A 21ª edição da Mostra Gastronómica da Região da Gândara, a realizar no largo da barrinha da Praia de Mira, de 13 a 16 de Setembro de 2018, garante a oportunidade de redescobrir os bons sabores, aromas e paladares, dos produtos locais da terra, Mar e Ria, associados aos antigos saberes das cozinhas simples dos agricultores e pescadores da região da gândara (que associa os costumes das terras arenosas à ria de Aveiro e à costa do mar, no centro de Portugal).
Ao mesmo tempo, oferece a possibilidade de descobrir as especialidades das casas participantes na Mostra, degustando particularidades de confeção e, por vezes, produtos que ao longo do ano são o convite para voltar a Mira, evidenciando a qualidade e particularidade dos diversos estabelecimentos de restauração.
Serão 8 tasquinhas. Os estabelecimentos de restauração presentes serão o restaurante “North Star”, restaurante “Brisa do Mar”, restaurante “O Cambraia”, restaurante “Ninho do Pescador”, restaurante “O Cuco”, A Taberna da Vila Maria, a Esplanada da Barrinha “Peter´s” e a Confraria Nabos & Companhia.
Paralelamente, um setor de artesanato e um programa de animação variado garantem que uma visita/estadia por terras de Mira durante estes dias, se torne uma experiência inesquecível. Este ano, o programa apresenta 2 novidades que certamente irão gerar momentos marcantes nesta edição da Mostra Gastronómica:
- Na quinta-feira, dia 13 de setembro, pelas 21h30 e no âmbito do programa “Coimbra Região de Cultura”, o Teatro do Mar apresenta o espetáculo “InSomnio”. Um espetáculo multidisciplinar sobre o sono e o sonho que mistura teatro físico, acrobacia aérea, vídeo e música original, com uma estrutura cénica alusiva a uma cama gigante, dotada de mecanismos e diferentes planos de ação.
- No sábado, dia 15 de setembro, entre as 14h30 até às 19 horas, decorrerá a 1ª Edição da Perícia Automóvel da Região da Gândara. A perícia automóvel é uma modalidade que se carateriza pela utilização de automóveis em diversos estados, desde os que estão no seu estado original até aos mais modificados e melhorados, que realizam uma sequência de manobras em torno de obstáculos, num circuito curto, cronometrado e que proporciona muita diversão aos pilotos e aos espectadores. O evento decorrerá na Av. Da Barrinha, entre o Museu etnográfico, o Posto da GNR e o Parque de Campismo Municipal.
Segundo as ementas apresentadas, poderão ser degustados os seguintes pratos típicos da Região:
Peixe:
- Alhada de petinga ou biqueirão
- Arroz de Línguas
- Arroz de polvo
- Bacalhau com batata a murro
- Bacalhau com Grelos
- Caldeirada mista
- Ensopado de Enguias
- Feijoada de Búzios
- Feijoada de chocos
- Feijoada de sames
- Macarronada de pata-roxa
- Massadas de Peixe
- Peixe (sardinha, carapau e chocos) assados na brasa
- Piteu de raia
- Polvo à lagareiro
- Sardinha da Telha
- Sopa de peixe
Carne:
- Arroz cabidela
- Cabidela
- Chanfana
- Favas à gandaresa, com quinhões
- Febras da matança
- Leitão
- Sarrabulho
- Vaca caída com grelos
Sobremesas regionais:
- Aletria
- Arroz doce
- Doce de abóbora
- Filhós de abóbora
- Filhós de cenoura
- Leite creme
- Pudim caseiro
Petiscos Típicos:
- Ameijoa
- Bolos de bacalhau
- Caras Fritas
- Carapauzinho frito
- Chouriça assada
- Enguias fritas com molho de escabeche
- Filetes de sardinha fritos
- Moelas
- Morcela assada
- Ossinhos de coentrada
- Pataniscas de bacalhau
- Petinga frita
- Raia frita
- Rojões
- Salada de orelha de porco
- Salada de polvo
- Tentáculos de pota
Nenhum comentário:
Postar um comentário