quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Reforço de médicos de família

Algarve preenche 89% das vagas abertas em concurso.
A assinatura dos contratos dos médicos de Medicina Geral e Familiar (MGF), colocados no âmbito de um concurso nacional, realizou-se na sede da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve em Faro, no dia 3 de setembro, tendo ficado preenchidas 24 das 27 vagas abertas.
O Presidente do Conselho Diretivo da ARS do Algarve, Paulo Morgado, recebeu o primeiro grupo de 17 destes 24 médicos de MGF que escolheram os agrupamentos de centros de saúde (ACES) na região do Algarve para trabalharem, sendo que os restantes sete profissionais especialistas vão celebrar o contrato de trabalho em funções públicas por tempo indeterminado com a ARS Algarve no decorrer dos meses de setembro e outubro.
Neste concurso foram publicitadas a nível nacional 378 vagas, sendo que no Algarve das 27 vagas colocadas a concurso, 24 ficaram ocupadas, correspondendo a 89% de taxa de ocupação, a mais elevada de sempre.
Dos 24 médicos colocados, originários de várias zonas do país e também do estrangeiro, onze concluíram a formação fora da região e 13 realizaram o internato na região, permitindo desta forma alargar a cobertura assistencial dos cuidados de saúde primários e atribuir médico de família a mais 45.600 utentes na região do Algarve.
Os profissionais iniciam funções a partir de setembro nas respetivas unidades funcionais de saúde, tendo sido colocado um médico na Divisão de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (DICAD), um no ACES Sotavento (concelho de Tavira), nove no ACES Barlavento (concelhos de Lagoa, Portimão, Silves e Vila do Bispo), 13 no ACES Central (concelhos de Albufeira, Faro, Loulé e são Brás de Alportel), tendo ficado por ocupar as vagas de Alcoutim (1), Faro (1) e da DICAD (1).
Paulo Morgado congratulou os novos colegas «médicos de corpo inteiro» por terem escolhido o Algarve para iniciar uma «nova fase profissional de ainda maior responsabilidade» após do internato, abordando os vários desafios futuros que a região apresenta em termos de projetos novos.
A integração destes médicos de MGF nos cuidados de saúde primários da ARS Algarve vai contribuir para melhorar e reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade. De sublinhar que a taxa de cobertura de utentes com médico de família no Algarve, nos dois últimos anos, tem evoluído de forma consistente e positiva, sendo que cerca de 90% da população tem médico de família atribuído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário