terça-feira, 3 de julho de 2018

Marchas em honra de S. Pedro encerraram programa de desfiles no concelho de Cantanhede





Foi num ambiente entusiástico que o numeroso público acolheu e assistiu às marchas populares em honra de S. Pedro, padroeiro de Cantanhede. Organizado pela Câmara Municipal, o desfile realizou-se em 30 de junho, com passagem por algumas das ruas do centro da cidade, tendo culminado na Praça Marquês de Marialva com os grupos a apresentarem quadros alegóricos especialmente ensaiados para o efeito. Como habitualmente, o recinto funcionou como palco principal do evento, a propósito do qual foi instalada/montada uma bancada que se revelou manifestamente insuficientes para acomodar todos quantos acorreram ao local para verem a exibição dos marchantes. Na tribuna de honra encontravam-se a presidente da Câmara de Municipal, Helena Teodósio, o presidente da Assembleia Municipal, João Pais de Moura, o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e os vereadores Célia Simões e Gonçalo Magalhães, entre outras entidades. Outro local de exibição foi o Largo D. João Crisóstomo de Amorim Pessoa (Largo do Agueiro), onde uma multidão aguardava os marchantes para ver as suas coreografias.
No total estiveram envolvidos no desfile deste ano 9 marchas, designadamente a Marcha Infantil da Gira Sol – Associação de Desenvolvimento de Febres, cujo o tema foi Pensar com o Coração, seguiu-se uma sequência de outras coreografias variadas e sugestivas sobre Dias de Romaria (Vilamar), Luar de S. João (Febres), Casa de Cantanhede Marialva (Cantanhede), A São Tomé (Ançã), A Música (Murtede), A Pedra (Portunhos), O Mercado (Tocha) e Banco dos Namorados (Arrôtas).
Mas não foi só em Cantanhede que as marchas saíram à rua. De facto, o trabalho desenvolvido neste âmbito por coletividades e grupos de cidadãos ativos de várias freguesias havia tido expressão pública com a realização dos desfiles com tradição no concelho, todos com apoio da Câmara Municipal. Em 22 de junho, foi na Praia da Tocha, em honra de S. João, acontecimento que mais uma vez mobilizou uma grande assistência e que assinalou também o início do programa de animação cultural da Câmara Municipal de Cantanhede para a época balnear, em alguns casos com a participação ativa de representantes do movimento associativo concelhio. Além das marchas de Cantanhede e Tocha, o Município apoiou ainda outros desfiles locais, nomeadamente no dia 23 de junho, em Pocariça, já no dia 24 de junho foi Cantanhede que acolheu as marchas populares, e no dia 29 de junho, foi a vez de Ançã e Febres receberem os respetivos desfiles.
À semelhança de edições anteriores, as marchas realizadas no concelho de Cantanhede contaram com a extrema dedicação dos grupos participantes que, mais uma vez animaram as noites dos Santos Populares, em ambiente de cor, luz e alegria, com os seus primorosos trajes, as inventivas quadras cantadas ao despique e as danças e coreografias ensaiadas com todo o rigor.
Reconhecendo a importância sociocultural desta grande manifestação popular, o Município de Cantanhede patrocinou a realização dos desfiles das marchas populares, atribuindo aos grupos envolvidos um subsídio destinado a comparticipar os custos inerentes à elaboração do guarda-roupa e adereços, entre outros aspetos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário