segunda-feira, 14 de maio de 2018

Gaza | Dezasseis mortos e 500 feridos em confrontos entre palestinianos e soldados israelitas


O Exército israelita espera que dezenas de milhares de palestinianos participem nos protestos contra a transferência da embaixada dos Estados Unidos de Telavive para Jerusalém

Pelo menos 16 palestinianos morreram e 500 ficaram feridos em protestos junto à fronteira com Gaza contra a transferência da embaixada dos EUA de Telavive para Jerusalém, segundo autoridades de saúde palestinianas, citadas pela Reuters. A vítima mais nova teria 14 anos.

De acordo com Ashraf al Qedra, porta-voz do Ministério da Saúde palestiniano em Gaza, a primeira vítima foi Anas Qudieh, de 21 anos, que morreu na sequência do impacto de uma bala a este de Jan Yunis, sul do enclave.

Milhares de palestinianos reuniram-se hoje em vários pontos da fronteira e pequenos grupos tentaram aproximar-se das barreiras de segurança que estão fortemente vigiadas pelo exército.

Segundo a agência espanhola EFE, as forças israelitas, que haviam alertado a população para não se aproximarem da linha divisória, dispararam gás lacrimogéneo contra os manifestantes para impedir que eles se aproximassem do portão de segurança.

Em panfletos lançados por caças, o exército israelita avisa que "atuará contra qualquer tentativa de danificar a vedação de segurança ou atacar soldados ou civis israelitas".

Na terça-feira, os palestinianos assinalam o 'Nakba' (desastre, em árabe), que designa o êxodo palestiniano em 1948, quando pelo menos 711.000 árabes palestinianos, segundo dados da ONU, fugiram ou foram expulsos das suas casas, antes e após a fundação do Estado israelita.

Com estas mortes elevam-se para 70 o número de palestinianos abatidos por soldados israelitas na faixa de Gaza desde o início das manifestações, a 30 de março.

Fonte: DN
Antonio Andrade · 
São 16, ao fim do dia serão umas dezenas e amanhã continua. Normal. Israel tem um governo que respeita tanto a vida humana, como a respeitavam os nazis. Se o Netanyahu tivesse nascido na Alemanha, para aí em 1910 seria, certamente, um oficial das SS e coitados dos judeus que ele apanhasse. Como se não bastasse tem um amigalhaço chamado Trump, idiota e ignorante da história daquela zona que lhe facilita a vida...
GostoResponder211 min
Manuel Dourado · 
Será que é assim tão importante, para os EUA, a mudança da embaixada de Telavive para Jerusalém?
Parece mais uma atitude irresponsável, de confronto sem necessidade, apenas com eventuais ganhos políticos internos particularmente junto da comunidade judaica.
Julia Wallers · 
A ganância,imposição de força, arrogância no seu melhor, malditos sejam até ao fim de seus dias quem o mal pratica Deus o mal lhes dará.....
Adalberto Alves
So 16? isso sao peanuts.

Nenhum comentário:

Postar um comentário