Enquanto dormia...
... um acidente de viação fez seis mortos e dois feridos esta manhã, na zona da Marateca, Setúbal. A circulação no IC1 está interrompida.
Donald Trump recuou na lei de separação de pais e filhos imigrantes. A nova ordem já permite que as famílias ilegais fiquem juntas na fronteira com o México, depois de reportagens emocionadas, cartas de mães desesperadas e críticas até do mundo tecnológico.
Mas o que é que está realmente a acontecer nos EUA? A Cátia Bruno tem dez respostas para perceber se a crise migratória que está a chocar o mundo é "cruel ou ilegal".
No Sporting, a confusão só aumenta. Numa sucessão de comunicados, Bruno de Carvalho anunciou uma providência cautelar contra a Comissão de Fiscalização e impediu a Comissão de Gestão de entrar em Alvalade naquilo a que chamou "um acto terrorista semelhante ao que aconteceu na Academia".
A resposta de Marta Soares foi uma queixa em tribunal, um pedido de auditoria às contas do clube e outro para os bancos vetaram o presidente suspenso. Porque, segundo José Maria Ricciardi, qualquer candidato precisará de 60 milhões. A AG destitutiva deste sábado começa às 14h00 e, como se vê, promete.
Pelo meio da barafunda, sabem-se mais pormenores dos dias agitados em Alvalade. A SAD manteve o processo disciplinar a Gelson Martins depois de arquivar o de 20 outros jogadores e Bruno de Carvalho tentou de várias formas receber prémios chorudos.
No Mundial de futebol...
... Portugal e Espanha estão praticamente apurados para os oitavos de final depois de duas vitórias muito sofridas frente a Marrocos e ao Irão. Mas só segunda-feira, dia 25, se saberá mesmo quem ganha o grupo e quem passa no segundo lugar, porque os iranianos de Carlos Queiroz ainda podem ter uma palavra a dizer no jogo com os portugueses. As contas fazem-se com um detalhe importante: se portugueses e espanhóis acabarem empatados, o que vale são... os cartões.
- Qualificados estão já a Rússia e o Uruguai (um deles será o adversário da seleção nacional se os portugueses seguirem em frente). Pelo caminho ficaram, além de Marrocos, Arábia e Egipto.
- A Portugal valeram as defesas de Patrício e o golo do jogador do costume (um cabeceamento a 62km/h). É uma história que já tem barbas. Ou barbicha, como escreve o Bruno Roseiro na crónica: Ronaldo decide, faz história e disfarça o resto.
- É que Ronaldo não só voltou a marcar, como bateu vários (mas mesmo vários) recordes. Por isso os títulos dos jornais lá fora e os memes do jogo são sobretudo sobre ele e também sobre a tal 'barbicha' que decidiu usar para dar sorte.
- Quais foram os três pecados mortais da seleção?Dois treinadores responderam à Mariana Béu que pôs também os números a falar.
- Foi por isso que Fernando Santos ficou (muitíssimo) irritado com a exibição. Já na zona mista houve ironia de Adrien, azia de Manuel da Costa, Marcelo e uma pop star. E no Terreiro do Paço esteve uma geringonça a ver a bola: até a direita deu boleia à esquerda.
- Nas notas à exibição nacional, o João Bonifácio só dá dez ao selecionador. As análises do Bruno Vieira Amaral e do Alexandre Borges vão no mesmo sentido.
- Hoje há jogos que vale a pena seguir: depois do Dinamarca-Austrália, há um França-Perú, mas as atenções estarão todas no (quase) decisivo Argentina-Croácia. O liveblog do dia já está aberto.
Outra informação relevante
Depois do futebol, houve debate parlamentar. Nos minutos decisivos da partida, os problemas maiores vieram da própria equipa: António Costa esteve defensivo, na tentativa de resolver os problemas internos. A crónica futebolístico-política é da Rita Tavares e do Pedro Rainho.
Mas o Bloco continua a passar rasteiras. Na moção à próxima Convenção, o partido escreve que o PS procura "maioria absoluta ao centro" e que Rio já se assume "como futuro colaborador de um Governo socialista".
Silva Peneda, um dos ministros-sombra de Rio, diz que o partido está de facto em jogo. Em entrevista ao Público e à RR, defende que o PSD deve salvar o Orçamento e evitar eleições e aplaude o acordo de concertação (sem CGTP) nas leis laborais.
Mas há um jogada conjunta do Parlamento contra o Governo: os partidos ameaçam baixar o imposto dos combustíveis à revelia do PS, escrevem DN e Negócios.
Apesar das tensões na geringonça, o primeiro-ministro vaia receber na próxima semana Pedro Sánchez: o novo presidente do governo espanhol quer conhecer a táctica de Costa e saber como mantém o apoio dos partidos que o apoiam.
O Sp. Braga, o V. Guimarães e o Turismo do Porto foram alvo de buscas por suspeitas de esquemas de corrupção nos patrocínios. Há já cinco arguidos.
O fundo criado por Pires de Lima e Sérgio Monteiro, ex-ministro da Economia e ex-secretário de Estado das Obras Públicas, comprou as torres da Altice em Portugal. O negócio dos dois antigos governantes foi avaliado em 495 milhões. Nota relevante: Monteiro tutelou as telecomunicações, embora diga que não interferiu na venda da PT.
Mario Draghi recebeu em Sintra uma boa notícia: a do
o acordo entre a França e a Alemanha para o aprofundamento da União Económica e Monetária. “Temos finalmente algo com que trabalhar”, disse o presidente do BCE. Já a guerra comercial dos Trump acabou por ser o motivo com que os banqueiros e economistas reunidos em Portugal mais mostraram reservas e preocupações.
A nova ala pediátrica do S. João continua à espera das verbas prometidas. O ministro anunciou dinheiro em duas semanas; dois meses depois, tudo continua bloqueado.
Portugal vai receber mais mil refugiados até 2019. Uma equipa do SEF vai ao Egito e à Turquia para entrevistar os candidatos.
Um estudo revela práticas homofóbicas nas escolas. Três em cada cinco alunos gays ou bissexuais dizem que já ouviram comentários negativos dos professores, avança a TSF.
A polícia alemã diz ter impedido um atentado com uma “bomba biológica" em Colónia. Teria ricina, um veneno mais poderoso que cianeto.
Notícia ainda para a morte de Fernando Guedes, o histórico líder da Sogrape, o sr. Vinho.
Os nossos Especiais
Como a droga se globalizou em Portugal nos anos 70. A Helena Matos conta (e mostra) os detalhe da época em que a droga deixou de ser um vício de artistas para se transformar no “flagelo da nossa juventude". Prisões e julgamentos sucederam-se. Acusaram-se os pais. E também o rock.
A nossa opinião
- José Manuel Fernandes escreve sobre os danos irreversíveis de uma maioria “reversionista": "Talvez seja a pacatez dos costumes, talvez a ligeireza da oposição, mas certo é que pouco se fala de como esta governação já deixou feridas que levarão muito tempo a sarar, se é que não são incuráveis".
- Helena Garrido escreve sobre os devedores da CGD: "Os créditos que explicam as perdas da CGD são conhecidos mas precisamos de saber toda a história. Temos o direito. O que aconteceu exigiu dinheiro dos contribuintes e agrava as desigualdades no País.
- Paulo Tunhas escreve sobre as "Descobertas e a má consciência": "O que a conversa contemporânea sobre a palavra “descobertas” faz é omitir os diferentes sentidos da palavra. Tal como para as celebrações de Salazar, é o aspecto político o único que realmente conta".
- Assunção Flores escreve sobre os professores: "É fundamental questionar e repensar modos de recrutamento e seleção de professores, mas também refletir sobre a sua formação, inicial e contínua, e já agora sobre a sua avaliação, de modo consistente".
Notícias surpreendentes
Vai ser o momento do Rock in Rio: Marcelo, Ferro e uma série de outros políticos vão subir ao palco com os Xutos & Pontapés para cantar “A Minha Casinha” numa homenagem a Zé Pedro. O convite foi da banda.
Da “selfie com Kissinger” à lambada: o Diogo Lopes faz o relato (vamos manter os termos futebolísticos) da noite em que foram eleitos os 50 melhores restaurantes do mundo.
Hoje estreia “Ocean’s 8” , em que Sandra Bullock e Cate Blanchett sucedem a George Clooney e Brad Pitt. Agora são elas, mas o filme é o mesmo, diz o Eurico de Barros, que só lhe dá uma estrela. Estas são as outras alternativas.
Foi descoberto um novo campo hidrotermal nos Açores. O monte submarino Gigante, um verdadeiro oásis debaixo de água (quente), fica a 570 metros de profundidade, a 60 milhas da ilha do Faial.
Está feito o resumo das notícias da manhã (muito alargado hoje, por causa do jogo de Portugal). Para o resto da actualidade, tem tudo o que precisa no Observador. E não deixe de conhecer o nosso novo programa de assinaturas, o Observador Premium.
Boa quinta-feira e bom início de Verão (ainda que com chuva, granizo e trovoadas)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário