quinta-feira, 21 de junho de 2018

Exposição do Museu da Saúde integra “Roteiros do Conhecimento 2018”


O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, promove no próximo sábado, dia 23 de junho, a partir das 10:00, uma visita orientada à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”. Esta visita encontra-se inserida nos “Roteiros do Conhecimento 2018”, programa de percursos temáticos gratuitos e de valorização da cultura nas áreas da saúde, biologia, geologia, matemática, arqueologia, tecnologia, astronomia, entre outras.

Inaugurada em abril 2017, a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal” esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e dos acervos, ligados à saúde, de várias instituições parceiras como o Centro Hospitalar Lisboa Central, o Museu de História Natural e da Ciência, o Museu Egas Moniz, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Centro de Medicina Laboratorial Germano de Sousa.

Coordenado pelo Museu Nacional de História Natural e da Ciência e organizado em parceria com entidades de Norte e a Sul do país detentoras de património e promotoras de iniciativas de consciencialização pública, o programa “Roteiros do Conhecimento” surge no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural 2018, sob o mote “Património: onde o passado encontra o futuro”. A primeira edição deste programa decorre até dezembro de 2018 e contempla 28 opções gratuitas de percursos temáticos nas diferentes áreas científicas em Lisboa, Coimbra e Porto.

Aproximar o património nacional junto do grande público, procurando despertar os cidadãos para a descoberta do património criando um maior envolvimento com o mesmo, e estreitar relações com entidades públicas e privadas detentoras de património de forma a canalizar esforços mais eficientes na sua conservação, investigação e produção de novos produtos culturais são os dois principais objetivos deste programa colaborativo. Este programa resulta de uma programa piloto que teve lugar em 2017, no âmbito do Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento, intitulado “Percursos de Turismo Sustentável”.

Para mais informações e inscrições:
geral@museus.ulisboa.pt | (+351) 213 921 808

Nenhum comentário:

Postar um comentário