sexta-feira, 7 de setembro de 2018

COIMBRA | Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação!

O ciclo “Biodiversidade à Nossa Volta” regressa no próximo dia 15 de setembro, entre as 10h e as 11h30, com o passeio “Bugalhos: Histórias de paixão, lutas e especulação”.
A iniciativa é organizada pela Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável e Centre for Functional Ecology (CFE) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), e pretende despertar e sensibilizar a população para a biodiversidade que nos rodeia.
Conhece os bugalhos? Formados pela reação de uma planta à picada de um inseto, estes ecossistemas em miniatura podem ter diferentes formas, cores e texturas. «No seu interior estabelecem-se diferentes relações tróficas, que podiam dar um filme: a forte paixão entre o inseto e a planta, a luta pela sobrevivência dos parasitas, ou a disputa pelo espaço disponível», ilustram os responsáveis pelo ciclo.
Guiados por Francisco López Núñez, investigador do CFE, num passeio pela Mata da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), os participantes vão descobrir mais sobre os bugalhos e a sua importância ecológica.
A entrada é livre, mas as inscrições são limitadas e obrigatórias, até ao dia 13 de setembro. Podem ser efetuadas em catedraunesco@uc.pt ou pelo telefone 239 240700 (extensão 262 397). Aconselha-se que os participantes usem roupa e calçado confortáveis, água e muita vontade de descobrir coisas novas. O ponto de encontro é no parque de estacionamento junto ao campo de rugby da ESAC.
Fonte: noticiasdecoimbra


Nenhum comentário:

Postar um comentário