segunda-feira, 14 de maio de 2018

6 mil pessoas visitaram feira de emprego e formação


O projeto “Dish Cooler”, das alunas Carina Marques e Cátia Rodrigues, da Escola Profissional e Artística da Marinha Grande é o representante do concelho no Concurso de Ideias “Empreendedorismo nas Escolas da CIMRL 2017/2018”, cuja eleição ocorreu no passado dia 9 de maio, no Auditório da Resinagem.

A sessão contou também com a atuação da Orquestra Juvenil da Marinha Grande, que apresentou vários temas ao longo de toda a sessão.

O projeto vencedor foi elaborado com o acompanhamento da professora Diana Oliveira e consiste numa travessa fotovoltaica portátil, que permite a refrigeração dos alimentos pelo aproveitamento da luz solar.

“Dish Cooler” foi apresentado e selecionado na cerimónia da final municipal do concurso durante a qual foram apresentados mais dois projetos, de alunos das Escolas Secundárias Acácio Calazans Duarte e José Loureiro Botas.

O júri foi composto pela vereadora da Educação, Célia Guerra; pela representante da  Incubadora de Empresas OPEN, Cristina Crespo; e pela representante do Instituto de Emprego e Formação Profissional, Constança Encarnação.

A classificação da fase concelhia do Concurso de Ideias 2017/2018 foi a seguinte:

1º Classificado
Projeto | Dish Cooler
Escola Profissional e Artística da Marinha Grande
Alunas: Carina Marques e Cátia Rodrigues
Professora: Diana Oliveira

2º Classificado
Projeto | School To Work
Escola Secundária Engenheiro Acácio Calazans Duarte
Alunas: Andreia Justino, Maria Salvador e Beatriz Pedroso
Professora: Maria João Lagoa

3º Classificado
Projeto | Chuvosca
Escola Secundária José Loureiro Botas
Alunos: Adriana Serrano, Carolina Coelho e Érica Carreira
Professores: Joana Francisco.

Este é um projeto dirigido a alunos dos ensinos regular e profissional do nível secundário, que tem como objetivos principais, motivar os jovens para uma cultura empreendedora na sua vida futura, em termos académicos e profissionais, assim como despertá-los para o impacto e dinâmica que os seus projetos podem  gerar para benefício das suas comunidades e da Região. 

Este concurso integra duas fases, com a realização de uma primeira competição em cada um dos 10 municípios que integram a CIMRL, sendo esta fase seguida de uma final intermunicipal, onde competem os vencedores dos concursos municipais.

A grande final intermunicipal está marcada para o dia 30 de maio, às 21h00, no Cineteatro de  Porto  de  Mós. O  vencedor  deste  concurso  vai  representar  a  Região  de  Leiria  no Concurso Regional de Ideias da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que se realiza no dia 7 de junho de 2018, na UBI – Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário