quinta-feira, 16 de agosto de 2018

21º CORTEJO ETNOGRÁFICO RECRIOU TRADIÇÃO EM SANTA CRUZ



A 21ª edição do Cortejo Etnográfico voltou a recriar as tradições da região no dia 15 de agosto, em Santa Cruz. 10 ranchos folclóricos percorreram as ruas da localidade divididos entre diferentes percursos que tinham o Largo Jaime Batista da Costa no horizonte, onde haviam de subir ao palco para atuar ao longo da manhã desta quarta-feira.

O centro de Santa Cruz encheu para assistir às atuações, numa edição que contou com a presença do Rancho Folclórico do Carregado, uma vez que Torres Vedras e Alenquer são Cidade Europeia do Vinho 2018.

O desfile do Rancho Folclórico e Etnográfico Flores do Oeste – A dos Cunhados foi seguido por carros, carros de bois, burros e cavalos, que atravessaram as ruas de Santa Cruz. Um desfile a que se juntaram os restantes ranchos, que após as atuações rumaram à Praia do Guincho para irem “a banhos” nos tradicionais trajes adequados ao efeito e partilharam o "farnel" pela tarde dentro.

A recriação etnográfica realiza-se, todos os anos, a 15 de agosto, com o objetivo de recordar a antiga tradição das populações rurais do concelho. Era neste dia que os “saloios” rumavam a Santa Cruz para ir à praia, onde, além de mergulharem no Atlântico, degustavam os pratos típicos que haviam preparado em casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário