quinta-feira, 16 de agosto de 2018

360º- Mais glamour, aumento de turistas. Afinal, o que ganha Portugal com Madonna?; a polémica Le Pen-Web Summit; e 350 jornais contra Trump

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... quase 350 jornais de todo o mundo publicam hoje editoriais contra os ataques de Trump aos media. Pode ler aqui o do gigante The New York Times, o do Boston Globe, de quem partiu a iniciativa, ou o do The Guardian, que se juntou aos norte-americanos. Todos defendem uma imprensa livre, garantem que o jornalismo não é o inimigo e que estão a trabalhar e não em guerra, como pode ler no resumo que fizemos (com um mapa dos EUA para ajudar a perceber a dimensão desta acção). Já a resposta de Trump não se deve fazer esperar. É só estar atento ao Twitter.


Foi apresentado o relatório dos abusos sexuais por 300 padres a mais de 1.000 menores na PensilvâniaO caso, que a Igreja católica terá tentado encobrir durante sete décadas, tem 1.356 páginas e vários relatos em vídeo chocantes com testemunhos. 


Na primeira grande prova sem Ronaldo, o Real Madrid foi derrotado. O rival madrileno Atlético, com o ex-sportinguista Gelson no banco, levou a Supertaça Europeia para casa, num jogo de loucos, decidido no prolongamento. Os dois meses em que um todo poderoso perdeu todo o poder é o título da crónica do Bruno  Roseiro, não sobre o jogo, mas sobre Florentino Pérez. Já Lopetegui voltou a perder 31 meses depois e quebrou uma série que já levava 16 anos.




Outra informação relevante 

Madonna faz hoje 6o anos, o último deles a viver em Lisboa. Mais glamour, aumento de turistas dos EUA, cartão de visita de governantes, afinal, o que ganha a marca Portugal com a presença (e os posts nas redes sociais) da rainha da pop? A Rita Dinis falou com especialistas em turismo, em marketing, em publicidade e em política. E todos têm uma opinião positiva sobre o tema. Ora leia. Afinal, estamos a falar de uma artista que mudou o mundo pelo menos estas seis vezes.

Convidou, desconvidou, voltou a convidar e, face ao mar de críticas, recuou novamente e retirou de vez Marine Le Pen da lista de oradores da Web Summit. Paddy Cosgrave afirmou que "se tornou claro que a decisão correta" era "rescindir o convite" à líder da Frente Nacional. Mas o Governo garante que não teve nada a ver com a decisão tomada apesar da pressão crescente, enquanto o Bloco aplaudiu.  


A TAP vai acabar com a prática corrente de não cobrar as viagens aos membros do GovernoA solução deve passar por tarifas especiais ou pacotes de descontos, avança o Jornal de Negócios.

Continuam a saber-se mais detalhes da investigação que envolve o Benfica e o Aves. O JN escreve que além de analisar indícios da prática de corrupção e tráfico de influências, a PJ investiga agora a compra de passes de jogadores por parte do Desportivo das Aves, pagos pelo Benfica.

Bem pode António Costa fazer rasgados elogios ao seu ministro da Saúde e esquecer o "Somos todos Centeno", porque os problemas no SNS estão para ficarOntem os chefes de urgência de obstetrícia do hospital Amadora-Sintra avançaram mesmo com a demissão, porque a administração não contratou os especialistas em falta.

As reclamações nos serviços de emergência também parecem ter aumentadoNo caso do rapaz belga de 6 anos que morreu numa piscina, os pais dizem que o 112 transferiu a chamada 5 vezes por ninguém falar inglês, apesar do INEM e a PSP terem outras versões. Será que estes serviços estão preparados para o boom de turistas? O João de Almeida Dias foi perceber. 

Nos EUA, Donald Trump (de novo ele, repetente neste espaço) impediu o ex-director da CIA de aceder a segredos de defesa norte-americana. Pormenor: John Brennan tem sido um duro crítico do Presidente norte-americano. Ah, e Trump também aumentou o tom de confronto com Omarosa Manigault Newman, que chegou a ser a afro-americana com o estatuto mais elevado na Casa Branca. Chamou-lhe "esse cão!".





