quinta-feira, 6 de setembro de 2018

360º - O Benfica arrisca mesmo uma suspensão da 1.ª Liga? Quem é o alto funcionário que escreveu um artigo anónimo contra Trump? Farfetch na bolsa

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Um alto funcionário da Casa Branca publicou um artigo de opinião anónimo no The New York Times a criticar Donald Trump. No texto, o autor assume-se como “parte da resistência silenciosa” que existe dentro do governo e que trabalha para “frustrar parte da agenda” do presidente norte-americano e para proteger o país dos seus “impulsos”.

Trump reagiu de imediato. Aproveitou uma cerimónia onde estavam jornalistas para chamar "cobarde" ao autor do artigo. No Twitter, usou apenas uma palavra (em maiúsculas) e um ponto de interrogação: "TRAIÇÃO?".

Quem escreveu o artigo? A caça ao homem (ou à mulher) já começou e as teorias da conspiração também. Nos jornais americanos há listas infindáveis de suspeitos, que vão de Melania Trump ao vice-presidente Mike Pence. As casas de apostas também já estão a ganhar dinheiro com o mistério.

O New York Times explicou que a decisão de publicar um artigo de opinião anónimo tem poucos precedentes, mas era a única forma de "dar uma perspectiva única aos leitores". E abriu um espaço para que todos pudessem fazer perguntas sobre o caso — um editor do jornal irá em breve responder às mais relevantes.


Mais informação importante

Vamos diretos à pergunta que está a deixar alguns benfiquistas perplexos: o clube arrisca mesmo uma suspensão da 1.ª Liga? A resposta curta é: sim. A resposta longa, em cinco partes, é dada aqui pelo Luís Rosa, que mostra o que está na cabeça dos magistrados do Ministério Público.

Ainda no âmbito desportivo: o Conselho de Disciplina da FPF instaurou um processo de inquérito ao Benfica, tendo por base a investigação da justiça. E o secretário de Estado do Desporto pediu “celeridade” em todo o processo que envolve o clube.

Há mais detalhes na acusação que vale a pena conhecer. Por exemplo: a toupeira acedeu mais de 600 vezes a processoscriminais em segredo para ajudar o Benfica. E o clube obteve também informações confidenciais sobre o Sporting e o FC Porto.

Já à noite, numa declaração sem direito a perguntas, Luís Filipe Vieira disse que não há nada na acusação que mostre que o Benfica cometeu qualquer ato ilícito. Mas não deu detalhes.

Houve um nome que Vieira não proferiu na sua declaração: Paulo Gonçalves. Quem é este portista de coração e “vieirista” de profissão que agora acaba acusado pelo Ministério Público?

A Chic by Choice, uma startup de aluguer de vestidos de luxo, tem credores a exigirem mais de 72 mil euros em dívidasem três ações judiciais. A mais recente é do Millennium BCP.

A Farfetch deu início à sua entrada na bolsa de Nova Iorque. O preço das ações desta empresa tecnológica luso-britânica especializada no retalho online de artigos de moda ficará entre os 15 e os 17 dólares.

É o grande debate político da semana: Fernando Medina propôs reduzir o preço dos passes em Lisboa; o governo garantiu que o fará em todo o país. Mas será que a redução dos passes é suficiente para atrair mais utentes para os transportes? Há especialistas que acham que não.

Nos comboios, mais uma má notícia, mas que confirma a realidade: Portugal está nos últimos lugares do desempenho ferroviário na Europa. Segundo o ranking de 2017 da Boston Consulting Group, abaixo de nós estão apenas a Roménia e a Bulgária.

No Hospital de Gaia, 52 diretores e chefes de serviços demitiram-se por causa da falta de condições. O bastonário da Ordem dos Médicos já descrevera "um cenário de guerra com macas por todo o corredor". E avisa que pode haver mais demissões noutros hospitais.

O descongelamento de carreiras da função pública vai custar mais 152 milhões de euros do que previsto no Programa de Estabilidade. A notícia é do Público, que cita o Ministério das Finanças.

Os críticos de Rui Rio já reagiram ao discurso do líder no Pontal. Ontem, Luís Montenegro disse que “ganhar depende sobretudo de Rui Rio”. E que o líder do PSD devia estar mais preocupado com o PS.

Entretanto, na Universidade de Verão do PSD, Salvador Malheiro apresentou a sua candidatura informal a ministro do Ambiente.

Um avião da Emirates ficou em quarentena num aeroporto de Nova Iorque porque dez passageiros tiveram tosse e febre acima dos 38 graus. O piloto era português e no avião seguia também o rapper Vanilla Ice.


Os nossos Especiais
 
Qual é o melhor país da Europa para quem vive emigrado? Portugal. Um estudo da InterNations, a maior comunidade de expatriados do mundo, volta a destacar a qualidade de vida no nosso país. Mas também há problemas. Por exemplo: os cães que ladram.

O Observador passou um dia com José Maria Ricciardi:do WhatsApp aos lives no Facebook, passando por uma imperial com as claques antes do jogo. As eleições são já no sábado.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Estamos mais frágeis que há dez anos?": "A política que tem sido seguida nos últimos três anos agravou a vulnerabilidade de Portugal nas finanças públicas, mas também na política".

Eu escrevo "Os partidos portugueses alimentaram o chavismo""Durante anos, da esquerda à direita, os nossos políticos patrocinaram um desfile de falsidades, falácias e hipocrisias em defesa do regime venezuelano. Quem acreditou neles está agora numa armadilha".

Paulo Tunhas escreve "Venezuela e alterações climáticas": "A abjecção política pode sempre encontrar avenidas para se espraiar. A actual situação da Venezuela (incluindo certas reacções a ela) é apenas o mais recente dos exemplos".

padre jesuíta Miguel Almeida escreve "Casta Meretrix": "O Papa tem recebido o apoio incondicional de inúmeras Conferências Episcopais e os bispos portugueses não foram exceção. Com o seu silêncio, Bergoglio responde de modo exemplar à carta de Viganò."


Notícias surpreendentes

Hoje estreia “BlacKkKlansman: O Infiltrado”, o novo filme de Spike Lee. Baseia-se numa história real ocorrida nos anos 70 e, escreve Eurico de Barros, "é um título menor do realizador, que não resiste mais uma vez ao banzé comicieiro". Tem duas estrelas.

Há mais dois filmes para ver esta semana: “Kin-Arma Letal” é uma fita de ficção científica e acção; e “Vazante” é uma co-produção entre Portugal e Brasil ambientada em Minas Gerais, no início do século XIX.

Também estreia agora “Joaquim”, de Marcelo Gomes, centrado na figura de “Tiradentes”. No filme entra o ator Nuno Lopes, que falou com o Observador sobre o estado da cultura, sobre como trabalha as personagens e sobre DJing.

Arranca hoje, em Oeiras, a Comic Con, o maior evento de cultura pop em Portugal. Há jogos, séries e cosplay — confira o que pode ver lá.

Temos um guia para os homens que têm medo da beleza.Inclui tudo o que tem de saber para tratar da pele.

Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário