quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Supremo Tribunal indiano descriminaliza homossexualidade

Lei que condenava homossexuais a dez anos de prisão foi abolida.
Resultado de imagem para Supremo Tribunal indiano descriminaliza homossexualidade
O Supremo Tribunal da Índia aboliu esta quinta-feira a lei contra a homossexualidade, até agora punida com dez anos de prisão.

A decisão foi tomada por unanimidade por cinco juízes, que assim põem fim a uma legislação que datava da época colonial britânica, reinstituída como crime em 2013.
"Qualquer relação sexual consentida entre dois adultos - homossexuais, bissexuais ou lésbicas - não pode ser considerada anticonstitucional", anunciou o juiz do Supremo Tribunal Dipak Misra.
"Obrigado a todos os que lutaram por isto, enfrentando o pior tipo de descriminação. Este é um bom dia para os direitos humanos", escreveu a ativista Meenakshi Ganguly no Twitter, diretora da Human Rights Watch na no sul da Ásia.
meenakshi ganguly
✔@mg2411
 makes history as Supreme Court unanimously rules to remove . Thanks to all that fought for this, braving the worst sort of prejudice. This is a good day for human rights.
Live Law@LiveLawIndia
Replying to @LiveLawIndia
"We have to vanquish prejudice, embrace inclusion, and ensure equal rights"- CJI Misra's judgment #Section377 #LGBT
A lei conhecida por "secção 377" proibia "relações carnais contra a ordem da natureza com qualquer homem, mulher ou animal."
Já em 2009 o Tribunal de Nova Deli se tinha pronunciado sobre a inconstitucionalidade da lei, considerado que as emendas à lei deviam ser discutidas no Parlamento.
O governo acabou por determinar que a decisão final sobre a extinção da lei era da competência do Supremo Tribunal.

Carolina Rico / TSF


Nenhum comentário:

Postar um comentário