terça-feira, 3 de julho de 2018

Mundial Basquetebol 2019: sonho do apuramento de Moçambique esfuma-se com 3 derrotas na 2ª volta

Foto da FIBA basketeball
A selecção de Moçambique está fora do apuramento para o Mundial de basquetebol seniores masculinos após sofrer 3 derrotas, em igual número de jogos, na 2ª volta do grupo D de qualificação que terminou este domingo. Mas em Dakar uma nova estrela despontou para o futuro: o beirense Kendal Allen Manuel.
Os nossos rapazes que deixaram Maputo, onde decorreu a primeira volta no passado mês de Fevereiro, no topo do grupo com os mesmos 5 pontos que o Senegal, selecção que derrotou Moçambique na 3ª jornada da 1º volta.
Para alcançar o objectivo de transitar à fase seguinte do apuramento da zona africana para o Campeonato Mundial que vai decorrer em 2019 na China a nossa selecção com as 2 vitórias da 1ª volta, sobre a Costa do Marfim e a República Centro-Africana, precisava de conquistar apenas uma terceira vitória.
Na passada sexta-feira (29), Moçambique estreou com a perder diante dos costa marfinenses por 62 a 45 pontos, depois de dois períodos iniciais renhidos e que terminaram em igualdade, que ao intervalo era de 21 a 21 pontos.
Já no sábado (31), a selecção que voltou a ser treinada pelo espanhol Inaki Garcia, contratado à espaços apenas para as competições e quase sem tempo de preparação, foi incapaz de vencer a República Centro-Africana. Embora tenha entrado a vencer, um mau 2º período ditou uma desvantagem de 23 a 27 pontos ao intervalo.
Moçambique continuou a jogar mal no 3º período e, jogando pela vida, no derradeiro período não conseguiu evitar a derrota por 63 a 72 pontos.
Kendal Allen Manuel desponta em Dakar
Este domingo (01), os nossos rapazes entraram para o pavilhão Marius N'Diaye, na cidade de Dakar, jogando o seu futuro diante da selecção anfitriã. Helton Ubisse abriu o placar dando a primeira vantagem no marcador mas uma bomba de Mouhammad Faye colocou o Senegal na frente.
Foto da FIBA basketeball
Helton, da linha de lançamentos livres, fez a cambalhota no placar. Kendal Allen Manuel, com uma bomba e mais 2 pontos, e Custódio Muchate, também com uma bomba, deram uma liderança de 16 a 12 pontos antes de Mamadou Lamine Sambe fazer nova cambalhota no placar que os senegaleses geriram até ao final do 1º período, que venceram por 16 a 21 pontos.

Moçambique parecia sem argumentos para enfrentar a selecção da casa, carregada pelos seus fãs nas bancadas, e saiu para o intervalo a perder por 26 a 37 pontos.
Com uma estrela a despontar, o beirense Kendal Allen Manuel de 21 anos de idade, a nossa selecção fez um 3º período soberbo, marcou 24 pontos contra 16 dos anfitriões e entrou para o derradeiro quarto com uma desvantagem de apenas 50 a 53 pontos.
Kendal Allen Manuel abriu as hostilidades com uma bomba e empatou a contenda a 53 pontos, porém os senegaleses voltaram a vantagem.
Com mais 2 pontos o jovem beirense voltou a empatar a partida antes da selecção do Senegal voltar a fazer mais uma reviravolta e daí alargar o placar até a vitória final por 63 a 78 pontos.
Moçambique quedou-se no último lugar do grupo D com 8, os mesmo da Costa do Marfim. O Senegal terminou na liderança com 11 pontos seguido pela República Centro-Africana com 9.

Fonte: Jornal A Verdade, Moçambique

Nenhum comentário:

Postar um comentário