quinta-feira, 30 de agosto de 2018

Cuidar de quem socorre

Apoio psicológico para profissionais de socorro e emergência.
«Cuidar de quem socorre: apoio psicológico para profissionais de socorro» é um projeto em votação no Orçamento Participativo Portugal que se propõe desenvolver uma estrutura de apoio psicológico exclusiva para quem dedica a sua vida ao socorro e emergência (bombeiros, INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica, forças policiais).
Os profissionais de socorro ou emergência estão diariamente expostos a situações potencialmente traumáticas, as quais têm impacto negativo na sua saúde psicológica/ocupacional, bem como no seu desempenho profissional durante as atividades de socorro.
Estes profissionais estão em maior risco para o desenvolvimento de problemas de saúde mental, cognitivos, emocionais e comportamentais, os quais, na repetição da prestação de socorro, os fazem sofrer (por exemplo, sentirem-se culpados de não terem conseguido efetuar um socorro bem sucedido) e ter uma pior atuação (por exemplo, por estarem a pensar numa situação anterior e não conseguirem estar na sua melhor forma).
Em Portugal, recentemente foram exibidas reportagens sobre os operacionais envolvidos nos incêndios de 2017, descrevendo o que ainda sofrem psicologicamente e como alguns estão ainda preocupados em enfrentar novas ocorrências sem terem conseguido desligar-se deste passado recente.
O apoio psicológico não consegue ainda chegar a todos os profissionais de socorro/emergência em território nacional. Além disso, não é ainda dirigido para informar sobre sintomas, psicoeducar ou tentar prevenir o desgaste psicológico que continuamente enfrentam.
Neste contexto, e considerando as situações multivítimas que Portugal tem vindo a enfrentar e a probabilidade de estas continuarem a acontecer (por exemplo, fenómenos naturais, como incêndios e inundações, e de origem humana, como acidentes rodoviários e violência grave em espaço público, etc.), é proposto o projeto «Cuidar de Quem Socorre», apoiado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e pelo INEM.
Os objetivos deste projeto são:
  • Criar um acesso gratuito online, acessível e dirigido a todos os profissionais de socorro/emergência em Portugal, que permita informar, psicoeducar e apoiar estes profissionais no que diz respeito à sua saúde psicológica/ocupacional e bem-estar;
  • Monitorizar online e devolver a cada profissional os resultados relevantes para a sua saúde psicológica/ocupacional.

Este recurso, em formato e-learning, terá módulos temáticos e questões que permitam aferir o estado de conhecimentos e poderá ser realizado por cada profissional em função da sua disponibilidade. Incluirá diversos conteúdos psicoeducativos (baseados na evidência científica) e um espaço para partilha, discussão e dúvidas, bem como a autoavaliação do estado emocional de cada profissional.
Por outro lado, permitirá o contacto online frequente com um psicólogo responsável que, através da monitorização, alertará para sintomas que poderão indicar a necessidade de encaminhamento destes profissionais para serviços mais adequados e especializados.
Durante o primeiro ano pretende-se construir e testar os conteúdos e, no segundo ano, disponibilizar o projeto a nível nacional, contribuindo para o conhecimento do estado emocional destes profissionais, para a sensibilização dos sintomas de desgaste psicológico e sua prevenção.
«Cuidar de Quem Socorre» não pretende ser um consultório de psicologia online, mas um espaço de psicoeducação, monitorização de sintomas e partilha de vivências com efeito preventivo.
Este recurso será desenvolvido na plataforma online da Academia Universidade do Porto, com apoio do serviço Porto Digital da Universidade do Porto, e ficará disponível para futuras edições, com possibilidade de novos módulos temáticos.

Para saber mais, consulte:


Nenhum comentário:

Postar um comentário