quinta-feira, 30 de agosto de 2018

360º - Cardeal D. António Marto em exclusivo: "Querem ferir de morte o Papa". Chefe de gabinete de Centeno ataca Ministério Público. Alívio do Benfica

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
“Há uma campanha organizada pelos ultraconservadores para ferirem de morte o Papa Francisco.” Numa entrevista exclusiva ao Observador, D. António Marto, bispo de Leiria-Fátima e um dos mais recentes cardeais da Igreja, fala sobre a guerra no interior do Vaticano. Classificando os abusos sexuais por padres como uma “hecatombe”, garante que o Papa está a trabalhar para fazer reformas.

Os bispos de todo o mundo estão a reagir à polémica e aos ataques ao Papa. Uns falam em “desilusão”, outros em “puro ódio”. Dos Estados Unidos ao Cazaquistão, veja quem está de cada lado da barricada.

O principal crítico do Papa, Carlo Maria Viganò, voltou a falar, com mais acusações, quando ontem Francisco reafirmou, no Vaticano, que pretende "purificar" a Igreja.


Mais informação importante

O chefe de gabinete de Mário Centeno atacou o Ministério Público no Facebook. Num post sobre o caso do "Mono do Rato", André Caldas escreve que "o Ministério Público tem mostrado com regularidade não compreender bem os limites à sua atuação". E dramatiza: "Atenção, que quando assim é, a democracia é quem sofre". Muito em breve, o PS, de que André Caldas é dirigente, terá de tomar uma decisão sobre a recondução da procuradora-geral da República.

Tirando o PS, a medida de redução do IRS para emigrantes que regressem ao país não convenceu nenhum partido. A oposição fala em eleitoralismo e a esquerda não a leva a sério. O José Pedro Mozos explica as dúvidas políticas e legais.

Já os líderes das principais associações empresariais portuguesas estão ao lado de António Costa, escreve o Negócios. O presidente da CIP, António Saraiva, diz que a medida é "bem-vinda".

Seis pessoas foram constituídas arguidas por causa da construção da casa de Ricardo Salgado na Herdade da Comporta. Está a apenas 500 metros da praia e, por isso, membros da Câmara Municipal de Grândola e da Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Alentejo estão sob suspeita. O Ministério Público pede a demolição da casa. A notícia é da Sábado.

O “valor da transparência pode justificar” a divulgação dos nomes dos devedores à banca. Em mais uma Summer Session do Observador, António Ramalho, presidente do Novo Banco, defende que a banca tem de reconquistar a reputação e a confiança dos clientes.

Helicópteros de combate ao fogo proibidos de voar na UE, da empresa moldava Pecotox, operam em Portugal.Os Kamov voam com uma autorização especial, escreve o JN.

“Só quem vem de uma miséria muito grande é que procura outra para fugir.” O eurodeputado Francisco Assis esteve na fronteira entre a Venezuela e o Brasil e descreve "um ambiente explosivo". O também presidente da Comissão do Parlamento Europeu para o Mercosul diz ao Observador que vai pedir mais apoios à União Europeia.

A Catalunha está dividida por causa dos laços amarelos, que simbolizam o independentismo. Já houve agressões nas ruas e os líderes do Ciudadanos fizeram uma acção para retirar laços do espaço público. O El Mundo de hoje escreve que "cresce a rebelião cívica contra a imposição dos laços amarelos".

Em novembro há eleições intercalares nos Estados Unidos e Trump não quer perder a maioria que tem no Congresso. Ontem, disse que se os democratas ganharem “vão desfazer tudo aquilo que construímos até agora e vão fazê-lo rapidamente e com violência”.

O ex-primeiro-ministro Alex Salmond vai deixar o Partido Nacional Escocês, que liderou durante 20 anos. Objectivo: "evitar uma divisão interna". Motivo: acusações de assédio sexual.

Como foi possível morrerem 10 crianças numa festa de pijama em Chicago? A tragédia do fim de semana está sob investigação e há muitas questões para as quais não existe resposta. As autoridades suspeitam de negligência.

Começou com um susto e acabou numa goleada. O Benfica venceu o PAOK por 4-1 e seguiu em frente na Liga dos Campeões. Na crónica do jogo, o Fábio Ferreira Lima escreve que, "afastado o nervosismo inicial, os encarnados tomaram conta da partida e gelaram o inferno de Toumba". Esta vitória rendeu já 43 milhões de euros.

Hoje, às 11h, Benfica e FC Porto ficam a saber quem são os seus próximos adversários. No pote 2, fogem ao embate com Mourinho e à deslocação a Donetsk, mas correm o risco de apanhar a Juventus de Cristiano Ronaldo, o City de Bernardo Silva ou o Valência de Gonçalo Guedes.


Os nossos Especiais
 
A imprensa pode ser novamente sustentável? Como podem os jornais portugueses sobreviver à crise e manter-se independentes? Com subsídios do Estado? Com cedências ao entretenimento? Com assinantes que paguem? É mais um Ensaio do Observador, de Carlos Guimarães Pinto.
 

A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "O poder das elites e de António Costa": "Nunca como hoje se governou como quis. Nem nos tempos das maiorias absolutas. Temos estabilidade e um Governo que faz tudo. Os problemas dos últimos três anos revelam uma cumplicidade histórica".

Paulo Tunhas escreve "Quem não os conhecer…":"Dispomos de um conjunto de palavras cuja repetição basta para nos situarmos no campo do Bem e combatermos, pelo exercício dessas mesmas palavras – 'fascista!' – o Mal que não precisamos de inquirir".

José Miguel Pinto dos Santos escreve "Para onde vai o dinheiro?": "Não será que em Portugal a despesa pública humedece o que já está molhado e deixa enxuto o que está seco? E será que isso contribui para o progresso económico e equidade social?"


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “Papillon”, um remake "compostinho mas insípido e desnecessário". Eurico de Barros só dá duas estrelas à nova versão do filme de 1973 com Steve McQueen e Dustin Hoffman.

Há mais um filme para ver esta semana: “Juliet, Nua” é uma comédia romântica com Ethan Hawke e Rose Byrne.

Já está disponível em Portugal o Facebook Watch, que quer concorrer com o YouTube. O objectivo é ser a principal plataforma de vídeo online.

A Fever chegou a Lisboa (depois de Londres e Nova Iorque) e é uma app que quer ser uma espécie de Netflix de eventos. Recomenda experiências para os utilizadores com bases nos seus interesses e permite adquirir os bilhetes através da app.

Os Morangos com Açúcar estrearam-se há 15 anos, com Pipo e Joana a apaixonarem-se. Na primeira temporada, também havia Filomena Cautela (aliás, Carla). Relembre a história, os atores e as polémicas.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Nenhum comentário:

Postar um comentário