segunda-feira, 26 de novembro de 2018

360º - Uma “catástrofe financeira”? Análise às mais de 900 propostas de alteração ao Orçamento. Lisboa: empresa de trabalho portuário na falência

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Começa hoje a votação do Orçamento — será que há mesmo o perigo de uma "catástrofe financeira", como têm dito os socialistas? O Nuno André Martins e a Rita Tavares analisaram as mais de 900 mudanças que os partidos querem no orçamento — da saúde à educação, passando pelos impostos — para poderem explicar o que está em causa. O trabalho completo pode ser lido aqui.

Nas declarações políticas de preparação das eleições do próximo ano, o Governo tem juntado a votação iminente do Orçamento ao terceiro aniversário da sua tomada de posse. Por isso, o executivo decidiu fazer contas e garantiu ter iniciado 90% das 1.100 medidas do programa de governo.

António Costa responde hoje às perguntas de um grupo selecionado de eleitores, em Braga, depois de na sexta-feira ter juntado vários jornalistas para uma mega-conferência de imprensa.

No sábado, Costa entreteve-se a distribuir as medalhas do "campeonato do despesismo orçamental", nas jornadas parlamentares do PS. Entregou o ouro ao CDS e a prata ao PSD — mas evitou dar o bronze ao PCP.

No final das jornadas, Carlos César criticou a direita, que está de “cabeça perdida”, mas também a extrema-esquerda: PCP e BE são agora “os outros, pouco preparados para a governação”.
 

Mais informação importante

A empresa de trabalho portuário do porto de Lisboa está em “falência técnica” e à “beira da insolvência”. O relatório final pedido pelos operadores do porto dá conta de uma "situação financeira crítica", escreve o Nuno Vinha.

“Uma coisa ótima de estar em Guadalajara é que não vejo jornais portugueses.” Mostrando novamente toda a sua argúcia política, a ministra da Cultura (que acumula com a pasta da Comunicação Social), usou esta frase para evitar comentar uma notícia sobre a polémica das touradas. Essa polémica, como se sabe, foi provocada por outra frase brilhante de Graça Fonseca.

António Costa diz que "não há evidências de responsabilidade do Estado" no desabamento de Borba; Marcelo Rebelo de Sousa diz que "parece evidente a existência" de responsabilidade objetiva da administração pública. O Observador revelou um memorando da Direção Regional de Economia que, já em 2014, alertava para um cenário de arrastamento da estrada.

O Exército admitiu candidatos a curso de sargentos com nota negativa. Motivo: falta de militares para preencher as vagas disponíveis. A notícia é do DN.

A Rússia atacou três navios ucranianos ao largo da Crimeia, deixando feridos alguns membros da tripulação. Em resposta, a Ucrânia poderá instaurar a lei marcial.

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se hoje de emergência para discutir a tensão entre os dois países.

Os Estados Unidos fecharam o posto fronteiriço perto de Tijuana, quando cerca de 500 pessoas tentaram sair do México. Os guardas americanos utilizaram gás lacrimogéneo.

O Conselho Europeu aprovou o Brexit este fim de semana (conheça aqui os cinco pontos fundamentais do acordo) e agora Theresa May tem uma luta dentro de casa para conseguir a aprovação do Parlamento. A primeira-ministra já avisou os deputados que um voto negativo "levará o país à estaca zero".

As autoridades indianas estão a tentar resgatar o corpodo missionário assassinado pela tribo mais isolada do mundo. Mas as primeiras incursões à ilha falharam, depois de os indígenas se terem aproximado armados.

7.644 dias depois, Scolari está de volta: aos 70 anos, o treinador sagrou-se campeão brasileiro pelo Palmeiras e fez história. No currículo tem ainda o Mundial, a Libertadores e a Champions asiática.

Mesmo ao lado, na Argentina, a final da Libertadores, entre o River Plate e o Boca Juniors, foi outra vez adiada — desta vez para uma data ainda por definir. No sábado, houve um ataque ao autocarro do Boca, jogadores no hospital e confrontos com a polícia.


Os nossos Especiais

Edith Eger é a sobrevivente de Auschwitz que dançou para Mengele: acabou viva a Marcha da Morte, mas perdeu os pais nas câmaras de gás. Aos 91 anos, falou com a Cátia Bruno: “Não me lembro de chorar, estava anestesiada”.
 
João Lourenço foi confrontado, este fim de semana, com a “ferida aberta” do 27 de Maio, durante uma conferência de imprensa em Lisboa. O massacre tem sido um tabu em Angola durante as últimas décadas. Há quem fale em golpe de Estado, outros em purga. Certo é que milhares foram mortos por ordem do MPLA. A Cátia Bruno explica porque é que este episódio histórico é importante. 


A nossa Opinião

Alexandre Homem Cristo escreve "Os esquecidos": "As sementes do populismo estão plantadas nesse distanciamento entre o quem governa e os esquecidos, cada vez mais profundo e cada vez mais irreversível. É uma questão de tempo até algo rebentar".

Luís Rosa escreve "A prisão de Armando Vara (e a Justiça do Burquina Faso)": "O cumprimento da pena de 5 anos aplicada a Armando Vara será um pequeno passo para sedimentar a ideia de que quem prevarica e viola a lei, é castigado pela Justiça. Faltam outros passos".

João Carlos Espada escreve "Brexit e União Europeia":"O dogma de 'Mais Europa' arrisca-se a produzir 'Mais Europa' com menos europeus — e de certa forma já está a produzir, com a saída do Reino Unido".

Helena Matos escreve "Evidentemente irresponsáveis": "Durante 24 anos o Estado soube que uma estrada podia ruir. Nesses 8760 dias inspeccionou galheteiros, criou registos nacionais para galinhas e montou um big brother fiscal. Só nunca fechou a estrada".


Notícias surpreendentes

Já começou a segunda maior Feira do Livro do mundo, em Guadalajara, onde Portugal é convidado de honra.Maria João Avillez conversou com Manuela Júdice, responsável pela comitiva cultural portuguesa.
 
 
Dulce Maria Cardoso voltou, com o romance "Eliete". Na crítica do livro, a Rita Cipriano diz que a escritora "abre-nos as portas à 'vida normal' e por isso põem-nos a pensar". Dá-lhe cinco estrelas.
 
“Não canto para ser famosa, canto para sobreviver.” Tem 34 anos, uma carreira indiscutível e um novo álbum, "Maria". Quem é hoje Carminho, Maria do Carmo? A fadista dá as pistas ao Gonçalo Correia.
 
São cinco novas lojas que deve conhecer: um palacete do século XIX, um atelier de uma designer portuguesa, uma catedral de ténis, um baú com moda vintage e uma antiga livraria lisboeta. Ficam em Lisboa, Barcelos e Setúbal e o Mauro Gonçalves dá os detalhes.

Morreu Bernardo Bertolucci, autor de filmes como "O Último Tango em Paris" ou "O Último Imperador". O realizador italiano tinha 77 anos.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário