terça-feira, 3 de julho de 2018

ZAASK DIVULGA 3.ª EDIÇÃO DO ESTUDO NACIONAL DE COMPETITIVIDADE REGIONAL



Empresários de Faro sentem que distrito tem tido forte crescimento económico
Faro supera Lisboa e Leiria na perceção que os empresários têm do crescimento económico do distrito
Empresas colocam acompanhamento ao empreendedorismo por parte do governo regional/local abaixo da média nacional
  • Lançar um novo negócio em Faro é mais fácil do que em Lisboa ou no Porto
Faro, 11 de junho de 2018 – De acordo com a terceira edição do Estudo Nacional de Competitividade Regional, elaborado pela plataforma online Zaask em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa, Faro é o distrito do país com melhor situação económica (3,34, numa média nacional de 3,20).
O distrito de Faro é seguido por Leiria (3,33) e Lisboa (3,3) respetivamente.
No que respeita ao apoio do governo regional/local aos pequenos empreendedores e empresas, Faro apresenta um resultado de 2,36 quando os dados nacionais ilustram uma média de 2,43, revelando que os empresários não sentem um acompanhamento tão próximo quanto os restantes distritos do território nacional.
Faro destaca-se ainda por ser um dos distritos onde os empresários entendem existir maior facilidade para lançar novos negócios (2,94), superando Lisboa e Porto (ambos com 2,85), e posicionando-se acima da média nacional de 2,83.
Ainda neste âmbito, os empresários do distrito de Faro também são dos que apresentam valores acima da média nacional (3,51, para uma média nacional de 3,49) no que remete para o aconselhamento em matéria de lançamento de negócios no distrito.


Todos os dados apresentados fazem parte de uma escala de 1 a 5.
Aceda ao estudo completo aqui.
Dados Nacionais
A competitividade no distrito
À semelhança do estudo lançado em 2016, a maioria dos empresários portugueses (56%) aconselha a instalação de um novo negócio no seu distrito, embora se tenha registado um decréscimo na ordem dos 10% neste parâmetro (62%).
Já quanto ao grau de facilidade no lançamento de um novo negócio, apenas 18% dos empreendedores portugueses perceciona essa tarefa como fácil ou muito fácil, a contrastar com os 38% que afirmam ser difícil ou muito difícil.
Por outro lado, os empresários portugueses continuam a sentir dificuldades na contratação de empregados para o seu negócio. Apenas 17% considera fácil ou muito fácil contratar no seu distrito, um valor que em 2016 se situava nos 21%.
Lisboa, Portalegre, Aveiro e Porto destacam-se como sendo os distritos em que existe maior facilidade em contratar, segundo as microempresas.
Apoio do Governo Regional/Local
A maioria dos inquiridos não tem conhecimento da existência de programas de formação para pequenos empreendedores, oferecidos pelo governo regional/local, sendo esse desconhecimento maior em Portugal (74%) do que em Espanha (65%).
Os programas de networking promovidos pelos governos regionais/locais são ainda menos conhecidos entre os inquiridos: no total, apenas 14% afirma ter conhecimento dos mesmos (12% em Portugal e 19% em Espanha).
Situação financeira da empresa
No estudo de 2016, relativamente à situação atual da empresa, mais de metade dos empresários nacionais encaravam a sua situação como razoável (59%). Em 2017, o indicador volta a subir ligeiramente (61%).
As empresas dos distritos de Beja, Bragança e Coimbra são aquelas que avaliaram a sua situação financeira de forma mais negativa.
No que concerne às receitas, 45% dos empresários portugueses refere que estas aumentaram muito ou um pouco nos últimos 12 meses de 2017 face aos 36% verificados em 2016. Uma vez mais, a avaliação dos inquiridos é ligeiramente mais positiva em Portugal do que em Espanha.
Neste sentido, é patente na generalidade da amostra um otimismo em relação ao futuro. Apenas 8% dos empreendedores portugueses perspetivam uma evolução negativa da sua empresa. No polo oposto, são quase dois terços (61%) os que estimam melhorias no desempenho das organizações.
Castelo Branco, Setúbal, Guarda e Lisboa são os distritos mais otimistas face às perspetivas futuras, enquanto Beja olha para as mesmas com um maior pessimismo.
Situação económica do distrito
Quando questionados sobre a situação económica do distrito a que pertencem, 86% dos empresários portugueses consideram ser razoável, boa ou muito boa. Com base no mesmo indicador, apenas 68% o avaliou desta forma em 2016, o que significa que existiu um aumento de aproximadamente 27%.
Faro, Leiria e Lisboa são os distritos que registam uma melhor situação económica.
Algumas curiosidades sobre os distritos
- Vila Real, Guarda e Bragança são os distritos que os empresários locais mais recomendam para lançar um novo negócio;
- Guarda e Aveiro são os distritos onde é mais fácil lançar um negócio;
- Bragança, Açores e Évora são os distritos onde é mais difícil recrutar;
- Os empreendedores da Guarda são os que sentem uma maior satisfação com a situação da sua empresa e um dos mais otimistas em relação ao futuro;
- Lisboa bate Porto na maioria dos indicadores avaliados pelos empreendedores, com exceção apenas no que diz respeito ao lançamento de um novo negócio no distrito, no qual os portuenses se mostram mais favoráveis;
- As Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores voltam a destacar-se pelo maior conhecimento da existência de ações de formação e de programas de networking, sendo também a Madeira uma das regiões com maior acompanhamento por parte das entidades locais. No extremo oposto, Évora destaca-se como o distrito que menos sente esse acompanhamento;
- Castelo Branco é o distrito que apresenta uma melhor perspetiva de evolução nos próximos 12 meses e um dos que mais reconhece a existência de programas de networking pelos governos regionais/locais.

A Zaask e o Estudo
A Zaask realizou pelo terceiro ano consecutivo o Estudo Nacional de Competitividade Regional em colaboração com a Universidade Católica Portuguesa. Responderam ao inquérito 2.562 empresas, das quais 2.062 (80%) desenvolvem a sua atividade em Portugal e as restantes 500 (20%) em Espanha. Tal como nos anos anteriores, o objetivo do estudo é aferir o sentimento das empresas relativamente aos distritos/regiões onde estão inseridas e respetivos governos locais.
Sobre a Zaask:
A Zaask é um marketplace online de serviços locais, líder na Península Ibérica. De personal training a pintar uma casa, a Zaask melhora significativamente o processo de contratação de serviços locais, ajudando o cliente a encontrar o profissional certo, a qualquer hora e em qualquer local. Ao mesmo tempo, ajuda os Profissionais e PME a aumentar o seu volume de negócios.


:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
_





Nenhum comentário:

Postar um comentário