quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Juiz Neto Moura vai ser castigado por atenuar pena de violência doméstica com infidelidade

Resultado de imagem para Juiz Neto Moura vai ser castigado por atenuar pena de violência doméstica com infidelidade
O juiz Neto Moura, que justificou a pena suspensa num caso de violência doméstica com citações da Bíblia, será alvo de um processo disciplinar.
O Conselho Superior de Magistratura (CSM) considera que as "expressões e juízos" utilizados pelo juiz desembargador da Relação do Porto Joaquim Neto de Moura num acórdão sobre violência doméstica constituem uma infração disciplinar e recusou arquivar processo.
Num plenário reunido esta terça-feira, os magistrados decidiram, com oito votos a favor e sete contra, que deve ser instaurado um "processo disciplinar" ao juiz em causa.
"O CSM ponderou que a censura disciplinar em função do que se escreva na fundamentação de uma sentença ou de um acórdão apenas acontece em casos excecionais, dado o princípio da independência dos tribunais e a indispensável liberdade de julgamento, circunstancialismo que se considerou verificado no caso vertente, em virtude de as expressões em causa serem desnecessárias e autónomas relativamente à atividade jurisdicional", refere o comunicado da reunião de magistrados.
O caso remonta a outubro de 2017, quando um acórdão redigido pelo juiz desembargador do Tribunal da Relação do Porto atenuou a pena aplicada a um homem que agrediu violentamente a mulher, pelo facto de existir um amante.
No acórdão, também assinado pela magistrada Maria Luísa Arantes são feitas várias referencias à Bíblia e ao antigo Código Penal de 1886.
O documento refere que "há sociedades em que a mulher adúltera é alvo de lapidação até à morte", que o adultério da mulher é "um gravíssimo atentado à honra e dignidade do homem" e pode ser consultado aqui .
A mulher de Felgueiras, foi agredida em 2015 pelo então marido, mas também pelo ex-amante.
Apesar da polémica, o juiz Neto Moura continua a julgar casos de violência doméstica.
A decisão sobre o processo disciplinar está marcada para a próxima terça-feira depois de uma reunião plenária do Conselho Superior de Magistratura.
Leia o comunicado na íntegra:
"O Plenário do Conselho Superior da Magistratura, hoje reunido, dia 29 de Janeiro de 2019, quanto ao processo disciplinar instaurado a um Ex.mo Senhor Juiz Desembargador do Tribunal da Relação do Porto, tomou a seguinte deliberação, por oito votos a favor e sete contra:
1. O CSM considerou que no caso em apreciação as expressões e juízos utilizados constituem infração disciplinar, pelo que foi rejeitado o projeto de arquivamento apresentado a Plenário e determinada a mudança de relator, para apresentação de novo projeto na próxima sessão do Plenário.
2. O CSM ponderou que a censura disciplinar em função do que se escreva na fundamentação de uma sentença ou de um acórdão apenas acontece em casos excecionais, dado o princípio da independência dos tribunais e a indispensável liberdade de julgamento, circunstancialismo que se considerou verificado no caso vertente, em virtude de as expressões em causa serem desnecessárias e autónomas relativamente à atividade jurisdicional."
Maria Miguel Cabo + Inês André de Figueiredo / TSF

_____________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário