos proferidos pela anterior Direção Nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anularam, em 2016, as normas sobre a legislação relativa à entrada legal de estrangeiros em Portugal, deixando "na mais dura clandestinidade" mais de 90% dos imigrantes que se encontram a viver e a trabalhar no país.

Trata-se de pessoas que contribuem de forma ativa no Sistema de Segurança Social, com mais de 310 milhões de euro por ano, refere a associação.

A Associação Solidariedade Imigrante, assim como os outros grupos que representam os cidadãos estrangeiros, apresentam como solução a atribuição de um visto que pode depois fazer desbloquear todo o processo, do ponto de vista burocrático.

"Queremos que o problema se resolva, mas queremos que se resolva de uma forma eficaz: que se dê um visto no passaporte a todos os imigrantes que estão em Portugal a trabalhar e a descontar para a Segurança Social, uma vez que não podem provar a entrada legal no país, pelo famigerado despacho de março de 2016. Mas eles estão cá. Não os podemos expulsar", sublinhou Timóteo Macedo.

Antes, a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, esteve presente na manifestação e disse aos jornalistas que o partido vai apresentar em breve propostas no sentido de se avançar com o processo de regularização.

"O Bloco de Esquerda propõe que os imigrantes que estejam pelo menos a efetuar descontos durante um ano em Portugal passem a ter documentos de residência, assim como acesso ao Serviço Nacional de Saúde", disse a coordenadora do BE.

Entretanto os grupos que apoiam os imigrantes em Portugal vão também pedir audiências ao Presidente da República, ao primeiro-ministro, ao ministro da Administração Interna e ao presidente do Conselho Económico e Social.

O responsável da Associação Solidariedade Imigrante alerta também que as políticas securitárias e restritivas e que criminalizam a entrada e permanência dos imigrantes na Europa só contribuem para colocar homens e mulheres "na mais profunda clandestinidade", insegurança e instabilidade, ficando as pessoas sujeitas "à mais dura exploração e às redes de tráfico de seres humanos".

Fonte: DN/Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário