Sara de Lima Almeida irá agora representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em Setembro, na Hungria, e no Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar na Rússia, em setembro de 2019.
Sara de Lima Almeida, formanda do curso de Restaurante/Bar do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE), conquistou a Medalha de Ouro na Profissão de Serviço de Restaurante/Bar no 43.º Campeonato Nacional das Profissões – SkillsPortugal, que se realizou em Beja, em Março deste ano.
Concorrendo com os 12 melhores alunos a nível nacional, oriundos de vários centros de formação (apurados a nível regional com base em elevados níveis de desempenho), Sara Almeida destacou-se pela sua exímia capacidade técnica e conhecimento.
A medalha foi recebida na última sexta-feira (dia 11), em Sines, na cerimónia de entrega de prémios aos vencedores do “SkillsPortugal Beja - Alentejo 2018”, onde também marcaram presença a WorldSkills Internacional e a WorldSkills Russia.
A cerimónia teve ainda outro momento alto, aquando da entrega da bandeira da WorldSkills International que, depois de passar pela Estação Espacial Internacional e por vários países, seguirá agora viagem pelo mundo até à  Rússia, onde permanecerá até à próxima edição do concurso.
A grande vencedora terá agora o direito - e a responsabilidade - de representar Portugal no Campeonato Europeu das Profissões, que decorrerá em setembro, na Hungria, e na 45.ª edição do Campeonato Mundial das Profissões, que terá lugar em Kazan (Rússia), em setembro de 2019.
O SkillsPortugal - Campeonatos das profissões é um evento da formação profissional e do mundo do trabalho, dirigido a jovens entre os 17 e os 25 anos, que concluíram ou se encontram a frequentar um percurso de qualificação, em modalidades de educação e formação profissional, e visam demonstrar o nível individual de competências, rigor e domínio de técnicas e de ferramentas para o exercício de cada profissão a concurso, através da realização de provas práticas de desempenho avaliadas segundo critérios exigentes e de acordo com prescrições técnicas estabelecidas internacionalmente por júris compostos de peritos altamente qualificados (formadores, profissionais, empresários).
Neste evento, realizado a nível nacional, europeu e mundial, os jovens qualificados têm a oportunidade de competir entre si, numa diversidade de profissões, através da realização de um produto, bem ou serviço, com valor no mercado de trabalho.