Os nossos Especiais 

Mar Matta, no norte do Iraque, é um dos mosteiros cristãos mais antigos do mundo e esteve quase a ser invadido e destruído pelo Estado IslâmicoSeis monges que lá vivem mantiveram-se irredutíveis, trataram de proteger uma das mais completas bibliotecas de manuscritos originais da tradição siríaca e resistiram. E contaram como ao João Francisco Gomes e ao João Porfírio.

Um júri num tribunal californiano considerou a Monsanto, criadora do glifosato, responsável pelo aparecimento de cancro num utilizador do produtoSerá que esta decisão tem uma base científica? O fact check é da Vera Novais.




A nossa opinião
  • Paulo Tunhas escreve "Quando queremos, somos os melhores": "Sobre a proposição metafísica de Marcelo relativa à natureza dos portugueses: se, quando queremos, somos os melhores dos melhores, porque é que, tantas vezes, o queremos tão pouco?".
  • Manuel Matola escreve "Sobre a (des)obediência do filho de Samora Machel": "O filho de Samora Machel vai candidatar-se contra a Frelimo, talvez seguindo o famoso código de honra dos samurais, que preferiam uma morte dolorosa e íntegra em respeito ao nome pessoal e da família".
  • Luís Aguiar-Conraria escreve sobre "Trabalhos forçados para todos os jovens?": "Só se o valor da liberdade desses jovens for excluído das nossas contas, é que se concluirá que o serviço militar obrigatório sai mais barato. Mas isso corresponde a uma visão totalitária da sociedade".
  • Maria João Marques escreve sobre "Explicações de verão": "Houve quem à esquerda, incluindo alguns deputados, propusesse proibir (o método do costume; é compulsivo) o convite a Le Pen. Mas claro que a expulsão de Alex Jones foi justíssima e motivo de aplauso".
  • Manuel Villaverde Cabral escreve sobre "A nova economia política": "A imprensa diz que o FMI foi ultrapassado pelos acontecimentos e já se identificaram os países que poderão vir a estar na linha de mira dos especuladores. A única defesa de Portugal é a União Europeia". 
  • Diana Soller escreve sobre a "Venezuela a ferro e fogo": "Maduro tentará impor a sua vontade, agora que se sente verdadeiramente ameaçado. A oposição sentirá que não tem nada a perder. O que pode, efetivamente, degenerar numa guerra civil".
  • Fernando Leal da Costa escreve sobre "Ainda o tabaco e má legislação": "O Governo quer acabar com o fumo de tabaco no SNS – em cujas instituições já é proibido fumar – para depois, com um despacho, propor a criação de espaços para não fumadores... nas zonas ao ar livre".




Notícias surpreendentes 
Esta semana soubemos que o Google guarda a nossa localização quer queiramos ou não. Mas é possível acederem aos nossos mails, mensagens, dados pessoais, posts, mesmo depois de morrermos? A resposta, depois de um tribunal alemão ter autorizado os pais de uma adolescente que se suicidou a fazê-lo, é, genericamente, essa: sim. O Manuel Pestana Machado explica. 

Houve mais um ataque a um rapper norte-americanoUm atirador invadiu a gravação de um videoclipe de 50 Cent e disparou 11 tiros. Havia mais artistas no local, mas ninguém ficou ferido. A polícia já está a investigar o caso.

E será que a indústria da música está em crise? Há quem diga que sim. Mas talvez não. Pelo menos nos EUA, onde há 11 anos a indústria musical norte-americana não gerava tantas receitas. Só que do bolo total, só 12% foi para o bolso dos músicos. E as editoras têm um grande problema por resolver.

Ana, a única filha da rainha de Inglaterra, fez ontem 68 anosA princesa que fez três capas da Vogue e quase foi raptada, apesar de discreta e muitas vezes esquecida, é um dos membros mais ativos da realeza.

Já tem as notícias mais relevantes para recomeçar a semana depois do feriado. O resto da actualidade estará, como sempre, no Observador. Conheça ainda o nosso programa de assinaturas, o Observador Premium

Boa quinta-feira
(para quem não pôde ir a Paredes de Coura, fica o relato do que lá se passou: Marlon Williams apaixonou-se e os Linda Martini tomaram conta da noite)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário