quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Minorsal.saude perto dos 100%

Estratégia para reduzir o sal na região Centro com cobertura elevada
Uma das estratégias regionais de promoção da alimentação saudável desenvolvida pelo Departamento de Saúde Pública da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), designada minorsal.saúde, está prestes a atingir uma cobertura na ordem dos 100%, de acordo com dados do Plano Regional de Saúde (PRS) da Região Centro 2018-2020.
Esta estratégia, constituída pelos projetos pão.come e sopa.come, visa a redução gradual do sal na confeção do pão e da sopa e tem como objetivo melhorar os indicadores de saúde no que se refere às doenças cardio e cérebro vasculares da população da região de saúde do Centro.
Em 2017, a taxa de cobertura do projeto pão.come na população da região de saúde Centro atingiu os 97%, enquanto o sopa.come obteve uma cobertura de 87% nas escolas do 1.º, 2.º e 3.º ciclo do ensino básico. Para 2020, o DSP da ARSC espera alcançar uma cobertura de 100 e 88%, respetivamente.
Desenvolvido desde 2007, o projeto de intervenção comunitária pão.come contabiliza agora mais cerca de 1.000 estabelecimentos ligados à indústria da panificação, distribuídos por 76 concelhos, e abrange 1,6 milhões de pessoas.
Esta iniciativa tem como parceiros a Fundação Portuguesa de Cardiologia, a Associação do Comércio e Indústria da Panificação, Pastelaria e Similares e o grupo AUCHAN, além de envolver padeiros e uma vasta equipa de profissionais de Saúde Pública e técnicos de laboratório.
O projeto tem vindo a utilizar uma metodologia gradativa de diminuição do teor de sal no pão, sendo a meta proposta, e já atingida, numa grande parte dos estabelecimentos, de 0,8g de cloreto de sódio (NaCI) por 100g de pão.
Iniciado há sete anos, o sopa.come tem como parceiras as sete maiores empresas nacionais de restauração coletiva – ITAU, GERTAL, UNISELF, ICA, EUREST, SUCH e SOLNAVE. A articulação entre o DSP da ARSC e estas empresas tem permitido desenvolver uma intervenção alimentar estratégica em conjunto que, na atualidade, abrange milhares de crianças, pessoas ativas e idosos.

Não deixem de consultar o 


Nenhum comentário:

Postar um comentário